Prontuário eletrônico: como melhorar a gestão do consultório

Prontuário eletrônico

A gestão de um consultório requer cautela e atenção. Além dos cuidados com o paciente, é necessário organizar a parte administrativa. Caso isso não aconteça, não há bom atendimento suficiente que ajude a manter a clínica de “portas abertas”.

O problema é que gerir um consultório é algo que os médicos só aprendem na prática.

Isso porque durante a sua graduação não existe nenhuma matéria que os ensine a abrir o seu próprio consultório, como organizar um fluxo de caixa, como captar mais pacientes, entre outros assuntos importantes que fazem, sim, diferença no seu dia a dia profissional.

Neste artigo vamos mostrar a você como o prontuário eletrônico ajuda a melhorar a gestão do seu consultório. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Quais são os benefícios de um prontuário eletrônico?

Antes de falarmos como o prontuário eletrônico auxilia na gestão do seu consultório, você precisa conhecer os benefícios que ele oferece para a sua rotina profissional e a de seus colaboradores. A seguir, separamos os principais deles. Acompanhe!

Mais segurança para a informação e para o paciente

Os dados de um prontuário são sigilosos, isto é, ninguém além da equipe médica e do paciente pode ter acesso a eles. Nesse sentido, o prontuário eletrônico aparece como uma solução vantajosa, tanto para o paciente quanto para o consultório.

Por meio dele, é possível reduzir as chances de erros que precisam ser evitados ao máximo durante as anotações das informações. Assim, rasuras e borrões são eliminados e a segurança das informações é garantida.

Além disso, com o uso do prontuário eletrônico é possível evitar problemas com a legibilidade dos dados. Com isso, há mais clareza nas informações, possibilitando uma tomada de decisão mais precisa e eficiente.

O acesso ao prontuário só é permitido a usuários autorizados e a criptografia é usada para evitar a ação de hackers que estão constantemente a procura de falhas para se apropriarem de informações importantes. Já a assinatura é feita eletronicamente.

Fluxo de informações mais dinâmico

O prontuário eletrônico permite que as informações nele contidas sejam mais organizadas. Dessa forma, a equipe médica pode identificar com facilidade os dados que necessitam para prestar um atendimento satisfatório ao paciente.

Como todos os dados ficam concentrados em um único lugar, não é necessário perder horas para encontrar resultados de exames e outras informações que influenciam o diagnóstico.

Caso seja necessário fazer alguma anotação após o atendimento, o prontuário eletrônico oferece uma funcionalidade que permite fazer esse tipo de registro, sem dificultar o entendimento dos dados por outras pessoas que tiverem acesso ao prontuário.

Com o prontuário eletrônico, você também consegue padronizar os documentos para facilitar o registro e a localização das informações.

Otimização de atendimentos

Com dito, o registro das informações em um prontuário precisa de muita atenção e cuidado. Isso porque são essas informações que direcionam os profissionais de saúde sobre os cuidados necessários com os pacientes.

Assim, quando há uma informação equivocada, é a vida do paciente que está em risco. Só que isso leva tempo, o que por si só já interfere bastante na qualidade do atendimento.

O prontuário eletrônico elimina esse problema, pois toda aquela burocracia no preenchimento de dados é simplificada, uma vez que o próprio sistema padroniza os documentos e permite um registro mais ágil dos dados.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Dessa maneira, existe a possibilidade de oferecer ao paciente um atendimento mais eficiente, o qual será focado em resolver os problemas com base em dados precisos e reais. 

Redução de custos

De acordo com a Lei 13.787, os prontuários dos pacientes devem ser guardados por, no mínimo, 20 anos. Após esse período, eles podem ser entregues ao paciente ou eliminados, mas até lá, você precisa guardá-los em um lugar seguro.

Nesse sentido, é importante providenciar dentro da clínica um espaço destinado exclusivamente para a guarda desses documentos.

Com o uso do prontuário eletrônico isso não é necessário, tendo em vista que os dados são salvos em nuvem, sem a necessidade de impressão e guarda física dos documentos.

Com isso, há uma boa redução nos custos do consultório. Além disso, o atendimento será agilizado, já que os médicos e profissionais autorizados poderão acessar os prontuários sempre que necessário.

Praticidade no acesso

Com o prontuário físico, é preciso se locomover até o local da guarda desse documento para ter acesso a ele.

Essa ação é ainda mais dificultada quando o profissional precisa do prontuário fora do seu horário de expediente, o que por si só gera um grande transtorno, principalmente se o atendimento ao paciente exigir uma certa urgência.

O prontuário eletrônico facilita essa ação e elimina de uma vez por todas esse tipo de problema. Isso porque ele pode ser acessado de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, desde que haja acesso à internet e o usuário tenha a devida autorização para acesso.

Dessa forma, o atendimento se torna mais ágil e, ao mesmo tempo, mais eficiente.

Como o prontuário eletrônico auxilia na gestão?

O prontuário eletrônico facilita muito a gestão de um consultório. Isso porque ele permite a integração com tecnologias que atuam diretamente na gestão dos atendimentos, finanças e até mesmo marketing, como é o caso do software do iMedicina.

Por meio dessa ferramenta, o gestor tem a oportunidade de otimizar a sua rotina, a fim de melhorar a satisfação dos seus pacientes, fazendo com que eles confiem cada vez mais no seu trabalho.

Quanto mais eficiente a prestação do serviço for, maiores são as chances de se destacar da concorrência.

Hoje, as pessoas buscam por profissionais que demonstrem estar aptos para solucionar seus problemas de saúde, e isso envolve tanto o conhecimento pessoal quanto os investimentos em tecnologias que contribuem para um diagnóstico mais completo.

O iMedicina é um software médico que visa melhorar o seu relacionamento com os seus pacientes. O prontuário eletrônico é um exemplo disso.

Com ele, você consegue organizar todas as informações em um único lugar e, ao mesmo tempo, tem a certeza de que está protegido contra a ação de pessoas mal intencionadas, pois o nível de segurança dessa ferramenta pode ser comparada ao de sistemas bancários. 

Quer começar a usar o nosso sistema gratuitamente? Cadastre-se para acessar o prontuário eletrônico do iMedicina.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: