Por que a prescrição eletrônica deve ser sua aliada?

prescrição eletrônica

A tecnologia revolucionou as atividades na medicina, tornando as tarefas mais fáceis e modernas, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Exemplo disso é a prescrição eletrônica, que surgiu para proporcionar eficiência no atendimento médico. 

Além de agilizar o tratamento, a prescrição eletrônica oferece maior segurança evitando a dificuldade de compreensão do que foi determinado pelo profissional. Dessa forma, o paciente terá praticidade para seguir as orientações para solução do problema.

Se você deseja modernizar os serviços do consultório e oferecer maior comodidade aos pacientes, é essencial utilizar esse recurso. Veja neste post por que a prescrição eletrônica é indispensável e como contribui para a melhora da experiência do paciente!

Quais os benefícios da prescrição eletrônica? 

Nos últimos tempos, a prescrição digital ganhou destaque nos atendimentos médicos, principalmente pela grande utilização de recursos digitais. É uma ferramenta que trouxe muitas vantagens, auxiliando a manter a proximidade entre médico e paciente. 

Veja por que a prescrição médica deve ser  uma grande aliada dos seus atendimentos! 

Mais segurança para o paciente

Como o processo é todo digital, evita-se erros de interpretação devido à má caligrafia, motivo de constantes dificuldades para ministrar os medicamentos. 

Além disso, a prescrição eletrônica carece de uma assinatura digital que autentica a veracidade das informações contidas, o que diminui o risco de fraudes.

Dificulta extravios 

É natural em muitas situações acontecer extravios da receita física, bem como rasuras que causam dificuldades para interpretação, tanto do farmacêutico quanto do paciente. 

Utilizando a prescrição digital, todos esses contratempos serão evitados já que o documento é enviado por softwares diretamente para o paciente ou farmácia, por SMS ou e-mail, em formato seguro. Pode até ser armazenado na nuvem ou enviado por WhatsApp.

Com isso, não é necessário imprimir a receita e o paciente pode receber os medicamentos sem sair de casa, com toda comodidade. 

Agilidade para fazer a prescrição 

A agilidade para prescrever as medicações é um benefício importante para qualquer médico. Ao utilizar um software médico integrado à prescrição digital, por exemplo,o documento pode ficar pré-configurado com dados do médico e consultório para que,na hora da consulta, seja inserido apenas dados do paciente.

Dessa maneira, além de ter uma visão ampla e maior embasamento para definir o tratamento adequado ao paciente, a otimização do tempo é notável. 

Menor possibilidade de fraude

A fraude de receitas e assinaturas é uma ameaça ao tratamento médico, pois favorece a automedicação e pode causar sérios transtornos. A emissão da prescrição digital dificulta a ação de pessoas mal intencionadas, reduzindo a possibilidade de adulteração das prescrições.

Ainda, para assinar a prescrição eletrônica é necessário que o médico tenha a assinatura cadastrada de acordo com as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras — ICP. Portanto, é a garantia da autenticidade, evitando prescrições falsas. 

Quais os tipos de prescrição não podem ser digitais?

A busca por formas mais tecnológicas para atendimentos médicos tem crescido bastante, exemplo disso é o aumento da telemedicina e prescrição digital. Em alguns casos, no entanto, as receitas médicas relacionadas a tratamentos específicos não podem ser emitidas de forma digital, exigindo que o documento seja físico.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Medicamentos controlados que exigem a notificação de receita especial não podem ser emitidos por meio digital. Para essas situações, ainda é necessário as receitas em papel, como já é habitual. 

A prescrição digital é válida em qualquer estado?

A LEI 13.732/2018 dispõe que a prescrição de medicamentos é válida em todo o Brasil, sendo a unidade da Federação em que tenha sido emitida indiferente para este fim, inclusive a de medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, nos termos disciplinados em regulamento. 

Portanto, a prescrição eletrônica que segue os padrões de segurança com assinatura eletrônica válida e esteja dentro das normas estabelecidas pela Portaria SVS/MS 344/98, tem validade em todo o território nacional, mesmo que seja emitida em estado diferente da qual o medicamento será dispensado.

No entanto, o médico que emite a receita deve ser registrado no mesmo estado onde a prescreveu, caso não tenha a inscrição secundária ou o visto provisório.

Como fazer uma prescrição digital?

Aderir à modernidade e fazer a prescrição eletrônica é uma tarefa simples, devido à grande disponibilidade de recursos digitais que facilitam esse serviço. No entanto, é essencial ficar de olho nos requisitos necessários para garantir a legalidade e nas informações que não podem faltar. 

As principais são: 

  • assinatura eletrônica.
  • dados do paciente;
  • data da prescrição;
  • duração do tratamento;
  • nome, dose, fórmula e quantidade total do medicamento;
  • orientações sobre o tratamento 
  • via de administração;

Use a assinatura digital 

A assinatura digital é a garantia da legitimidade da prescrição eletrônica e deve constar obrigatoriamente na receita. Mesmo com o envio do receituário diretamente para a farmácia, a falta da assinatura válida inviabiliza todo o processo. 

É o primeiro passo para prescrever receitas digitais, para tanto, o certificado digital emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras —ICP é indispensável. O Conselho Federal de Medicina — CFM, tem parceria com algumas empresas para emitir esse certificado, disponibilizando inclusive modelos de prescrição. 

Utilize um software integrado com o bulário eletrônico

 O software médico é uma ferramenta que facilitou de forma surpreendente o trabalho dos profissionais da saúde. Com informações centralizadas e acesso ao histórico do paciente, a tomada de decisões e prescrição eletrônica torna- se muito mais fácil.

Nesse contexto, o uso do software é determinante para emitir prescrições eletrônicas com mais facilidade e segurança. Além disso, a possibilidade de integração do sistema com o bulário eletrônico auxilia a buscar medicamentos adequados para o paciente. 

A maioria dos softwares tem acesso a um banco de dados que conta com informações de centenas de medicamentos. Sendo assim, o médico terá acesso a contra indicações, efeitos colaterais, itens que estão com desconto, posologia e muitas informações para direcionar a prescrição e fornecer um suporte completo ao paciente.

Investir em formas para modernizar o atendimento no consultório e oferecer mais possibilidade aos pacientes é essencial para promover a saúde e impulsionar os resultados no consultório. Para tanto, é preciso contar com um software confiável, econômico e eficiente. 

Se você deseja alcançar esse objetivo, o iMedicina oferece um software gratuito e repleto de funcionalidades para facilitar a gestão do consultório ou clínica, contribuindo para proporcionar uma experiência única ao paciente. 

Além de ter economia com a redução do uso de papéis e do tempo, o software iMedicina é integrado com bulário Memed para uma pesquisa completa e dinâmica, favorecendo uma prescrição rápida. 

Portanto, inserir a prescrição eletrônica no consultório é uma forma de modernizar as atividades para proporcionar maior comodidade para os seus pacientes. Afinal, é uma das grandes tendências para o futuro da medicina, devido a capacidade de transformar a experiência do paciente. 

Quer conhecer a plataforma? Cadastre-se no iMedicina gratuito e comece a utilizar todos esses benefícios agora mesmo!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: