Como saber se o seu software do consultório está valendo a pena?

software do consultório

Ainda não sentiu confiança no software do consultório e quer saber se vale a pena continuar ou não com ele? Se a resposta for positiva, este artigo é para você!

Com o objetivo de informatizar seu consultório, você pode ter pesquisado bastante sobre diversas opções de software de gestão e até escolhido um para testar. No entanto, já experimentou fazer uma análise profunda sobre o nível de eficácia dele?

Para ajudá-lo, listamos alguns sinais que indicam o momento de rever o software do consultório e escolher outro. Acompanhe!

O agendamento de consultas continua desorganizado

O primeiro sinal que indica que o software médico escolhido não está valendo a pena aparece no agendamento de consultas.

Um bom software de gestão põe fim na bagunça dos horários e foca no preenchimento das lacunas entre uma consulta e outra.

Também trabalha para evitar que os pacientes faltem. Ele envia mensagens de alerta, que contêm a consulta como compromisso, dando a oportunidade de adicioná-la ao calendário do smartphone.

Quando o software do consultório é bom, transforma positivamente a rotina de agendamentos. Essa tarefa passa a ser feita com facilidade — e até de maneiras diferentes.

Você pode ter um sistema de gestão que libera o agendamento pela internet, eliminando a necessidade de o paciente falar com a secretária.

Suas informações não ficam salvas na nuvem

Outro sinal de que o software do consultório não está valendo a pena é o medo constante de perder todas as informações cadastradas.

O programa instalado na memória do computador é menos seguro que a versão que faz o armazenamento das informações em nuvem, ou seja, em servidores extremamente seguros que guardam tudo em tempo real.

O ideal é não conviver com esse receio e escolher uma solução digital e mais moderna, que guarda os dados on-line.

A vantagem desse tipo de sistema de gestão é que você pode acessá-lo a partir de qualquer dispositivo conectado à internet — smartphone, tablet, notebook ou PC. Basta ter login e senha!

O software do consultório trava constantemente

Você e a secretária perdem a paciência quando tentam mexer no software do consultório e ele não responde, pois está processando as informações?

A frequência de lentidões, erros e outros problemas que afetam a usabilidade dessa ferramenta deve ser considerada na hora da solução.

A gestão do consultório precisa ser ágil, bem-feita e contar com as ferramentas que otimizam o seu dia. Sistemas assim servem para poupar tempo e esforço, não trazer dores de cabeça e aborrecimentos.

Se o desenvolvedor do software do consultório não faz atualizações frequentes para torná-lo mais leve e rápido, é sinal de que outros problemas surgirão.

Sendo assim, escolha uma solução atualizada constantemente e que não tenha histórico de falhas ou problemas de usabilidade.

Seu computador, tablet ou smartphone ficam lentos com ele

Basta entrar no software do consultório para que todos os outros programas travem. É como se esse sistema precisasse funcionar só em seu dispositivo!

Por mais simples que seja a configuração do computador, tablet ou smartphone, esse excesso de lentidão não é comum.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

O software do consultório pode ser robusto, mas não precisa ser pesado e ocupar espaço de sobra. O ideal é que ele funcione on-line, permitindo acesso a qualquer momento pelo seu navegador de web favorito.

Quando você usa um sistema assim, fica refém de upgrades constantes nas máquinas porque nenhuma consegue rodá-lo sem lentidão.

Sua secretária e você sentem dificuldade no uso

Por mais que vocês estejam utilizando o software do consultório há algum tempo, as dúvidas permanecem.

Um bom software de gestão para consultórios precisa ser intuitivo, assim como os aplicativos e jogos que temos em nossos smartphones.

Já observou que a maioria deles não requer um tutorial? Qualquer criança abre e, em poucos segundos, identifica o que fazer e como.

Essa instintividade é essencial em uma ferramenta como o software do consultório, pois não há como parar semanas ou meses apenas para aprender a utilizá-lo.

Se o software atual tem seu uso complicado, ele não está valendo a pena e significa que passou do momento de substituí-lo por outro verdadeiramente eficiente!

O sistema não apresenta soluções inovadoras

Para que serve o software do seu consultório? Se você respondeu que é para auxiliar no cadastro dos pacientes e fazer a gestão das consultas, saiba que ele oferece muito menos que outras opções disponíveis no mercado.

Há sistemas para gestão de consultórios com Prontuário Eletrônico, controle financeiro, automatização de mensagens para os pacientes e suporte para ações de marketing na internet.

Note que o software do consultório precisa ser completo e apresentar soluções inovadoras, caso contrário será apenas uma entre tantas ferramentas que você necessitará para administrá-lo.  

Você sente falta de um apoio na gestão do consultório

Mesmo utilizando o software do consultório, você sente falta de um auxílio em determinadas atividades? Esse é um sinal de que ele talvez não esteja valendo a pena!

O objetivo de um sistema de gestão é oferecer todo e qualquer suporte para o seu trabalho, ou seja, poupar tempo e proporcionar uma rotina organizada e inteligente.

Se você precisa fazer muitos trabalhos manuais, não encontra funcionalidades essenciais que facilitariam seu dia a dia, então deve partir em busca de outra opção que seja capaz de suprir suas necessidades.

Quanto mais completo esse software for, mais possibilidades terá com ele — principalmente para crescer!

O software do consultório não se integra a outros sistemas

Na realidade, o software para consultórios não precisa se integrar a outros sistemas e sim ter todas as funcionalidades que você precisa.

Imagina ter que trocar de janela toda vez que repassar os dados de uma consulta para a área financeira? Não é prático!

As soluções devem ser disponibilizadas no software médico, caso contrário você ficará refém de outras ferramentas que talvez nem se comuniquem com ele — exigindo mais trabalho manual e aumentando as chances de errar.

Com as informações compartilhadas neste artigo, você viu como identificar os sinais de que o software do consultório está ou não valendo a pena. Que tal avaliar a performance do seu?

Aproveite para baixar o Guia de 15 Ferramentas Gratuitas para usar no Consultório Médico e saiba quais soluções podem potencializar os processos do seu consultório!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.