Por que seu consultório deve abraçar as tecnologias digitais de saúde

Tecnologias digitais de saúde: Veja por que seu consultório deve adotá-las

Você já parou para pensar sobre a importância de implantar tecnologias digitais de saúde na rotina do seu consultório médico? Caso não, você pode estar perdendo grandes oportunidades.

Mais do que acelerar processos, essas tecnologias têm o poder de deixar o atendimento médico cada vez mais assertivo e apto a atender às demandas dos seus pacientes de forma efetiva e inovadora. 

Por isso, contar com recursos digitais no âmbito da saúde é algo a ser imediatamente considerado por você. Isso porque, com eles, o seu atendimento conseguirá cumprir com as atuais expectativas dos pacientes.

Em função da transformação digital pela qual o mundo passa, as pessoas já estão habituadas à presença de tecnologias na área da saúde. Por isso, aguardam por soluções cada vez mais modernas e inovadoras.

Então, leia este artigo e veja como algumas tecnologias digitais de saúde podem ser facilmente inseridas na sua rotina, deixando o exercício da Medicina ainda mais eficiente e adequado às necessidades dos dias atuais. 

Software médico com agenda e prontuário eletrônico 

Os softwares médicos são, sem dúvidas, uma das inovações mais pertinentes quando o assunto é tecnologia digital de saúde, pois contam com funcionalidades essenciais.

Por exemplo, o agendamento online. Com ele, nem médicos e nem pacientes precisam agendar consultas através de ligações que não registram, de fato, as informações ali trocadas.

Ademais, através das agendas médicas eletrônicas, pacientes e profissionais da saúde podem contar com os seguintes benefícios: 

  • marcação de consultas através da internet: facilitando o agendamento com os profissionais de interesse;  
  • consulta rápida de horários disponíveis: otimizando o tempo do secretariado da sua clínica;
  • sincronização com o Google Agenda: para melhor controle de compromissos, através de diferentes dispositivos;  
  • lembretes para pacientes: através de mensagens de e-mail ou SMS, contribuem com a redução da taxa de não comparecimento às consultas. 

Quando o assunto é prontuário eletrônico, os benefícios vão além. Já pensou em como seria positivo ter acesso ao histórico médico dos seus pacientes, sempre que fosse atendê-los?

E mais, como seria interessante reduzir o tempo gasto nas consultas em consultórios que ainda realizam manualmente o preenchimentos de dados dos pacientes?

Pois bem, com o prontuário eletrônico, tudo isso é possível. Confira a seguir, alguns dos principais benefícios dessa tecnologia:

  • acesso rápido e fácil ao perfil de cada paciente: otimizando o tempo destinado a cada atendimento;
  • redução de custos: devido à redução da papelada típica dos atendimentos com registros totalmente manuais;
  • registros precisos do histórico de cada paciente: aumentando as chances de um diagnóstico assertivo;
  • cadastro de arquivos: contribuindo com o armazenamento seguro de exames e imagens;
  • praticidade no atendimento: utilizando modelos pré-prontos de documentos como atestados, prescrições e anamneses, por exemplo;
  • compartilhamento eletrônico de informações: contribuindo com um acompanhamento médico completo.

Implantação da telemedicina 

Outro ponto fortemente vantajoso relacionado à implementação de tecnologia digitais de saúde, ainda mais em tempos de pandemia, é a possibilidade de exercício da telemedicina.

De fato, a possibilidade de realizar atendimentos médicos através de recursos da web, faz com que mais pessoas tenham a chance de contar com os serviços prestados por profissionais da área da saúde.

Nesse quesito, as principais vantagens trazidas pela implantação desse modelo de atendimento estão descritas abaixo:

  • redução do deslocamento: facilitando o contato entre médico e paciente;
  • aumento do acesso a consultas médicas: fazendo com que as pessoas que enfrentam dificuldades de comparecer aos atendimento presenciais, consigam realizar consultas;
  • simplificação do fluxo de trabalho do consultório médico: reduzindo a quantidade de ações a serem executadas por profissionais do consultório, devido às funções presentes em um sistema completo e integrado;
  • melhoria no engajamento dos pacientes: que acabam aderindo mais aos tratamentos propostos, devido a maior possibilidade de contato com o profissional de saúde que fará o acompanhamento do seu caso. 

Gestão, controle financeiro e tecnologias digitais de saúde

Adotar tecnologias digitais de saúde também traz muitos benefícios quando o assunto diz respeito a finanças e gestão.

Nada mais atrapalhado, ultrapassado e arriscado do que gerenciar um consultório médico sem o auxílio de recursos digitais que potencializam o seu controle e a proteção dos seus dados.

É como optar por arquivar informações importantes e sigilosas em caixas de papelão que podem ser facilmente acessadas e danificadas. Ou seja, é algo arriscado e sem sentido. 

Com um sistema de controle financeiro e faturamento médico integrado, os consultórios médicos podem agilizar os processos de gastos e faturamentos por meio de recursos automatizados.

Assim, todos os dados relevantes do seu negócio são armazenados e dão origem a relatórios que contribuem com a compreensão clara do andamento da sua empresa e dos próximos passos a serem seguidos.

Entre as diversas vantagens trazidas pelos softwares médicos para a gestão financeira do consultório, podemos citar:  

  • automatização do fluxo de caixa: com relatórios gerados automaticamente;
  • maior compreensão e controle dos aspectos financeiros: a partir de dados mais precisos e confiáveis;
  • redução das possibilidades de erros: devido a automatização de processos importantes;
  • personalização de relatórios: que emitem informações de acordo com os critérios informados;
  • visualização das estatísticas de atendimento: com painéis e gráficos com informações importantes para garantir o bom andamento do consultório e dos atendimentos médicos;
  • redução da papelada: poupando espaço físico e levando a uma maior eficiência;
  • documentação mais específica: com informações completas e precisas.

Enfim, esperamos que todas as informações mencionadas anteriormente tenham o ajudado a perceber como a adesão às tecnologias digitais de saúde pode ser extremamente benéfica para o seu consultório médico.

Conheça uma das principais tecnologias digitais de saúde: iMedicina

Assim, se você deseja contar com os benefícios de um software que pode facilitar a gestão da sua clínica e gostaria de entregar uma experiência ímpar aos pacientes, não deixe de conhecer o iMedicina.

Isso porque, disponibiliza as seguintes funcionalidades: agenda médica, prontuário eletrônico, controle financeiro, marketing médico, gestão de clínica, entre outros.

Certamente, a experiência dos seus pacientes com atendimentos médicos e tecnologia será ainda mais positiva e profissional. 

Acesse o nosso site e fique por dentro de todas as informações do nosso software médico líder em relacionamento com pacientes!

Além disso, caso você queira saber mais sobre as vantagens de implementar um sistema de gestão na sua clínica, não deixe de acompanhar o nosso blog.

Nele, você sempre encontrará conteúdos ricos em informações relevantes, principalmente quando o assunto são as tecnologias digitais de saúde. Então, aguardamos sua visita nos próximos posts!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: