Consultório Médico: 4 Dicas para Encantar os Pacientes

consultório médico

Uma das etapas mais importantes para o sucesso de um consultório médico é o pós-consulta. Quando há uma preocupação com a experiência do cliente, ele tende a se fidelizar e recomendar os seus serviços para amigos e familiares.

Mas, afinal, o que fazer para encantar os seus pacientes? O primeiro passo é ler este artigo. Nas próximas linhas, apresentaremos quatro estratégias eficazes para alcançar esse objetivo.

1) Treinamento da equipe com processos bem definidos e alinhados com esse propósito

A experiência do paciente começa já no momento em que ele entra no consultório. Por isso, o trabalho de fidelização não é uma responsabilidade apenas sua, mas sim de toda a equipe médica e dos funcionários, principalmente, as secretárias e as recepcionistas.

Neste sentido, você precisa estabelecer padrões na conduta de todo o time e definir claramente todos os processos realizados no dia a dia. Com isso, é possível mantê-los alinhados com o propósito do consultório médico.

Capacitação

Assim, é necessário investir em capacitação e treinamento, A capacitação é o desenvolvimento de uma habilidade necessária para o cumprimento das suas atividades. Já o treinamento diz respeito ao aperfeiçoamento de algo que o funcionário sabe fazer.

Ainda, as secretárias e recepcionistas são componentes importantes para um consultório, pois são as primeiras pessoas que terão contato com o seu cliente. Dessa forma, ao promover capacitação e treinamento, você melhora a imagem da sua clínica.

Criação de processos e padrões

Toda atividade que faz parte da rotina dos seus funcionários é um processo já estabelecido. Porém, quando não são mapeadas, essas tarefas não são padronizadas e são realizadas de qualquer maneira. 

Dessa forma, com a chegada de novos funcionários, os processos tendem a não ser seguidos e/ou podem desaparecer. Por isso, é de extrema importância analisar o dia a dia do seu consultório médico e conhecer cada etapa necessária para a conclusão de uma tarefa.

Com esse levantamento, é possível corrigir os erros, otimizar os processos e estabelecer padrões. O atendimento ao público, por exemplo, é uma atividade que precisa ser padronizada para que se torne um diferencial da sua empresa.

Além disso, ao contratar novos integrantes para o time, eles serão apresentados a estes processos e serão capazes de manter o padrão na realização das tarefas.

2) Atendimento personalizado

O atendimento ainda é a forma mais eficaz de encantar os pacientes. Embora as estratégias de marketing médico sejam eficazes para fidelizá-los, uma boa prestação de serviços começa por um bom atendimento.

Neste sentido, você precisa fazer com que seus clientes se sintam únicos. Para isso, ofereça um serviço personalizado e padronizado. Como? 

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Crie uma impressão positiva

Geralmente, a primeira forma de contato do seu cliente com o consultório médico é no momento do agendamento. Não é por acaso que esse é um dos principais gargalos nos serviços de saúde.

Quando o paciente busca agendar uma consulta, ele espera que esse processo seja concluído rapidamente. Porém, a dificuldade no contato telefônico, a indisponibilidade da agenda e a falta de mecanismos inteligentes para a marcação, podem fazê-lo desistir e ir para a concorrência.

Por isso, é fundamental disponibilizar novas formas para realizar o agendamento, tais como, permitir que seja feito on-line. 

Melhore a sua sala de espera

A necessidade de esperar por um atendimento não é um momento agradável para o paciente, principalmente se você é o responsável pelo atraso. Por isso, torne a sala de espera um ambiente acolhedor e com opções para entretê-los.

Assim, a espera se torna uma experiência positiva e ele não perceberá o tempo que precisou aguardar pelo atendimento. Além disso, ofereça diferentes opções de bebidas e lanches, tais como, água, suco, café, biscoitos, etc.

Padronize o atendimento

Após mapear os procedimentos e otimizá-los, eles precisam se tornar um padrão para seus funcionários. Assim, todos os pacientes serão tratados da mesma forma, receberão a atenção que esperam e ficarão encantados com os serviços prestados.

3) Modernize o consultório 

Em um consultório não informatizado, oferecer um bom atendimento não é uma tarefa fácil, pois mesmo que haja simpatia e boa vontade, dificilmente será possível dedicar a atenção necessária em razão das muitas atividades a realizar.

Ademais, sem o recurso do agendamento online, é bem provável que o seu cliente não tenha uma experiência positiva ao buscar o contato telefônico.

Neste sentido, a modernização do consultório com um software médico é uma ação essencial para quem deseja encantar os seus pacientes. Isso porque, além de migrar a marcação de consultas para o ambiente digital, você passa a dispor dos seguintes recursos:

  • prontuário eletrônico: todos os dados necessários do paciente são armazenados em um único lugar e precisam ser preenchidos uma única vez. Além disso, oferece a prescrição digital de medicamentos e tratamentos, consulta a um bulário digital, modelos pré-configurados de documentos, etc.;
  • integração entre agendas: o agendamento online é associado as agendas médicas dos profissionais do consultório. Assim, reduz-se o risco de conflitos de horários e marcações duplicadas;
  • envio de lembretes: ao realizar o agendamento pelo site, o paciente recebe, automaticamente, um SMS ou e-mail confirmando a marcação. Além disso, em data próxima ao agendado, receberá lembretes da consulta, diminuindo os atrasos e cancelamentos;
  • estratégias de marketing: uma boa ferramenta oferece a integração de todas as suas funcionalidades. Assim, é possível conhecer o perfil do seu cliente e criar estratégias de marketing para fidelizá-lo, como, por exemplo, disparo de e-mails marketing;

4) Invista no pós-consulta

O encantamento do paciente é resultado de um processo que se inicia no agendamento da consulta e perdura por todo o período em que ele continuar a buscar os seus serviços. Contudo, se não houver investimento no pós-consulta, pode ser que ele não retorne.

Quando falamos de pós-consulta, estamos falando de todo o período que envolve o fim do atendimento até o retorno do cliente ao consultório médico. Nesse espaço de tempo, você precisa criar ações que mantenham o seu relacionamento com ele.

Ainda, com um software médico esse trabalho é facilitado, pois, costumam oferecer recursos específicos para o pós-consulta, como, por exemplo, o envio de lembretes dos próximos agendamentos.

Outrossim, dispor de um sistema informatizado permite que você automatize o disparo de e-mails marketing em datas especiais, tais como, felicitações de aniversário, celebração do dia dos pais ou das mães, entre outros.

Portanto, ao planejar encantar os seus pacientes, lembre-se das nossas dicas. Para que elas, de fato, impactem positivamente os seus clientes, implemente um software no seu consultório médico.

Quer receber mais dicas para a fidelização dos seus pacientes? Descubra como implementar um bom relacionamento pós-consulta em apenas 24 horas.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: