Quais os principais requisitos para abrir uma clínica de fisioterapia?

A Fisioterapia estuda os movimentos do corpo humano e todas as suas alterações e tem como objetivo manter a integridade, seja de um órgão, de um sistema ou função.

A Fisioterapia se utiliza de diversas formas de terapia para que ocorra a reabilitação, como a hidroterapia, crioterapia, mecanoterapia, cinesioterapia, termoterapia, massoterapia e eletroterapia.

Na antiguidade, médicos já utilizavam a eletroterapia com peixes elétricos, para o tratamento de algumas doenças. No Brasil, a Fisioterapia surgiu com a industrialização, em 1879, aproximadamente, quando muitos trabalhadores sofriam acidentes de trabalho e necessitavam de reabilitação.

A Fisioterapia foi regulamentada no Brasil no ano de 1969, com o Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969.

A fisioterapia e o mercado

Abrir uma clínica de fisioterapia pode ser um bom negócio, pois se trata de um setor em crescimento, devido ao envelhecimento da população e ao aumento da procura por tratamentos estéticos e de bem-estar.

As grandes áreas da fisioterapia são Neurologia, Ortopedia e Respiratória. Essas áreas possuem as seguintes abrangências:

– Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional;
– Fisioterapia Geriátrica;
– Fisioterapia Pediátrica;
– Fisioterapia Desportiva;
– Fisioterapia Reumatológica;
– Fisioterapia Preventiva;
– Fisioterapia Cardiorrespiratória;
– Angiologia;
– Fisioterapia Estética;
– Fisioterapia para Queimados;
– Fisioterapia Neurológica;
– Fisioterapia do Trabalho;
– Fisioterapia Hospitalar.

Existe um amplo mercado de trabalho para fisioterapeutas, já que são profissionais que promovem a saúde das pessoas e o público alvo pode ser bem abrangente. Sua atuação dependerá de alguns fatores, como a especialidade, a forma de atuação e a localidade.

Como abrir uma clínica de fisioterapia?

Para abrir uma clínica de fisioterapia, primeiramente é necessário pensar em quem será o público alvo, algo essencial para o sucesso do negócio. Escolhido o público alvo, é hora de analisar o melhor local para o empreendimento.

A escolha deve ser pensada sempre levando em consideração as facilidades para os clientes, como acessibilidade, local para estacionar, proximidade de transporte coletivo. O imóvel também precisa ter espaço adequado para o estabelecimento e possibilidade de expansão.

Uma pesquisa com relação à concorrência pode fazer toda a diferença para o negócio.

Para abrir a empresa é necessário ir até a Prefeitura e realizar a consulta do local, com o intuito de verificar se é possível instalar o empreendimento no lugar escolhido. Após a consulta do local é necessário ir à Junta Comercial para fazer a busca de nome e marca e ver se já existe algum registro com mesmo nome ou marca.

O próximo passo é o registro do contrato social da clínica de fisioterapia, que deve ser feito na Junta Comercial ou cartório. Na Receita Federal deverá ser solicitado o CNPJ e na Receita Estadual, o número da Inscrição Estadual.

O alvará de funcionamento deverá ser pedido na Prefeitura e para emitir esse documento será necessário realizar uma inspeção no local, feita pela vigilância sanitária, para verificar se tudo está de acordo para que as atividades sejam desenvolvidas no local.

No Instituto Nacional de Seguridade Social deverá ser emitida a matrícula do INSS. O empreendedor também precisa fazer o registro da clínica de fisioterapia na ANVISA -Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Para que a clínica de fisioterapia possa funcionar é necessário que o diretor e responsável técnico pelo estabelecimento seja um fisioterapeuta, devidamente habilitado.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou desse texto? Então visite nosso blog e leia mais artigos relacionados.

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos