Software Médico: como melhora a qualidade de vida dos médicos

Software médico: como melhora a qualidade de vida dos médicos?

A implementação de novas tecnologias traz inúmeras vantagens para a rotina dos profissionais de saúde e de seus colaboradores. Além disso, o uso de um software médico, por exemplo, pode reduzir a sobrecarga de trabalho e devolver qualidade de vida aos médicos.

Você entende como as inovações podem prestar esse tipo de contribuição? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos a importância de contar com esse sistema no seu consultório. Acompanhe!

Os desafios de ser médico empreendedor

Para conseguir desempenhar suas funções da melhor maneira possível, os profissionais de saúde precisam manter sua qualidade de vida. Mas diante das inúmeras responsabilidades, é necessário abdicar dos cuidados consigo mesmo para promover a saúde dos pacientes.

No entanto, a continuidade dessa mentalidade tende a trazer muitos prejuízos no longo prazo, impossibilitando até o exercício da profissão. Além disso, com o passar do tempo, fica cada vez mais difícil manter a qualidade do serviço prestado.

Assim, os médicos passam a ter que lidar não só com seus problemas de saúde, mas também com a insatisfação dos pacientes e, consequentemente, diminuição da lucratividade. Dessa forma, é essencial buscar alternativas para reduzir a excessiva carga de trabalho.

Ainda, a rotina dos profissionais de saúde que são empreendedores é repleta de desafios. O principal é a necessidade de dividir o seu tempo entre o atendimento dos pacientes e a gestão do consultório.

Desse modo, para manter seus ganhos, eles não podem restringir a capacidade de atendimento. Em consequência, abrem mão da qualidade de vida para conseguir cumprir suas responsabilidades.

Além disso, em função da alta carga horária de trabalho, não são capazes de equilibrar a vida profissional com a pessoal, deixando de aproveitar momentos de lazer e de dedicar tempo para o relacionamento familiar.

Por fim, a soma de todos esses desafios com má alimentação, sedentarismo, cansaço e estresse tende a levá-los à exaustão. Por todas essas razões, os profissionais de saúde precisam buscar na tecnologia uma forma de melhorar sua qualidade de vida.

Como o software médico pode ajudar a organizar a rotina dos médicos

O gerenciamento de uma clínica ou consultório médico não é uma tarefa simples, pois exige tempo, dedicação e conhecimento. Nesse sentido, com o uso de um software médico, boa parte da rotina profissional pode ser otimizada, trazendo muitos benefícios. Quer saber quais? Confira!

Facilita a comunicação com outros médicos

Com um software médico integrado a uma plataforma de telemedicina, os profissionais de saúde podem compartilhar prontuários entre si, a fim de buscar uma segunda opinião e oferecer maior segurança ao diagnóstico e também ao tratamento do paciente.

O software médico otimiza a gestão do consultório

Um bom sistema de gestão dispõe de funcionalidades que automatizam as principais tarefas burocráticas do consultório. Assim, além de economizar o tempo do médico e dos funcionários, traz maior assertividade na execução das atividades.

Além disso, esses softwares tornam mais ágil o preenchimento do prontuário do paciente, facilitam a visualização da disponibilidade da agenda, trazem praticidade ao agendamento de consultas e aceleram a busca por informações.

Agiliza os atendimentos

O software médico também traz maior agilidade para o atendimento dos pacientes. Uma vez que, com o prontuário eletrônico, todas as informações ficam disponíveis em um único lugar e as anotações podem ser realizadas rapidamente.

Ainda, com o recurso de prescrição digital, o médico prescreve medicamentos, exames e/ou procedimentos eletronicamente, sem a necessidade de imprimir o receituário. Assim, o paciente recebe por e-mail sua receita, necessitando apenas apresentá-la digitalmente na farmácia ou em outro consultório.

O software médico garante acessibilidade

Nos softwares médicos armazenados na nuvem, todos os dados podem ser consultados na internet em qualquer hora do dia, lugar e a partir de qualquer dispositivo conectado à rede. Dessa forma, permite que o médico consulte as informações que desejar sem precisar se deslocar até o consultório.

Possibilita atender por telemedicina

Em função de uma rotina repleta de compromissos, os profissionais de saúde precisam se desdobrar para conseguir atender todos os seus pacientes. Em alguns casos, essa situação exige o deslocamento entre diferentes consultórios.

Contudo, ao contar com um software médico, esses médicos passam a ter a possibilidade de prestar atendimentos por telemedicina. Desse modo, continuam a cuidar de seus pacientes e ganham tempo para dedicar a sua vida pessoal.

E-book grátis: Guia completo sobre a telemedicina

Reduz custos

Outro impacto de um software médico na qualidade de vida dos profissionais de saúde é a redução nas despesas do consultório. Isso porque, a ferramenta diminui o uso de papel, suprimentos de impressora e gastos com telefonia, por exemplo.

Ainda, em decorrência das diversas funcionalidades administrativas, boa parte do trabalho é realizada automaticamente. Com isso, sua equipe tende a ser mais produtiva, aumentando a lucratividade do consultório.

Traz automações ao marketing

Nos principais sistemas do mercado, existem recursos voltados para a fidelização dos pacientes. Esse é o caso, por exemplo, do envio automatizado de SMS para lembrar e confirmar consultas.

Outra funcionalidade que melhora a experiência do paciente é o e-mail marketing. Nesse caso, o software médico permite que você crie fluxos de mensagens personalizadas para serem disparadas automaticamente.

Como você pode perceber, essas ferramentas trazem muitas vantagens para a rotina dos consultórios médicos, disponibilizando mais tempo para o profissional cuidar da própria saúde. Mas existem outras práticas que podem ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida.

Veja algumas dicas para melhorar sua qualidade de vida

Embora a implementação de um sistema de gestão produza efeitos positivos na rotina do consultório, essa ação não é suficiente para manter a qualidade de vida dos médicos. Há outras atitudes a serem tomadas para alcançar esse objetivo, como:

  • Equilibre a vida profissional e pessoal: apesar do amor à profissão e do desejo de cumprir o juramento hipocrático, é necessário desprender os deveres do trabalho da vida pessoal. Então, separe dias exclusivos para descanso e lazer;
  • Mantenha atitudes saudáveis: a adesão a uma vida saudável não deve ser uma orientação apenas para os pacientes. Desse modo, pratique atividades físicas, mantenha uma alimentação equilibrada e reduza a carga de trabalho;
  • Melhore o ambiente de trabalho: como os médicos passam boa parte do seu tempo no consultório, é necessário tornar o ambiente mais agradável. Para isso, mantenha uma boa iluminação, planeje a decoração e utilize assentos confortáveis.

Enfim, essas são apenas algumas dicas que, quando combinadas com o uso de um software médico, tendem a trazer muitas melhorias para a rotina de trabalho e, consequentemente, para a qualidade de vida dos profissionais de saúde.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: