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A tecnologia a favor da recepção da minha clínica médica

As barreiras tecnológicas vêm sendo quebradas a todo o momento e hoje é praticamente impossível não pensar em alguma solução informatizada para qualquer que seja o problema.

Na área da saúde, a aplicação desses sistemas e softwares tem colaborado muito com o dia a dia das recepcionistas, profissionais que precisam organizar agendas e prontuários médicos enquanto se mantém sorridentes e atenciosas para os pacientes que chegam a todo instante.

Sua recepção já conta com um bom auxílio tecnológico que preste suporte às tarefas diárias exigidas neste setor ou sua recepcionista vive reclamando que é preciso modernizar?

Se a última opção está mais de acordo com a sua realidade, talvez seja hora de escutá-la.
Entenda, neste artigo, a importância de investir na recepção da sua clínica e melhore os resultados e as avaliações com isso. Continue lendo!

A importância da recepcionista

A recepcionista é uma profissional muito importante para o andamento das atividades de uma clínica médica. Ela é o cartão de visitas, a primeira impressão para o paciente que está chegando, podendo contribuir muito com a avaliação de todo o ambiente.

Afinal, como dizem, “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo?

E muitas vezes este primeiro contato acontece por telefone ou e-mail, além do encontro presencial.

Qualquer que seja o tipo de interação entre a recepcionista e o paciente, é importante ressaltar que contribui, de algum modo, com o conceito que está sendo formado sobre o médico, sobre o consultório e todo o atendimento, por isso, tamanha a importância em ter pessoas competentes e dedicadas nesta função.

Para contribuir com a recepção da clínica, já estão disponíveis dezenas de programas e softwares que melhoram o desenvolvimento das atividades atribuídas à pessoa que assume este cargo.

Veja a seguir algumas das principais vantagens em implantar estes sistemas na recepção:

Cinco vantagens da tecnologia na recepção

Mais organização

Quando a recepcionista tem acesso a um sistema que integra toda a clínica, fica muito mais fácil manter a organização não apenas da agenda, mas de todos os dados e as burocracias de um negócio.

Ali, registram-se os pagamentos feitos por cada atendimento, conectam-se parte das informações que são posteriormente requeridas pelos planos de saúde e ainda pode-se organizar os dados pessoais de cada paciente em prontuários eletrônicos.

Menos estresse

Com mais organização, a recepcionista passa a enfrentar menos estresse em seu dia a dia de trabalho, podendo aproveitá-lo melhor e sendo mais simpática com cada um dos pacientes que chegam ao consultório.

Além disso, todo o clima do ambiente é modificado devido a simples implantação de um software que é potencialmente capaz de resolver problemas.

Mais qualidade no atendimento aos pacientes

Ao enfrentar menos estresse em seu ambiente de trabalho, a recepcionista, que é o cartão de visitas do seu consultório, consegue dedicar-se mais ao atendimento dos pacientes, oferecendo-lhes uma qualidade inigualável que será posteriormente lembrada.

Esta qualidade, frisa-se, vai muito além de um belo sorriso, atendendo a princípios de pontualidade, agilidade na resolução de eventuais problemas e correto esclarecimento quanto a dúvidas que os pacientes possam ter.

Menos erros nos processos

A implantação de um sistema tecnológico na clínica também possibilita que erros e falhas sejam drasticamente reduzidos, visto que este tipo de software já está programado para resolver a maior parte dos problemas.

Assim, restringem-se os equívocos comuns de marcação de duas ou mais consultas em um mesmo horário, contabilização errada de pagamentos e assim por diante.

Mais controle e tempo para desenvolvimento de outras tarefas

Por fim, não menos importante, quando existe tecnologia em um empreendimento, seja ele da área da saúde ou de qualquer outro campo, fica evidente a economia de tempo que pode ser destinado à execução de inúmeras outras tarefas e atividades.

Além disso, o controle de tudo o que está acontecendo dentro da clínica passa a ser muito simples, possibilitando que o profissional se mantenha aplicado ao atendimento de seus pacientes ao invés de ficar resolvendo questões burocráticas ou administrativas.

Recepcionista que entenda de tecnologia é um grande diferencial

Agora que já elencamos algumas das principais vantagens em se ter uma recepção tecnológica e já que também discutimos a importância da recepcionista nas clínicas e consultórios médicos, vamos falar um pouco sobre o grande diferencial que é ter um profissional neste campo que entenda e saiba lidar com o sistema do negócio.

Ou seja, contratar alguém para a sua recepção que já tenha algum tipo de conhecimento, ou até mesmo experiência, em lidar com outros softwares que integram as várias áreas da empresa é uma contratação certeira para o sucesso!

Assim, o profissional, seja médico, dentista, oftalmo ou qualquer outro da área da saúde, consegue dedicar-se inteiramente a execução de seu trabalho que, majoritariamente, é o atendimento dos pacientes, ao invés de ficar se preocupando com anotações e preenchimentos de planilhas

Desta forma, os lucros aumentam no fim do mês e a clínica se expande!

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Escrito por
Equipe iMedicina