Ir para o conteúdo
logo iMed
  • Trilhas de conhecimento
    • Atração de Pacientes
    • Atendimento e Gestão
    • Fidelização e Relacionamento com Pacientes
    • Todos os Conteúdos
  • Especiais
    • Telemedicina
    • Prontuário Eletrônico
    • Prontuário
    • Consultório Online
    • Marketing Médico
  • E-books
  • Conheça o iMedicina
  • Login
Menu
  • Trilhas de conhecimento
    • Atração de Pacientes
    • Atendimento e Gestão
    • Fidelização e Relacionamento com Pacientes
    • Todos os Conteúdos
  • Especiais
    • Telemedicina
    • Prontuário Eletrônico
    • Prontuário
    • Consultório Online
    • Marketing Médico
  • E-books
  • Conheça o iMedicina
  • Login
Pesquisar
Teste Grátis
Fale com consultor

Quais as principais aptidões do bom psicólogo hoje?

  • Equipe iMedicina
  • 11/11/2015
  • Gerais
psicologia e psicólogo

A Psicologia é semelhante a uma barca à beira de um rio extenso e profundo. Todo aquele que deseja descobrir o que de fato existe na outra margem, em algum momento, terá de fazer uso dela. E o psicólogo, portanto, não é outro senão esse “barqueiro”, que ajuda nessa travessia.

Mas o perfil desse “navegador da experiência humana” já não é o mesmo do passado. Num mundo “hiperconectado”, de demandas aceleradas e relações fugidias, as qualidades de um bom psicólogo vão além dos itens conhecidos das cartilhas de indícios vocacionais (“interesse pelo comportamento humano”; “ética, domínio técnico e conhecimento teórico”; “capacidade de acolhimento, escuta e comunicação”; “forte intuição e empatia”).

A Psicologia dos nossos dias e as aptidões indispensáveis

Além das habilidades básicas, um bom profissional deve entender também da “Psicologia” do mercado em que atua, e traçar planos para o desenvolvimento da própria carreira.

Atualmente, os profissionais da área chegam a trabalhar em diversos ambientes e com vários tipos de público. Por isso, ele terá que potencializar características antes “implícitas”, mas que agora, em razão do tempo curto, exigem atenção, foco contínuo e horários definidos na agenda: “bagagem cultural”; “estudo e aperfeiçoamento constante”; “atividades extracurriculares que estimulem a curiosidade investigativa”; “uso de ferramentas online para agendamento de consultas, organização de agenda e prontuários”; “workshops e cursos livres”. Enfim, tudo que mantenha seu olhar curioso sobre o mundo e, consequentemente, expanda sua habilidade para lidar com pessoas de faixas etárias e classes sociais variadas, além dos diferentes “perfis culturais”.

Entretanto, apesar de fazer a diferença para os mais variados tipos de pessoas, chegará o tempo de se definir por um público alvo. Permanecer indefinidamente atendendo a toda espécie de caso impedirá o foco numa linha de estudo e abordagem, nivelando medianamente os resultados obtidos.

Planejamento estratégico e Psicologia

Planejamento estratégico não é expediente exclusivo de administradores, contadores ou engenheiros. Pois é dentro de seu plano estratégico que serão definidos itens essenciais como “Missão”, “Visão” e “Valores”, independente de você atender como pessoa física ou jurídica.

A “missão” é o porquê de você estar onde está, associando trabalho e sentido de vida. Agora, a “visão” é o olhar do profissional para o amanhã, projetando seus objetivos e metas de forma inspirada, mas viável, com prazos reais e executáveis.

Já os “valores” conduzirão as ações e decisões do dia a dia. Estabeleça claramente cinco ou mais “valores” de conduta. Adotados com disciplina, eles ajudarão a construir sua imagem como “agente promotor de saúde e bem estar”.

A abertura para novas tecnologias e a assessoria de profissionais de outras áreas também ampliarão o olhar do profissional sobre a gestão da própria carreira.

É muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do psicólogo. Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de psicologia e dos pacientes? E que inclusive podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de psicologia e atrair novos pacientes!

E finalmente, a Psicologia deve contar com profissionais que compreendam e aceitem suas próprias limitações, mantendo a autoconsciência sobre suas próprias dificuldades e necessidades (valeu no passado e ainda vale hoje). Só assim terão maior controle sobre a ingerência de seus próprios fatores psíquicos na relação com seus clientes.

Gostou desse artigo? Confira outros textos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Artigos
Relacionados

As 9 perguntas mais comuns sobre marketing médico

O guia absolutamente completo para um blog médico de sucesso!

Como o Prontuário Eletrônico iMedicina tem ajudado milhares de clínicas

O que é CRM e como essa estratégia pode acabar com as inseguranças do seu consultório

Benefícios do iMedicina para Secretárias de Consultórios Médicos

Como implementar um bom relacionamento pós-consulta em apenas 24 horas

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização
Quero Conhecer!

Inscreva-se em nossa
newsletter

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email conteúdos exclusivos para seu consultório crescer mais rápido!

logo iMed
Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

O iMedicina

  • Trabalhe conosco

Conteúdos Educativos

  • Materiais educativos

Blog

Software

  • Teste grátis
  • Funcionalidades
  • Planos e preços
  • Fale com o consultor

Ajuda

  • Área do cliente
  • Central de ajuda
  • Termo de uso
  • Política de privacidade
  • Contato
Feito com ❤ para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50