Com o domínio dos convênios médicos no mercado hospitalar, é quase impossível não ceder a eles e incluí-los em seu consultório. São raríssimos os consultórios médicos particulares que não possuem algum tipo de convênio.
Os valores pagos por cada consulta são desanimadores, mas conseguir fazer uma clientela sem convênio é para poucos. Normalmente são médicos especialistas mais famosos e experientes que conseguem cobrar alto e ser independentes. A grande maioria, independente da classe social de seu paciente, precisa dos planos de saúde.
Fora os valores baixos da tabela e a burocracia de alguns planos, eles trazem muitas vantagens e benefícios. Principalmente para quem aprende a lidar com os empecilhos e valorizar as coisas boas. Mas será possível ter uma boa relação com os convênios médicos e usufruir do que têm de bom? A resposta é sim, é possível.
O procedimento para cadastrar o consultório a um convênio médico é bem simples. É preciso entrar em contato com o plano ou convênio para receber uma lista de orientações específicas, além de uma ficha de cadastro, formalizando o interesse. Nesse momento, são informadas as especialidade médica, os equipamentos existentes, a documentação que comprova o registro do consultório e as credenciais médicas.
Após o envio, o plano entrará em contato para formalizar o contrato, que é renovado periodicamente. Para as cooperativas, o cadastramento depende muito de suas normas e pode até incluir provas de seleção.
Para médicos em início de carreira e que precisam formar uma base de clientes, o convênio médico é o mais indicado e eficiente para expandir. É uma ótima opção também para os médicos que estão trocando de especialização ou anexando uma nova e para os que mudaram de cidade.
Um dos fatores mais estressantes em relação aos convênios médicos são os atrasos e erros nas guias dos convênios médicos. Muitas vezes os funcionários responsáveis pela parte administrativa, perdem o prazo de envio da guia, fazem alguma rasura, deixam de preencher um dado importante, anotam a numeração errada do cliente ou mesmo seu nome, causando atrasos no pagamento das consultas.
Os funcionários devem ser orientados a preencher as guias com o máximo de atenção, em letra legível e sem rasuras, lendo sempre os procedimentos de cada plano de saúde e convênio, já que cada um pode ter uma forma diferente de organização. Os procedimentos realizados devem mencionados e ser descritos de forma objetiva. Tudo para evitar um retrabalho e atrasos no pagamento.
Investir na capacitação de secretárias e recepcionistas é ajudar diretamente para o faturamento não cair com os erros.
Devem conhecer bem as cláusulas do contrato entre as partes, para ficar atendo aos prazos de validade dos documentos. Muitos pagamentos não são feitos porque o contrato não foi renovado e as tabelas estão defasadas.
A organização e atenção são duas peças fundamentais para que tudo flua perfeitamente na relação convênio médico e consultório. Um software de gestão empresarial pode ser útil para ajudar, mas de nada adianta se quem estiver diretamente responsável pelos planos e convênios não estejam atentos a todos os detalhes.
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