Telemedicina: por que obter a certificação digital ICP-Brasil?

Telemedicina

Desde que o Ministério da Saúde autorizou o uso da telemedicina durante a pandemia, por meio da portaria n.º 467, diversos médicos se encontram perdidos. Não por acaso, o decreto ainda prevê a exigência da assinatura de receitas e atestados médicos por meio da certificação digital.

Se você não está familiarizado com esses termos atente a isso. Os documentos acima enviados de forma online só terão validade jurídica mediante a assinatura padrão brasileiro ICP Infraestrutura de Chaves Públicas.

A principal vantagem da certificação digital se refere à exclusividade da assinatura médica, o que dificulta a falsificação dos documentos. Portanto, é indispensável para as clínicas médicas.

E agora, como obter a certificação digital ICP-Brasil? Nada de dúvidas, leia este artigo e descubra qual é a importância do procedimento e por onde começar.

Como o ICP atrai mais pacientes para telemedicina?

Qualquer comodidade em tempos de pandemia é um poderoso chamariz para atração de pacientes. Principalmente, porque a certificação já é reconhecida em diversas farmácias e outros estabelecimentos de saúde.

Suponha que o paciente optou pela teleconsulta e que, ao término do procedimento, o médico enviou a prescrição online do medicamento.

O único trabalho dele será a autenticação na farmácia, que pode ser feita pela web, depois é só aguardar a entrega do remédio em casa.

Quem oferece o recurso ganha pontos com os pacientes e a clínica médica também se resguarda de eventuais fraudes.

Qual a validade do prontuário eletrônico?

A adoção da assinatura digital também valida juridicamente o prontuário eletrônico. Por meio da tecnologia, se ampliam os mecanismos de segurança, garantindo também a autenticidade e prontidão do material.

Além disso, esse processo possibilita a substituição da papelada pela versão eletrônica. Um ganho enorme para a logística e agilidade nas clínicas médicas.

Utilidade para a telemedicina

Por meio da assinatura, o profissional de saúde ainda consegue padronizar inúmeros documentos. Mais uma razão para obter o recurso que possibilita a validade jurídica de:

  • prontuários eletrônicos do paciente emitidos por teleconsulta;
  • formalizações relacionadas ao CFM (Conselho Federal de Medicina);
  • declaração do IR (Imposto de Renda);
  • contrato comercial;
  • consulta e histórico na Receita Federal;
  • procurações eletrônicas;
  • certidões e certificados em cursos;
  • transações bancárias.

Limitações da biometria

A esta altura vem a seguinte reflexão: poxa! Na minha clínica médica já contamos com a biometria facial. Estou seguro de que só isso basta para comprovar a autenticidade.

Será mesmo que somente o uso da biometria é suficiente? Nos próximos tópicos você vai ver por que essa não deve ser a única opção em seu consultório. E como o ICP garante mais segurança para as clínicas médicas.

Quais os riscos e as vantagens para a telemedicina?

Não restam dúvidas de que a biometria facial é de grande valia para a prevenção de eventuais falsificações dos documentos médicos. No entanto, o uso exclusivo dessa tecnologia em consultórios pode ser arriscado.

Mesmo com toda segurança, o sistema deixa brechas para ataques cibernéticos e as consequências para a área de saúde podem ser lastimáveis. Afinal, quem gostaria de ter o histórico médico exposto?

Na dúvida, certifique-se resguardando o estabelecimento com a melhor cobertura disponível. Descubra por que este tipo de assinatura digital é ainda mais abrangente nesse sentido.

Segurança criptográfica

A grande vantagem de optar pelo padrão ICP é a inclusão dos melhores recursos atrelados à criptografia.

Dessa forma, ainda que ocorra qualquer problema, a chave da assinatura digital é bloqueada imediatamente. Além disso, todos os documentos emitidos até aquela data serão rastreados.

Responsabilidade e telemedicina

O  uso da assinatura é fundamental para os profissionais de saúde, pois oferece garantia legal de titularidade. Em outras palavras, caso ocorra alguma fraude, o titular se resguarda de qualquer dor de cabeça.

Tudo porque a idoneidade do ICP-Brasil é amplamente conhecida, uma vez que o procedimento é fiscalizado pelo próprio ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

Como obter a certificação digital?

Agora que você já conhece todas as vantagens, aprenda como obter a certificação digital de forma rápida e fácil. Assim, ofereça a melhor experiência em telemedicina para os seus pacientes.

Assinatura digital simplificada

Se você ainda não tem a certificação, basta adquiri-la em uma das autoridades certificadoras. Antes da compra, verifique se a sua biometria já está cadastrada na base da ICP-Brasil, pois é um dos requisitos dessa opção.

Processo por videoconferência 

A Resolução Nº 170 do ITI regulamentou o uso da videoconferência como alternativa para a emissão do primeiro certificado digital tanto para pessoas físicas quanto jurídicas durante a pandemia. Mas atenção: o prazo de validade da medida é de 12 meses.

Exceção à regra

Caso seja necessário um tempo superior, é preciso comparecer na unidade de atendimento mais próxima.

Token

Logo após a confirmação do pagamento, será enviado um voucher por e-mail. Guarde bem essa informação em local seguro. Você vai precisar do dado a seguir. Agora, acesse o site e marque >> videoconferência:

  1. prossiga com a confirmação dos dados pessoais;
  2. envie toda documentação necessária pelo sistema nesta etapa;
  3.  escolha a data e os horários disponíveis para a videoconferência;
  4. acesse o link por e-mail e participe do evento assessorado pelos atendentes da empresa;
  5. aguarde o envio do token.

Emissão

Suponha que deu tudo certo. Você só não sabe emitir a assinatura ainda. Agora, logo que você assinar o primeiro documento, será solicitado um login com um link vinculado à sua assinatura digital. Basta:

  • ingressar com o seu CPF e token gerado pelo aplicativo Bird ID instalado em seu smartphone ou outro dispositivo e pronto.

Assim, você poderá assinar quantos documentos quiser!

Telemedicina = comodidade

Depois de ler este artigo, você deve ter percebido o quanto a tecnologia da certificação digital atrelada à telemedicina favorece a segurança nas clínicas médicas. O mundo mudou, por isso é essencial facilitar a vida de seus pacientes sem perder de vista a efetividade nos processos.

Nesse contexto entra em cena a plataforma de automação médica iMedicina, um software robusto que reúne todas as funcionalidades necessárias para isso, inclusive, a integração com assinatura digital ICP-Brasil.

Além disso, ao aderir ao plano, você ainda obtém 50% de desconto na compra da certificação no primeiro ano. A oferta é mais uma vantagem para os associados da plataforma.

Gostou das dicas? Registre-se e comece a usar o sistema do iMedicina gratuitamente.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: