Ir para o conteúdo
logo iMed
  • Trilhas de conhecimento
    • Atração de Pacientes
    • Atendimento e Gestão
    • Fidelização e Relacionamento com Pacientes
    • Todos os Conteúdos
  • Especiais
    • Telemedicina
    • Prontuário Eletrônico
    • Prontuário
    • Consultório Online
    • Marketing Médico
  • E-books
  • Conheça o iMedicina
  • Login
  • Trilhas de conhecimento
    • Atração de Pacientes
    • Atendimento e Gestão
    • Fidelização e Relacionamento com Pacientes
    • Todos os Conteúdos
  • Especiais
    • Telemedicina
    • Prontuário Eletrônico
    • Prontuário
    • Consultório Online
    • Marketing Médico
  • E-books
  • Conheça o iMedicina
  • Login
Pesquisar
Teste Grátis
Fale com consultor

Quais as principais aptidões do bom psicólogo hoje?

  • Equipe iMedicina
  • 11/11/2015
  • Gerais
psicologia e psicólogo

A Psicologia é semelhante a uma barca à beira de um rio extenso e profundo. Todo aquele que deseja descobrir o que de fato existe na outra margem, em algum momento, terá de fazer uso dela. E o psicólogo, portanto, não é outro senão esse “barqueiro”, que ajuda nessa travessia.

Mas o perfil desse “navegador da experiência humana” já não é o mesmo do passado. Num mundo “hiperconectado”, de demandas aceleradas e relações fugidias, as qualidades de um bom psicólogo vão além dos itens conhecidos das cartilhas de indícios vocacionais (“interesse pelo comportamento humano”; “ética, domínio técnico e conhecimento teórico”; “capacidade de acolhimento, escuta e comunicação”; “forte intuição e empatia”).

A Psicologia dos nossos dias e as aptidões indispensáveis

Além das habilidades básicas, um bom profissional deve entender também da “Psicologia” do mercado em que atua, e traçar planos para o desenvolvimento da própria carreira.

Atualmente, os profissionais da área chegam a trabalhar em diversos ambientes e com vários tipos de público. Por isso, ele terá que potencializar características antes “implícitas”, mas que agora, em razão do tempo curto, exigem atenção, foco contínuo e horários definidos na agenda: “bagagem cultural”; “estudo e aperfeiçoamento constante”; “atividades extracurriculares que estimulem a curiosidade investigativa”; “uso de ferramentas online para agendamento de consultas, organização de agenda e prontuários”; “workshops e cursos livres”. Enfim, tudo que mantenha seu olhar curioso sobre o mundo e, consequentemente, expanda sua habilidade para lidar com pessoas de faixas etárias e classes sociais variadas, além dos diferentes “perfis culturais”.

Entretanto, apesar de fazer a diferença para os mais variados tipos de pessoas, chegará o tempo de se definir por um público alvo. Permanecer indefinidamente atendendo a toda espécie de caso impedirá o foco numa linha de estudo e abordagem, nivelando medianamente os resultados obtidos.

Planejamento estratégico e Psicologia

Planejamento estratégico não é expediente exclusivo de administradores, contadores ou engenheiros. Pois é dentro de seu plano estratégico que serão definidos itens essenciais como “Missão”, “Visão” e “Valores”, independente de você atender como pessoa física ou jurídica.

A “missão” é o porquê de você estar onde está, associando trabalho e sentido de vida. Agora, a “visão” é o olhar do profissional para o amanhã, projetando seus objetivos e metas de forma inspirada, mas viável, com prazos reais e executáveis.

Já os “valores” conduzirão as ações e decisões do dia a dia. Estabeleça claramente cinco ou mais “valores” de conduta. Adotados com disciplina, eles ajudarão a construir sua imagem como “agente promotor de saúde e bem estar”.

A abertura para novas tecnologias e a assessoria de profissionais de outras áreas também ampliarão o olhar do profissional sobre a gestão da própria carreira.

É muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do psicólogo. Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de psicologia e dos pacientes? E que inclusive podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de psicologia e atrair novos pacientes!

E finalmente, a Psicologia deve contar com profissionais que compreendam e aceitem suas próprias limitações, mantendo a autoconsciência sobre suas próprias dificuldades e necessidades (valeu no passado e ainda vale hoje). Só assim terão maior controle sobre a ingerência de seus próprios fatores psíquicos na relação com seus clientes.

Gostou desse artigo? Confira outros textos em nosso blog!

Meu Widget

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Artigos
Relacionados

Youtube para médicos: saiba como produzir o seu canal

O que é CRM e como essa estratégia pode acabar com as inseguranças do seu consultório

Benefícios do iMedicina para Secretárias de Consultórios Médicos

5 erros terríveis que você pode estar cometendo com o seu site médico

Como o Prontuário Eletrônico iMedicina tem ajudado milhares de clínicas

Como emitir relatórios com filtros personalizados no iMedicina

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização
Quero Conhecer!
logo iMed
Facebook-f Instagram Youtube Linkedin

O iMedicina

  • Trabalhe conosco

Conteúdos Educativos

  • Materiais educativos

Blog

Software

  • Teste grátis
  • Funcionalidades
  • Planos e preços
  • Fale com o consultor

Ajuda

  • Área do cliente
  • Central de ajuda
  • Termo de uso
  • Política de privacidade
  • Contato
Feito com ❤ para todo o Brasil. © 2024 iMedicina. Todos os direitos reservados. FUTURAMED TECNOLOGIA S.A – CNPJ 25.331.218/0001-50