Automações de marketing médico que você deveria criar hoje mesmo

marketing médico

As automações de marketing médico podem ajudar a atrair mais pacientes para a clínica em tempos de pandemia? A resposta é sim. Esse recurso ajuda bastante à medida que favorece a consolidação dos relacionamentos, mesmo a distância.

Se você ainda não conhece, saiba que a maioria delas é útil para otimizar o tempo. O disparo do e-mail com um lembrete, por exemplo, é um poderoso dispositivo, servindo de reforço ao retorno do paciente ao médico.

Conheça mais, a seguir, sobre o universo das automações e como o uso delas pode fortalecer a sua imagem profissional.

Por que usar automações de marketing médico?

O livro Clínicas Digitais cita uma pesquisa realizada pelo Google, em 2006, indicando que 80% dos pacientes já acessavam a Internet para o agendamento de consultas médicas.

E ainda tem mais: para 70% dos entrevistados, as informações online determinaram a escolha do consultório médico.

O mundo mudou desde então! Com isso, a facilidade de acesso à web se expandiu, acelerando essa penetração. De tal forma que a Internet, hoje, é ainda mais presente na vida dos pacientes. Por isso, não se engane: esse percentual deve ser mais expressivo.

Então, está na hora de investir mesmo e agregar valor ao seu consultório, e a automação é uma poderosa ferramenta nesse sentido.

O que são automações de marketing médico?

Conheça a definição:

automações de marketing médico referem-se ao disparo de mensagens em massa por e-mail sobre a clínica médica ou o profissional.

De forma geral, servem para relembrar o paciente sobre consultas, além do envio de materiais educativos. Ou seja, contribuem com informações úteis à medida que se dá a jornada do paciente.

Mas antes de lotar a caixa do e-mail de seus pacientes com mensagens fora de contexto, aprenda a aproveitar o instrumento de forma correta.

Como usar as automações de marketing médico?

Lembre-se: quando uma pessoa fornece um e-mail no consultório médico, é porque quer informações pertinentes. Trata-se, portanto, de uma relação baseada na confiança, e nada melhor para cumprir com esse papel do que educá-las.

Imagine o caso de uma dermatologista atuante no nicho de senhoras. Suponha que uma das pacientes tem histórico de câncer de pele na família e está preocupada. Observe como as automações facilitariam a vida da dermatologista assim como a da paciente:

  • a especialista pode adicionar o dado #cancerdepele no cadastro da plataforma com o e-mail cadastrado;
  • cria a segmentação no software e insere dados e recomendações somente para aqueles perfis;
  • agenda o disparo das mensagens por meio das automações de marketing médico.

Meses depois, a paciente retorna para outra avaliação, após uma viagem à praia. Podemos supor que as chances de a mulher voltar outras vezes são grandes, já que teve um tratamento excepcional.

Tudo porque a médica soube se apropriar do sistema para a promoção de bons relacionamentos na hora e momento adequado.

1. Faça o agendamento online

Ainda com o exemplo da paciente: sabe-se que ela é muito ocupada, tanto que quase não sobra tempo para o intervalo do almoço. Desse modo, a paciente não só encontrou a clínica médica na web como agendou a consulta online fora do horário comercial.

Veja só o quanto o agendamento e a disponibilidade do serviço 24 horas foi oportuna tanto para a paciente quanto a clínica médica dermatológica!

Essa é apenas uma amostra de como as automações de marketing médico são aliadas das clínicas médicas. Quem sincroniza o Google Agenda com o software médico controla melhor os processos, pois pode:

  • relembrar o paciente por SMS com o horário marcado, localização da clínica entre outras utilidades;
  • conferir as confirmações e abstenções do dia;
  • analisar quais foram os percentuais de desistência mensais;
  • descobrir quais são as preferências dos pacientes em relação ao agendamento online ou por telefone, por exemplo.

2. Marque presença

Lembra da paciente da clínica dermatológica? Pois é, ela informou durante a consulta a data de nascimento dela, e ainda mencionou:

faltam poucos meses para completar 50 anos.

Uma idade em que a maioria das mulheres sofre para atenuar os efeitos do tempo. Outra informação estratégica para a dermatologista.

Por meio da observação, a especialista pode ir além da programação da mensagem no dia do aniversário, que será enviada por e-mail. Por conta da ocasião, ela ainda pode incluir no futuro outros disparos sobre:

  • tratamentos e artigos voltados para o problema mencionado pela mulher;
  • dúvidas frequentes ou curiosidades;
  • soluções para enfrentar os dilemas da idade enviadas por meio do software médico.

Resumindo: um universo de ideias para serem exploradas no sistema.

3. Mantenha contato

A essa altura já deve ter percebido o quanto o padrão de procura dos pacientes mudou por conta da Internet.

Não restam dúvidas de que cada vez pacientes recorrem ao Dr. Google a procura de respostas sobre doenças ou dicas de saúde e até para compreender melhor os diagnósticos.

Então, seja proativo! Antes que o seu paciente recorra à web, programe formulários por meio da plataforma de automação com perguntas frequentes. Demonstre que você está ali para ajudá-lo, mesmo após a consulta.

Por fim, contribua para a construção de uma boa reputação e encantamento do paciente, o que favorece o marketing médico.

4. Relembre eventos sazonais

Você deve ter notado a importância de determinadas datas para profissionais da área. A alusão a esses eventos é uma maneira de recordar os pacientes sobre a importância de cuidar da saúde.

Além do mais, servem como pretexto para o agendamento ou retorno de consultas médicas.

É por isso que você deve aproveitar o momento para prolongar a conversa com o paciente. Fica a dica:

 só quem é visto é lembrado.

5. Acompanhe métricas

A satisfação do paciente deve ser mensurada com frequência. Incorpore esse hábito, pois isso possibilita descobrir gargalos e futuras melhorias no atendimento, entre outros quesitos importantes para a clínica médica, como:

  • condição do ambiente, principalmente, em relação à limpeza dos sanitários, conforto e localização;
  • compreensão das informações dadas pela equipe médica;
  • principais formas de contato e mídias sociais;
  • nível de satisfação e se o paciente indicaria a clínica no futuro.

A inclusão e a personalização de pesquisas desse tipo é mais uma funcionalidade oferecida por esses programas. Algo fundamental para o acompanhamento das métricas de sucesso do negócio.

O foco nesses dados deve ser voltado para a ação e resultados, tanto como o seu objetivo deve ser a redução de evasão dos pacientes. Em outras palavras, significa dizer que:

o objetivo é prolongar por maior tempo possível o retorno dos pacientes à clínica.

Software médico: por que esse é um recurso indispensável?

Agora que você se inteirou sobre as vantagens das automações de marketing médico, saiba que é possível oferecer o melhor atendimento para o paciente. Basta escolher uma plataforma que reúna todas as funções acima.

Quer entender mais sobre o assunto? Faça download do ebook Jornada do Paciente.

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