Pós-graduação em fisioterapia: quais são as opções hoje?

A fisioterapia exerce um papel essencial para prevenir e reabilitar as mais diversas disfunções do corpo humano. Os campos de atuação também são extensos. No entanto, profissionais já não se limitam mais às áreas desportiva, ortopédica e neurológica. Com o crescimento da fisioterapia no Brasil – já são mais de 500 faculdades que ofertam o curso, segundo o Ministério da Educação -, as instituições também investem em pós-graduações que visam preparar o profissional para atender pacientes específicos e com particularidades próprias.

Um fisioterapeuta possui um mercado muito amplo ao dispor, podendo atuar tanto no setor público quanto privado. Além de consultórios, hospitais, centros de reabilitação, academias universidades e atendimentos em casa. A especialização vai focar em um conhecimento mais aprofundado em determinado público ou circunstância clínica. Hoje em dia, as mais comuns são voltadas para a saúde da mulher, pediátrica, atendimento a idosos e pacientes que apresentam quadros neurofuncionais.

Qual pós-graduação em fisioterapia escolher?

O fisioterapeuta, depois de formado, deve levar em conta diversas questões antes de escolher uma especialização para estudar e atuar. Dentre elas, o mercado de trabalho, a demanda de profissionais e a afinidade com a área. Os setores de pós-graduação podem trabalhar com outras especialidades da saúde, como dermatologia, cardiologia, acupuntura e respiratória.

As áreas trabalham em conjunto para prevenir, diagnosticar e tratar lesões e fraturas. O profissional possui capacidade para oferecer um prognóstico e definir qual o tratamento fisioterápico mais indicado para cada pessoa. As técnicas, que envolvem massagens, ginásticas e auxílio de equipamentos, são responsáveis por auxiliar na recuperação do paciente.

Especializações em fisioterapia

Uma especialização que tem ganhado muito espaço no país é a gerontologia, que trata e previne problemas decorrentes do envelhecimento. As ações são aplicadas para que os idosos fortaleçam o corpo e tenham mais qualidade de vida, além de auxiliar na recuperação funcional de lesões após quedas ou fraturas.

A fisioterapia neurofuncional pode trabalhar em conjunto com a gerontologia no diagnóstico e tratamento de problemas neurológicos. O profissional será preparado para trabalhar com técnicas terapêuticas que restaurem funções motoras de pacientes que sofreram traumas, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.

A obstétrica e uroginecologia também é uma opção para os profissionais. A primeira trabalha para que mulheres tenham uma adaptação mais confortável ao período de gestação, auxiliando, assim, na preparação para o parto. Já a área da uroginecologia previne e trata disfunções urinárias, sexuais e fecais por meio da aplicação de exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica.

Para quem gosta de crianças, a área pediátrica e neonatológica é a opção certa. A especialização prepara o profissional para cuidar do público infantil, desde o nascimento até o início da adolescência. A área de atuação tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento infantil e também auxiliar na postura e problemas físicos.

Viu a variedade de opções em que você, fisioterapeuta, pode atuar? As especializações vão te preparar para um futuro mais brilhante ainda.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de fisioterapia deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de fisioterapia e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de fisioterapia e atrair novos pacientes!

Acompanhe o nosso blog para entender mais ainda sobre o universo da fisioterapia. Muitos artigos interessantes te esperam!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos