Presença digital para médicos: como isso afeta a sua imagem

presença digital

O termo presença digital para médicos nunca esteve tão em alta quanto nos últimos meses. Assim como a evidente projeção dos profissionais na pandemia. Na verdade, tudo indica que esse movimento deve prevalecer. Logo, é hora de incrementar sua atuação na web.

Além disso, esse caminho é certeiro para obter de mais pacientes. Já que muitos deles passam cada vez mais tempo online. Ainda em dúvidas sobre como marcar presença nesse ambiente? Leia este artigo e descubra como aproveitar esse meio com eficiência.

Afinal, o que é presença digital para médicos?

Significa participar da vida de seus pacientes no contexto certo. Mais do que ser assíduo nas redes sociais, é preciso ter uma audiência engajada para fazer a diferença.

Quais são as vantagens de manter presença online?

Pesquisas recentes indicam que os brasileiros gastam, em média, mais de três horas por dia com as redes sociais. Além disso, mais de 70% deles tiram dúvidas de saúde na internet antes de se consultar. Portanto, é um meio influente, em vista da facilidade de ver comentários feitos por pacientes antigos.

Sem contar as avaliações recorrentes de qualidade sobre serviços de saúde prestados, ou seja, traz uma visibilidade enorme. Fora isso, é uma forma eficiente e barata de comunicação.

Potencial das redes sociais

Muitos médicos temem a exposição exagerada e, de fato, têm razão. De modo que é recomendável separar a conta profissional da pessoal para resguardar a privacidade.

No entanto, outros perdem a noção de que as redes nada mais são do que uma espécie de portfólio. Um estudo americano, por exemplo, demonstrou a forte presença do álcool em perfis pessoais de jovens cirurgiões.

Nem precisa dizer o quanto isso é prejudicial à imagem da classe, certo? Ainda mais porque, embora a bebida seja aceita socialmente, não deixa de ser um perigo, principalmente se combinada ao trânsito. Por isso, mesmo no particular, é melhor evitar esse tipo de associação.

Limitações da publicidade médica

Como sabemos, há regras quanto ao uso da publicidade na web. Nesse caso, para prevenir qualquer dano à saúde do paciente. Além disso, também é proibido:

  • a autopromoção médica;
  • anúncios de qualquer tipo, a não ser em casos de evidente interesse público;
  • informações que gerem pânico social;
  • divulgar tratamento sem comprovação científica;
  • prometer resultados sem evidência comprovada;
  • oferecer cupons de descontos.

O médico, tampouco, deve usar fotos de pacientes no famoso antes e depois do tratamento. Ainda, que seja autorizado por eles.

Presença digital para médicos: as melhores práticas

O que faz um médico ser bem-sucedido na web? Primeiro, ter um alto índice de satisfação entre os pacientes. Lembre-se que isso é imprescindível hoje. Ainda, saber se comunicar com um tom educativo sem ser incisivo. Estar preparado tanto para tirar dúvidas quanto resolvê-las.

Relevância do conteúdo

É necessário focar em conteúdos verídicos e comprováveis. Sem perder de vista a pertinência em relação ao paciente. Além disso, é preciso acompanhar de perto, por exemplo, verificando resultados de pesquisas frequentes.

Além disso, é essencial fazer uso de ferramentas estratégicas para gerar valor à rede. Bem como ter especial cuidado às imagens e material postado. Hoje, inclusive, há plataformas que facilitam bastante esse trabalho, já que:

  • dispõem de peças customizáveis para redes sociais;
  • têm marketplace médico sob demanda por especialistas.

Presença digital para médicos: canais de atuação

As redes sociais são, sem dúvida, um ótimo meio de atrair pacientes. Porém, por sofrerem mudanças constantes, podem comprometer a entrega das mensagens. Por isso, considere também outros canais integrados às redes em seu planejamento de marketing.

Google Meu Negócio

Qualquer médico pode começar com o Google meu negócio. A conta é gratuita, sem contar que é integrada ao Google Maps, um ganho na localização da clínica. Ainda, serve de reforço de autoridade médica, já que no espaço é possível:

  • adicionar fotos do consultório;
  • incentivar avaliações dos seus pacientes;
  • inserir formas de contato;
  • atualizar o horário de funcionamento.

Embora, a plataforma tenha limitações na personalização, ainda dá para testar alguns modelos para deixar a conta mais profissional.

Importância do site próprio

O site, por outro lado, oferece inúmeras outras vantagens. Por ter uma interface mais flexível pode incluir o blog. Bem como um breve currículo do médico em eventos de destaque. Ainda, os principais parceiros em convênios.

Além disso, para ter melhor performance no Google, um site precisa ser responsivo, ou seja:

  • carregar rapidamente;
  • ter um visual agradável;
  • links funcionais;
  • estabilidade.

Google Ads

Trata-se de uma ferramenta que também influência na experiência do visitante e conta pontos para o Google. Ademais, não basta, apenas, estar online.

Afinal, quem quer ser encontrado por seus pacientes deve estar entre os primeiros no ranking do buscador, uma vez que a maioria dos usuários clica nos cinco primeiros sites que aparecem lá.

Nesse caso, vale investir em campanhas patrocinadas pelo Google Ads. Dentro da plataforma, você mesmo escolhe palavras-chave estratégicas para sua área.

Funciona como uma espécie de leilão. Assim, sempre que o usuário procurar pelos termos em destaque, têm grandes chances de clicar nos seus anúncios. Desse modo, será direcionado para o seu site.

Blog médico

Mesmo toda publicidade online deve ser trabalhada com foco no conteúdo. Entenda que, produzi-los com consistência e frequência atrai interesse espontâneo. Mas considere o estilo de escrita do blog. Nesse caso, a reação é totalmente diferente das redes sociais.

Então, antes, estude sobre técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Faça parcerias com portais médicos, pois isso também contribui para fortalecer sua autoridade médica online.

Além disso, você terá ainda mais êxito se trabalhar com produtores de conteúdo freelancers. O que adianta bastante na tarefa.

E-mail marketing

O uso do e-mail marketing é um poderoso aliado para manter contato com seus pacientes no pós-consulta.

Mais ainda, quando integrado às outras ações de marketing médico. Você sabia que existem plataformas médicas que permitem programar lembretes com reforço ao retorno por e-mail e até SMS?

Além disso, é possível segmentar pacientes por perfil de histórico. Com isso, a mensagem é personalizada. Sem contar que lá mesmo existem automações com mensagens sob demanda, como:

  • cartões de aniversário;
  • campanhas de reforço à saúde.

Busque também por ações de alta performance para a fidelização, pois de nada adianta todo o trabalho de captação e conversão na internet para depois perder os pacientes de vista.

Presença digital para médicos: convergente

Agora que você já sabe que a presença digital para médicos vai muito além das redes sociais, que tal poupar tempo e trabalho? Conte com o iMedicina — a plataforma médica líder em relacionamento — que reúne todas as funções citadas em só lugar.

Assim, não precisará se preocupar com as otimizações do site próprio ou mesmo esquentar a cabeça com as artes das mídias sociais. Desse modo, terá mais tempo para focar no seu paciente e se manter atualizado com conteúdos de sobra.

Nesse caso, até as confirmações das consultas deixam de ser um problema. Já que dentro da plataforma há fluxos personalizados de mensagens enviadas por e-mail, um ganho enorme para o marketing médico. Além, é claro, do agendamento online.

 

Precisa de uma ferramenta online completa para gerenciar seu consultório? Conheça o iMedicina: agenda online, prontuário eletrônico, gestão financeira, relatórios e estatísticas, marketing médico e relacionamento com pacientes. 

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