Como incluir o convênio médico que trabalho na gestão da minha clínica

A gestão empresarial da maioria das clínicas ou consultórios quase sempre é feita pelos próprios profissionais de saúde, com pouca experiência nos processos internos que envolvem a gestão de uma empresa. Entretanto, a saúde financeira de sua clínica é fundamental para que você continue se dedicando a salvar vidas. E isto inclui ter o controle de todos os fatores, até mesmo aqueles mais difíceis, como o faturamento obtido através de convênio ou plano de saúde.

Primeiramente, você precisa certificar-se de que está fazendo o faturamento correto dos planos de saúde. Isto é fundamental para garantir que os valores faturados sejam corretamente recebidos e não estejam sendo reduzidos indevidamente.

Como fazer o faturamento da minha clínica com os convênios médicos?

É necessário que você conheça todos os processos que envolvem o faturamento das contas médicas dos planos de saúde até a liberação dos pagamentos pelos convênios.

Para que você receba os valores corretos pelos serviços prestados é preciso que realize todos os procedimentos burocráticos exigidos durante o preenchimento das guias TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) com as informações necessárias e acompanhe todas as etapas do faturamento.

O TISS é uma ferramenta estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e tem como um de seus objetivos padronizar as ações administrativas das operadoras de planos de saúde.

É preciso que descreva detalhadamente cada procedimento médico que realizar, incluindo seus honorários e a relação dos insumos utilizados. A cada “lote” de guias TISS concluído é gerado um extrato de atendimentos.

O convênio efetua os pagamentos a partir da análise destes extratos. Mesmo após a confirmação do pagamento pelos planos de saúde é necessário que a clínica faça a conferência dos dados para verificar se todos os valores faturados foram aprovados e devidamente pagos.

Este é um procedimento bastante trabalhoso para ser realizado manualmente, por isto é importante contar com um suporte tecnológico para este fim e facilitar o gerenciamento financeiro de sua clínica.

Tecnologias que podem auxiliá-lo na gestão de sua clínica

Atualmente, há diversos softwares de gestão e sistemas tecnológicos específicos que podem auxiliar você na gestão financeira de sua clínica ou consultório. Uma busca simples no Google e você poderá conhecer alguns deles.

Através de alguns destes sistemas você poderá gerar os arquivos TISS e realizar o faturamento de um grande número de guias TISS simples para diversos planos de saúde diferentes e em seus diferentes lotes. O sistema valida as suas guias, excluindo os erros durante o processo de faturamento.

Algumas destas ferramentas mais completas contam ainda com outros serviços como o agendamento de consultas e prontuário eletrônico.

Além destas ferramentas tecnológicas que você mesmo pode gerenciar, há algumas empresas que prestam serviços profissionais de gestão administrativa em clínicas ou consultórios de maior porte, e oferecem todo o suporte na gestão de contas dos convênios médicos.

Assim, você poderá fazer a gestão do convênio médico da sua empresa com o auxílio da tecnologia para organizar o seu fluxo de caixa e manter a sua clínica saudável, exatamente como você faz com os seus pacientes.

Gostou deste texto? Então, não deixe de ler outros textos interessantes em nosso blog!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos