9 razões para apostar em marketing médico

Vantagens do marketing médico

Você precisa saber quais são as vantagens do marketing médico. Afinal, ele vai fazer o seu consultório crescer!

O marketing médico requer que você esteja atento tanto ao público quanto às limitações legais, pois o Conselho Federal de Medicina possui algumas regulamentações sobre o assunto.

No mundo dos negócios, consumidores andam mais exigentes e bem informados. Essas pessoas também estão mais preocupadas com a própria saúde.

Isso faz com que elas recorram às soluções tecnológicas em busca de respostas para sintomas, problemas e tratamentos. Contudo, o buscador Google e as redes sociais nem sempre entregam fontes seguras e com respostas confiáveis.

Esta é uma excelente oportunidade para você atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório.

Conheça 9 razões para apostar em marketing médico!

Vantagens do marketing médico para seu consultório e para sua carreira médica

1. Seu trabalho é essencial, mas depende de um bom relacionamento

O trabalho do médico é indiscutivelmente essencial para a sociedade. No entanto, demanda atenção para um ponto específico: a necessidade de se relacionar bem com os pacientes.

Quando você mantém um bom relacionamento com pacientes, é natural que eles indiquem seu trabalho para outras pessoas. Por outro lado, o contrário também ocorre!

Se o seu atendimento foi desrespeitoso, seu paciente pode não recomendar você para amigos e familiares, além de deixar isso claro em canais importantes, como as redes sociais.

A partir do momento que você aposta em marketing médico, começa a ser criada sua imagem digital, capaz de atrair uma legião de defensores — pessoas que podem defendê-lo de ataques e comentários injustos.

2. Você pode ajudar mais pessoas

Como médico, você tem uma importante responsabilidade social. Nesse sentido, o marketing da saúde contribui para o cumprimento desse papel no âmbito da internet.

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) divulgou o resultado de uma pesquisa sobre os hábitos dos brasileiros em relação à informação de saúde. O estudo indicou que 40,9% dos entrevistados recorrem à internet para consultar sintomas de doenças e se automedicar.

Quando você investe em marketing médico, você ajuda a propagar informações verdadeiras por meio de posts em redes sociais e no blog do seu site. 

3. Ajuda a encontrar pacientes com o perfil ideal

Ações de marketing médico são feitas para públicos específicos. Elas não são e nem podem ser genéricas.

Significa que serão pensadas em seus pacientes, a partir de um ou mais perfis ideais. Então, cada ação tem potencial para encontrar e atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório.

Dentre essas ações, destacamos as seguintes:

  • E-mail marketing;
  • Posts em redes sociais;
  • Artigos de blog;
  • Site para o consultório ou clínica;
  • Resultados patrocinados no buscador do Google.

4. Melhora o relacionamento médico-paciente

Outra razão para apostar em marketing médico é o potencial que ele tem para melhorar sua comunicação com o paciente. Em vez de ela se limitar à sala do consultório, ocorrerá de maneira mais fluida por outros canais.

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O paciente poderá ficar bem informado a respeito de sintomas, tratamentos e outros dados por meio dos conteúdos que você pode produzir e distribuir.

Para algumas pessoas, a linguagem médica é rebuscada e de difícil entendimento. Com o apoio de profissionais de marketing, é possível transmitir mensagens com credibilidade, mas de maneira prática e objetiva, facilitando a compreensão dela.

5. Comunicação em diferentes canais

Os meios de divulgação online têm em comum uma vantagem imprescindível para a comunicação médico-paciente: eles podem ser acessados a qualquer hora e lugar.

O paciente tem a possibilidade de buscar esse conteúdo ou de recebê-lo. Além disso, pode consumir e se informar a qualquer momento.

6. Seja uma autoridade na internet

Em marketing digital, o termo autoridade tem a ver com relevância. Pense na sua especialidade médica. Agora, coloque-se no lugar do paciente e imagine ele, na internet, buscando por um profissional como você.

Se você investe em marketing digital, seu nome ficará bem posicionado em relação aos demais. Isso, em marketing, se chama autoridade. 

7. Trata-se de um investimento para a sua carreira

O que acontece quando você investe em marketing médico e ganha autoridade na internet? Sua carreira é impulsionada, pois mais pessoas passam a conhecê-lo e, principalmente, respeitar seu trabalho.

Em vez de depender somente do boca a boca, a internet passa a trabalhar por você. Dependendo do seu nível de conhecimento e experiência, você pode ser chamado para palestras, cursos e até mentorias.

8. Melhor custo-benefício

O marketing médico não possui um custo único. Sua estratégia jamais terá o mesmo valor que a de outro profissional, a não ser que vocês tenham objetivos idênticos.

Do mesmo modo, destacamos que o marketing médico tem um excelente custo-benefício. Para impulsionar uma publicação no Instagram, por exemplo, você já pode começar com menos de R$50. 

Obviamente que os resultados serão proporcionais ao valor investido, porém, note que o valor não é alto. Então, é possível investir uma quantia dentro da sua realidade e de acordo com os suas metas. 

9. Contribui para a melhora nos processos da clínica ou do consultório

Analisando, rapidamente, todas as razões citadas até aqui, concluímos que o marketing médico contribui diretamente para a melhora de vários processos em sua clínica ou consultório.

O paciente, mais bem informado, evita hábitos ruins, como a automedicação, e passa a procurá-lo quando for necessário. Isso ajuda a reduzir o tempo de atendimento e de tratamento!

Outro ponto importante é que seu nome estará em maior destaque na internet, facilitando que as pessoas o encontrem rapidamente. Mas, em vez de ligarem no consultório, podem, por exemplo, agendar consultas por meio do seu site.

Tudo isso se converte em crescimento, permitindo melhorias constantes no consultório ou clínica, na formação de sua equipe e, obviamente, em sua carreira.

Então, esse é o momento de pensar em montar seu site e ter um blog. Ou seja, dar os primeiros passos em marketing médico!

Quer saber como? 

Baixe nosso Guia de Marketing Digital para Consultórios e veja o passo a passo para quem quer começar agora! Descubra as melhores estratégias para atrair pacientes e obter todas as vantagens descritas neste artigo. 

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