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Série [Estratégias]: Como Manter o Funcionamento Perene no Consultório

Para ver os outros artigos dessa série, use os links abaixo:

 

Muita gente pensa que operar uma estratégia completa de marketing para o consultório… toma muito tempo e dinheiro.

 

Já vimos que dinheiro não toma: tudo o que você precisa é de uma ferramenta que te acompanhe na lógica do seu negócio, como o iMedicina, e de um pouco de dedicação de tempo para manter o tráfego de visitantes em alta, principalmente com conteúdo útil sendo publicado com uma certa frequência.

 

Hoje, você vai ver que para começar e ter tudo isso funcionando não é algo tão complexo assim. Vou te dar uma boa noção sobre tempo e prática, para não ter dúvidas.

 

1) Conhecer o ambiente

 

O primeiro passo, antes de querer começar a colocar a mão na massa, é se ambientar e entender todas as possibilidades da ferramenta que vai ser uma grande amiga daqui pra frente. É hora de configurar o ambiente de trabalho e se certificar de que as funcionalidades estão bem dominadas.

Nesse momento, faça as configurações básicas de atendimento, de agenda, de convênios e particulares… e parta para as configurações de marketing. Defina o seu domínio e configure os e-mails corporativos, como primeiro passo.

 

2) Presença digital

Agora, é hora de iniciar a presença digital. Levante o conteúdo que deseja colocar no site principal, usando nossos guias, e estruture sua primeira página de negócios.

 

Se precisar, crie páginas específicas para cada um dos serviços que necessita de uma explicação mais ampla que é carro-chefe no seu negócio.

 

Quando finalizar, crie as categorias do seu blog e escreva seus primeiros artigos. Algo em torno de 10 a 15 são suficientes para começar a divulgar. Crie sua página nas redes sociais e comece a publicar os artigos que escreve, com a periodicidade que desejar.

 

3) Configuração do agendamento online

Defina as regras de conversão e quais serão os dias abertos para agendamento online, se desejar, ou quem será o responsável pelo atendimento ao cliente que veio pelo site.

 

Se desejar, solicite ao nosso time orientações para instalar um chat online, para que sua secretária possa conversar com os visitantes de seu site, sem custo algum para você.

 

Sugerimos criar um e-mail corporativo que se chamaria contato@seusite.com.br para receber os contatos do site. Assim, você centraliza e tem acesso a tudo o que acontece no seu consultório e na secretaria, se assim o desejar.

 

4) Crie suas automações de uso mais frequente

Já ouviu falar do princípio de Pareto? Ele diz que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Isso significa que, provavelmente, para cobrir 80% das demandas do seu consultório, você precisa só de 20% dos problemas tratados de forma automática… isso já vai reduzir 80% do seu tempo gasto com burocracias para esses pacientes.

 

Gaste um tempo pensando nas situações mais frequentes de seu consultório e como você gostaria de oferecer uma experiência diferenciada para cada um deles.

 

Uma automação para diabetes controlado, uma para diabetes descontrolado, uma para hipertensão, uma para hipertensão grave, uma para obesidade… e assim por diante.

 

Crie os modelos de e-mail e monte um mapa de TAGS que dispara cada sequência… com o tempo, isso vai ser automático pra você, mas no começo, é bom anotar para não esquecer.

 

5) Mantenha a rotina

Mantenha a rotina de, sempre que atender um paciente, dedicar 3 minutos ao fim da consulta programando e-mails pessoais, se necessário, ou marcando em quais categorias do blog você deseja incluí-lo, quando atualizar alguma coisa

 

6) Invista em tráfego

Com isso montado, chegou a hora de comprar tráfego, se quiser avançar de forma mais rápida. Para isso, comece pelo Google e compre anúncios para as palavras-chave mais importantes para o seu negócio “cardiologista”, “agendar consulta com cardio”… e assim por diante. Direcione o tráfego para a página que desejar, ou para o artigo que quiser.

 

Daí em diante, tudo o que você precisa é: aumentar ou diminuir o seu investimento, se quiser mais ou menos resultados em um determinado período.

 

E, para manter o relacionamento ativo, atualizar seu blog com uma certa frequência, escrevendo artigos para cada uma das categorias de forma sequencial.

 

Pronto. Com isso, você terá:

 

  • Marketing ativo, gerando pacientes todos os meses
  • Atração de pacientes cada vez maior, pelo aumento do volume de tráfego orgânico
  • Conversão de visitantes em pacientes, agendando consultas pelo agendamento online ou preenchendo formulários de contato… ou mesmo através do chat online com sua clínica
  • Relacionamento personalizado, com e-mails e SMS pessoais para seus pacientes, oferecendo uma experiência completamente fora da curva
  • Atualizações constantes e contato próximo, com envio de atualizações de seu Blog sem que você precise fazer nada além de publicar um novo conteúdo sobre o assunto que deseja

 

Ok. Você pode estar pensando: “Mas eu não quero perder todo esse tempo escrevendo sobre esses assuntos”. E sim, te entendo. Apesar de achar que não existe ninguém melhor do que você para conduzir o seu próprio marketing de conteúdo… mas cada um é cada um.

 

Notícia boa, se esse é seu caso: nós, do iMedicina, temos uma parceria muito legal com a RockContent. Digite “Marketing de conteúdo” no Google e veja como eles são fera no assunto! Certamente vai encontrar um ótimo conteúdo deles, nas primeiras posições… essa é a prova de que tudo o que falamos dá resultado. O que eles fazem? Simples: produzem o conteúdo para você.

Ou seja… se você não quer gastar tempo nenhum com tudo isso, basta fazer um investimento (e avisar que é do iMedicina, para ter um tratamento diferenciado) e ter tudo isso operando de forma automática para o seu consultório.

 

97% dos nossos clientes que seguem à risca o que falamos nessa série… conseguem resultados positivos com essa estratégia.

E os 3% que não conseguem resultados dessa forma? Geralmente fazem parte de especialidades e regiões com maior competição… e tanto para essas pessoas quanto para aquelas que querem mais resultados… preparamos o último artigo da série:

 

Como avaliar os resultados e quando mudar de estratégia.

 

E a notícia boa: quem entra no iMedicina tem acesso gratuito à nossa Universidade. São mais de 400 aulas sobre estratégias aprofundadas para alavancar os seus resultados. Tudo isso desenvolvido por profissionais de saúde, certificados Google, Hubspot e pela própria RockContent.

 

Vamos entender melhor sobre isso no próximo artigo da série!

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Escrito por
Equipe iMedicina