Gerais

Como atrair pacientes através das redes sociais?

Na atualidade, uma das principais formas de comunicação acontecem nas elaboradas redes sociais. Entram aqui a comunicação para relacionamentos pessoais, a comunicação profissional, a comunicação com objetivos profissionais e também a comunicação no formato de publicidade e propaganda.

O fácil acesso e distribuição de informação nas plataformas digitais, aliado ao crescente uso dos aparelhos conectados, torna o campo virtual a melhor maneira de alcançar o público de interesse para uma empresa, instituição ou serviço. 

Os portais de comunicação, influenciadores e também as partes interessadas sabem bem disso, e cada vez mais expandem seu conteúdo através das redes sociais. Elas funcionam como um funil para o usuário, onde ele tem acesso aos seus principais interesses e facilmente encontra métodos de se aprofundar nos temas que julga pertinentes.

Redes socias x profissionais da saúde

No caso dos profissionais da saúde, principalmente para médicos, as redes sociais se tornaram ferramentas muito importantes para estreitar a relação com os pacientes. Afinal, além de aproximar ambas as partes, as publicações nas redes podem ser utilizadas para a fidelizar e a adquirir novos pacientes para a clínica.

Segundo a Revista Forbes, o Brasil é um dos países mais conectados do mundo. É o segundo maior usuário de redes sociais da América Latina, com mais de 90 milhões de pessoas ativas. É bem simples: se você não divulga seus serviços, você perde espaço para os que divulgam. Grande parte do seu público-alvo se encontra conectado. Imagine, então, quantos pacientes você pode perder se não manter um perfil ativo nas principais mídias sociais?! 

São vários os benefícios de adotar essa estratégia de marketing. Entre elas, podemos citar a visibilidade para seu trabalho, o relacionamento mais próximo com seus pacientes, além de ajudar o seu consultório médico a ter mais credibilidade junto a seu público.

As redes sociais são, inclusive, canais de venda de uma prestação de serviço! O time de marketing digital pode direcionar anúncios nestas plataformas, além de impulsionar, diariamente, publicações específicas para conseguir mais seguidores, mais agendamentos de consultas médicas, por exemplo, para contato e até mais atendimentos agendados. Os canais de contato direto, como o Messenger do Facebook ou as mensagens diretas do Instagram, também servem para fazer prospecção e qualificação do serviço.

As possibilidades que as plataformas oferecem também são muito variadas: as opções seguem desde divulgação de fotos, vídeos, transmissões ao vivo e criação de eventos até a inclusão de banners e redirecionamento para o site da empresa.

A importância das redes sociais

Não estar presente nas redes sociais pode trazer problemas de crise de imagem, já que muitas reclamações surgem ali e, por não serem tratadas rapidamente, se alastram e podem causar danos reais a empresa e seus produtos, comprometendo todo o trabalho de comunicação e marketing.

Entender a importância das redes sociais na divulgação de um trabalho é saber como estas ferramentas conseguem impulsionar a carreira de profissionais, também na área da medicina. A influência da mídia digital no mercado se apresenta cada vez maior nos dias de hoje e, quem busca por crescimento contínuo e sustentável não pode ignorar este fato.

Esse tipo de ferramenta é fundamental principalmente na vida dos profissionais em início de carreira. Contudo, tem um lado negativo: a superexposição. Ao mesmo tempo que é possível alcançar postos mais altos por meio da estratégia correta; também há grandes riscos de que profissionais criem uma imagem negativa do seu trabalho para o público, por fazerem publicações inapropriadas. 

Portanto, as as plataformas digitais podem fazer toda a diferença na hora do marketing digital, e quem quer avançar na carreira deve ficar atento ao tipo de abordagem utilizada. Saber como conduzir suas redes sociais para ter resultados concretos evita que você desperdice tempo e dinheiro.

Para ter sucesso em suas estratégias de mídias sociais, vejamos algumas dicas:

3 dicas para ter sucesso com suas redes sociais

Defina seu objetivo

Antes de dar início à divulgação em redes sociais, você precisa definir os seus objetivos a serem alcançados.

Aqui, temos algumas opções que são bem interessantes, veja:

  • Conseguir mais curtidas na página
  • Divulgar o conteúdo do seu blog
  • Usar as redes sociais para captar um número maior de pacientes
  • Divulgar o seu consultório

 Tudo se inicia com um bom planejamento. Não adianta ficar somente bombardeando as redes sociais com postagens sem propósito para ter apenas presença e pronto. Dessa forma, dificilmente você terá resultados satisfatórios.

Faça as escolhas certas de quais ferramentas irá utilizar

Embora o Facebook seja a rede social com maior número de usuários, não se pode descartar as outras redes, como por exemplo, o Instagram. Isso porque cada uma dessas páginas têm suas particularidades e foram criadas para públicos distintos. O que você precisa fazer é uma pesquisa para identificar onde está a maior parte do seu público-alvo. 

O Instagram cresce, constantemente, com a função dos stories. Ela pode ser bem útil para aproximar o seu público da sua clínica. Já que, por meio dela, você poderá mostrar o dia a dia da empresa e responder, diretamente, as perguntas sobre os serviços prestados do seu consultório médico.

Simplifique a linguagem utilizada no dia a dia

Quando for divulgar nas redes sociais, você vai falar com pessoas que, provavelmente, não entendem nada de medicina. Então, usar termos técnicos pode ser um grande equívoco, pois seu público não vai compreender o que está sendo postado. Caso queira falar sobre algo complexo, explique de forma mais simples sobre o que se trata o conteúdo. Também não recomendamos criar textos muito longos e cansativos nas redes sociais, pois as pessoas não costumam ler postagens muito grandes quando estão conectadas e com tempo limitado, e acabam deixando passar, despercebido, algum conteúdo importante. 

Neste artigo, vimos algumas dicas de como usar de forma prática e adequada as redes sociais na divulgação do seu consultório médico. Agora que você entende a necessidade de usá-las para a divulgação de serviços, é a hora de escolher em quais delas a sua campanha de marketing digital se encaixa e como serão realizadas as ações de comunicação com o público-alvo. Fique atento, pois a estratégia de conteúdo e atendimento para cada rede social pode determinar o sucesso na empreitada virtual. Entregar conteúdo e divulgar os seus serviços no ambiente digital é indispensável, para o sucesso da sua carreira!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Equipe iMedicina