O Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab) foi criado em setembro de 2011. Seu principal objetivo é garantir a ampliação do acesso da população carente à saúde básica e fundamental, incentivando, assim, que os profissionais recém-formados nas diversas atividades da área da saúde se disponham a trabalhar em regiões mais escassas de recursos, de hospitais e prontos socorros e médicos qualificados. Essa iniciativa foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação.
Dessa forma, o que se espera é que o programa possa melhorar o atendimento médico em regiões de maior vulnerabilidade, que estão em pontos mais periféricos e afastados das grandes cidades. Para atrair profissionais qualificados ao programa, o Provab oferece aos médicos uma bolsa salário compatível com a carga horária e o período que o profissional deve cumprir. Vale ressaltar também que o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica serve como um programa de extensão para profissionais que estão entre a graduação e a pós-graduação. Os médicos conhecem mais de perto como funciona a gestão do SUS, o atendimento aos usuários do sistema público. Além disso, eles atuam de forma supervisionada, tendo acesso a diversos cursos de especialização para aprimorarem sua formação e seus conhecimentos na área de saúde.
Para os que querem participar do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), é preciso preencher alguns requisitos que estão estabelecidos no edital oficial do programa. São eles:
– Ser brasileiro ou naturalizado ou, caso seja estrangeiro, gozar do previsto na Constituição Federal, artigo 12.
– Estar em dia com obrigações militares, para candidatos do sexo masculino, e com as obrigações eleitorais para ambos os sexos.
– Ter o diploma de graduação em uma instituição do ensino superior aprovado pelo MEC. Caso o diploma tenha sido obtido no exterior, ele deve possuir validade no Brasil.
– Só podem participar médicos recém-formados que não tenham participado anteriormente do programa.
Os médicos que são aprovados nos critérios estabelecidos recebem, também, uma pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica. Esse é um dos maiores atrativos do Provab para o médico que acabou de sair da sua graduação.
Ao adentrar ao Provab, o profissional de medicina passa a ser avaliado por um supervisor direto, além da equipe da unidade de saúde em que está atuando. Essa supervisão é feita constantemente para manter a qualidade de atendimento que o profissional oferece a população e para capacitar ainda mais o médico, em questões como trabalho em equipe, atendimento e tratamento aos pacientes e diagnósticos feitos.
Dessa forma, podemos concluir que o Provab é essencial para o desenvolvimento da saúde no Brasil, igualando a qualidade de atendimento médico das grandes cidades às regiões com mais deficiência em estrutura. O atendimento médico público é fundamental para o crescimento de um País, que deve prover aos seus cidadãos condições básicas de saúde.
Quer saber mais do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica e como participar? Não deixe de acessar a nossa página para obter mais informações!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment