Por que a prescrição eletrônica deve ser sua aliada?

prescrição eletrônica

A tecnologia revolucionou as atividades na medicina, tornando as tarefas mais fáceis e modernas, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Exemplo disso é a prescrição eletrônica, que surgiu para proporcionar eficiência no atendimento médico. 

Além de agilizar o tratamento, a prescrição eletrônica oferece maior segurança evitando a dificuldade de compreensão do que foi determinado pelo profissional. Dessa forma, o paciente terá praticidade para seguir as orientações para solução do problema.

Se você deseja modernizar os serviços do consultório e oferecer maior comodidade aos pacientes, é essencial utilizar esse recurso. Veja neste post por que a prescrição eletrônica é indispensável e como contribui para a melhora da experiência do paciente!

Quais os benefícios da prescrição eletrônica? 

Nos últimos tempos, a prescrição digital ganhou destaque nos atendimentos médicos, principalmente pela grande utilização de recursos digitais. É uma ferramenta que trouxe muitas vantagens, auxiliando a manter a proximidade entre médico e paciente. 

Veja por que a prescrição médica deve ser  uma grande aliada dos seus atendimentos! 

Mais segurança para o paciente

Como o processo é todo digital, evita-se erros de interpretação devido à má caligrafia, motivo de constantes dificuldades para ministrar os medicamentos. 

Além disso, a prescrição eletrônica carece de uma assinatura digital que autentica a veracidade das informações contidas, o que diminui o risco de fraudes.

Dificulta extravios 

É natural em muitas situações acontecer extravios da receita física, bem como rasuras que causam dificuldades para interpretação, tanto do farmacêutico quanto do paciente. 

Utilizando a prescrição digital, todos esses contratempos serão evitados já que o documento é enviado por softwares diretamente para o paciente ou farmácia, por SMS ou e-mail, em formato seguro. Pode até ser armazenado na nuvem ou enviado por WhatsApp.

Com isso, não é necessário imprimir a receita e o paciente pode receber os medicamentos sem sair de casa, com toda comodidade. 

Agilidade para fazer a prescrição 

A agilidade para prescrever as medicações é um benefício importante para qualquer médico. Ao utilizar um software médico integrado à prescrição digital, por exemplo,o documento pode ficar pré-configurado com dados do médico e consultório para que,na hora da consulta, seja inserido apenas dados do paciente.

Dessa maneira, além de ter uma visão ampla e maior embasamento para definir o tratamento adequado ao paciente, a otimização do tempo é notável. 

Menor possibilidade de fraude

A fraude de receitas e assinaturas é uma ameaça ao tratamento médico, pois favorece a automedicação e pode causar sérios transtornos. A emissão da prescrição digital dificulta a ação de pessoas mal intencionadas, reduzindo a possibilidade de adulteração das prescrições.

Ainda, para assinar a prescrição eletrônica é necessário que o médico tenha a assinatura cadastrada de acordo com as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras — ICP. Portanto, é a garantia da autenticidade, evitando prescrições falsas. 

Quais os tipos de prescrição não podem ser digitais?

A busca por formas mais tecnológicas para atendimentos médicos tem crescido bastante, exemplo disso é o aumento da telemedicina e prescrição digital. Em alguns casos, no entanto, as receitas médicas relacionadas a tratamentos específicos não podem ser emitidas de forma digital, exigindo que o documento seja físico.

Medicamentos controlados que exigem a notificação de receita especial não podem ser emitidos por meio digital. Para essas situações, ainda é necessário as receitas em papel, como já é habitual. 

A prescrição digital é válida em qualquer estado?

A LEI 13.732/2018 dispõe que a prescrição de medicamentos é válida em todo o Brasil, sendo a unidade da Federação em que tenha sido emitida indiferente para este fim, inclusive a de medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, nos termos disciplinados em regulamento. 

Portanto, a prescrição eletrônica que segue os padrões de segurança com assinatura eletrônica válida e esteja dentro das normas estabelecidas pela Portaria SVS/MS 344/98, tem validade em todo o território nacional, mesmo que seja emitida em estado diferente da qual o medicamento será dispensado.

No entanto, o médico que emite a receita deve ser registrado no mesmo estado onde a prescreveu, caso não tenha a inscrição secundária ou o visto provisório.

Como fazer uma prescrição digital?

Aderir à modernidade e fazer a prescrição eletrônica é uma tarefa simples, devido à grande disponibilidade de recursos digitais que facilitam esse serviço. No entanto, é essencial ficar de olho nos requisitos necessários para garantir a legalidade e nas informações que não podem faltar. 

As principais são: 

  • assinatura eletrônica.
  • dados do paciente;
  • data da prescrição;
  • duração do tratamento;
  • nome, dose, fórmula e quantidade total do medicamento;
  • orientações sobre o tratamento 
  • via de administração;

Use a assinatura digital 

A assinatura digital é a garantia da legitimidade da prescrição eletrônica e deve constar obrigatoriamente na receita. Mesmo com o envio do receituário diretamente para a farmácia, a falta da assinatura válida inviabiliza todo o processo. 

É o primeiro passo para prescrever receitas digitais, para tanto, o certificado digital emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras —ICP é indispensável. O Conselho Federal de Medicina — CFM, tem parceria com algumas empresas para emitir esse certificado, disponibilizando inclusive modelos de prescrição. 

Utilize um software integrado com o bulário eletrônico

 O software médico é uma ferramenta que facilitou de forma surpreendente o trabalho dos profissionais da saúde. Com informações centralizadas e acesso ao histórico do paciente, a tomada de decisões e prescrição eletrônica torna- se muito mais fácil.

Nesse contexto, o uso do software é determinante para emitir prescrições eletrônicas com mais facilidade e segurança. Além disso, a possibilidade de integração do sistema com o bulário eletrônico auxilia a buscar medicamentos adequados para o paciente. 

A maioria dos softwares tem acesso a um banco de dados que conta com informações de centenas de medicamentos. Sendo assim, o médico terá acesso a contra indicações, efeitos colaterais, itens que estão com desconto, posologia e muitas informações para direcionar a prescrição e fornecer um suporte completo ao paciente.

Investir em formas para modernizar o atendimento no consultório e oferecer mais possibilidade aos pacientes é essencial para promover a saúde e impulsionar os resultados no consultório. Para tanto, é preciso contar com um software confiável, econômico e eficiente. 

Se você deseja alcançar esse objetivo, o iMedicina oferece um software gratuito e repleto de funcionalidades para facilitar a gestão do consultório ou clínica, contribuindo para proporcionar uma experiência única ao paciente. 

Além de ter economia com a redução do uso de papéis e do tempo, o software iMedicina é integrado com bulário Memed para uma pesquisa completa e dinâmica, favorecendo uma prescrição rápida. 

Portanto, inserir a prescrição eletrônica no consultório é uma forma de modernizar as atividades para proporcionar maior comodidade para os seus pacientes. Afinal, é uma das grandes tendências para o futuro da medicina, devido a capacidade de transformar a experiência do paciente. 

Quer conhecer a plataforma? Cadastre-se no iMedicina e comece a utilizar todos esses benefícios agora mesmo!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: