8 vantagens de abrir um consultório médico com o iMedicina

consultório

Ter o seu próprio consultório médico é o sonho de muitos profissionais, principalmente dos recém-formados. Porém, os inúmeros desafios que surgem no caminho podem fazer com que desistam. No entanto, ao contar com o iMedicina, todo esse processo é facilitado e descomplicado.

Você sabe quais desafios são esses? Sabe o que é um software de gestão? Conhece o iMedicina? Recomendamos a leitura deste artigo! Nele, você encontrará a resposta para todas essas dúvidas.

Quais são os desafios para abrir um consultório médico?

A falta de planejamento para a abertura de um consultório médico é um dos principais fatores que levam os empreendedores a desistir ou causam o fracasso do negócio. A explicação para isso está na falta de conhecimento sobre gestão administrativa e financeira de uma empresa, tema que não é abordado na graduação em Medicina.

Principais desafios da abertura de um consultório médico

Quando falamos de planejamento, estamos falando da consideração de diversos aspectos que determinarão o sucesso ou o fracasso do negócio. A seguir, conheça alguns dos principais desafios para abrir o seu próprio negócio:

  • conhecer o perfil do seu público-alvo: trata-se de uma etapa fundamental, pois, apenas ao entender mais sobre as preferências e interesses dos seus pacientes é que você conseguirá atender as suas necessidades e escolher a melhor localização do consultório;
  • pagamento de impostos: a abertura de uma clínica envolve uma série de despesas com tributos federais, estaduais e municipais. Apenas com o pagamentos dessas taxas que você terá a licença para atender aos pacientes;
  • planejar os investimentos: outras despesas que precisam ser programadas são os investimentos em estrutura, tais como, locação ou compra de imóvel e equipamentos, compra de insumos, móveis e tecnologias, despesas fixas mensais, decoração do ambiente, entre outros;
  • separar a documentação necessária: prestadores de serviços de saúde estão sujeitos á fiscalização rigorosa. Por isso, é preciso informar-se com antecedência sobre toda a documentação necessária para a legalização da empresa;
  • divulgação dos serviços: para alcançar novos pacientes e fidelizá-los é necessário investir em estratégias de marketing médico. Porém, as ações precisam respeitar as limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no Manual de Publicidade Médica;
  • capacitação da equipe: mais um investimento necessário, pois, pode determinar o sucesso ou não do consultório. Capacite os funcionários para oferecer o melhor atendimento aos pacientes;
  • implementação de software de gestão: a informatização da clínica é imprescindível. Apenas com um bom software será possível ter um gestão eficaz de toda a rotina.

Agora que você já conhece os principais desafios da abertura de um consultório médico, precisamos falar sobre a importância de contar com um software de gestão nesse momento. Se ficou interessado, continue a leitura!

Como um software de gestão auxilia ao abrir um consultório médico?

Em consultórios não informatizados, a gestão de toda a rotina é ineficaz, demandando tempo e atenção dos funcionários para a execução de várias tarefas administrativas. Com um software médico a maior parte dos processos migram para o digital e passam a ser automatizados.

Consequentemente, há uma padronização das atividades, maior produtividade dos funcionários, redução de erros, maior dedicação aos pacientes e melhor avaliação deles sobre seu trabalho.

Ademais, a implementação de um software médico durante a abertura do consultório permite que o médico desenvolva, desde o início, uma gestão eficiente e centralizada da sua rotina. Outrossim, tem a possibilidade de acompanhar de perto o fluxo de caixa, evitando surpresas.

Além disso, esses sistemas dispõem de recursos que facilitam a atração e fidelização de pacientes, como o envio automatizado de SMS para lembretes e confirmação de consultas, e o disparo de e-mail marketing.

Por fim, outras facilidades trazidas por esses softwares são o agendamento online de consultas e o prontuário eletrônico. Ambos os recursos impactam diretamente na experiência do paciente e na praticidade do atendimento médico.

Quais as vantagens de abrir um consultório médico com o iMedicina?

Agora que você já entende a importância de contar com um software médico na abertura do seu consultório, chegou o momento de ser apresentado ao iMedicina, um dos sistemas mais eficientes e indicados do mercado.

Ainda, esse reconhecimento é explicado na origem da ferramenta. Isso porque o iMedicina foi criado por um médico, o Dr. Raphael Trotta, e desenvolvido exclusivamente para profissionais de saúde, atendendo as suas necessidades diárias.

Então, para que você entenda os fatores que explicam a eficácia dessa ferramenta, separamos algumas das principais vantagens em utilizá-lo.

1) Todas as ferramentas em um único local

O crescimento de um consultório médico depende, entre outros aspectos, da sua capacidade de atrair e fidelizar pacientes. Neste sentido, o sistema conta com inúmeras funcionalidades que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de marketing médico.

Além disso, a ferramenta possui recursos que possibilitam o controle de toda a gestão do consultório, como, por exemplo, acompanhar a quantidade de atendimentos através de relatórios, a evolução da base de pacientes, o sucesso das ações de pós-consulta, etc.

Por último, o iMedicina também possui um módulo dedicado exclusivamente ao controle financeiro do negócio. Assim, o profissional tem acesso ao fluxo de caixa em tempo real, consegue prever as despesas e receitas e programar futuros investimentos.

Prontuário Eletrônico Gratuito

2) Segurança dos dados do consultório e armazenamento em nuvem

A relação entre médico e paciente é baseada em confiança. Além do mais, a confidencialidade das informações dos pacientes é protegida por lei que, quando infringida, pode trazer penalidades severas para o profissional.

Neste sentido, o iMedicina um alto nível de segurança das informações, pois, todos os registros são armazenados em servidores externos controlados pela Amazon AWS, que contam com criptografia dos dados e rotina diária de backups.

3) Sistema intuitivo e fácil de usar

Um dos desafios encontrados em alguns softwares de gestão do mercado é a dificuldade com a usabilidade do sistema, exigindo um longo processo de aprendizagem. Na abertura de um consultório, o que mais falta ao médico é tempo para se dedicar a isso.

Portanto, outra vantagem do iMedicina é a facilidade de uso da ferramenta, com menus intuitivos, campos de fácil preenchimento e totalmente personalizáveis. Ou seja, basta acessar e usar, sem a necessidade de realizar treinamentos exaustivos.

4) Suporte eficiente

No entanto, se durante o uso do iMedicina, surgirem dúvidas ou a dificuldade em realizar determinada tarefa, o sistema conta com um suporte técnico eficiente e com alta disponibilidade. Além disso, a empresa possui uma biblioteca de vídeos que ensinam desde a configuração básica até o uso mais avançado da ferramenta.

5) Recurso de telemedicina

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos médicos perceberam a importância de contar com uma boa plataforma de telemedicina. Assim, o paciente recebe o atendimento que necessita sem precisar sair de casa.

Ainda, essa é mais uma das funcionalidades disponíveis no iMedicina. Portanto, com a implementação da ferramenta, o consultório pode atender aos pacientes, realizar exames, compartilhar informações com outros profissionais, tudo à distância.

6) Integração de dados com a Memed

Uma das vantagens mais interessantes do iMedicina é a possibilidade do médico prescrever digitalmente os medicamentos, exames e procedimentos para o paciente, sem a necessidade de impressão, preservando o meio ambiente e reduzindo os custos do consultório.

Além disso, o recurso da prescrição digital é integrado com o banco de dados da Memed, uma base atualizada diariamente e que conta com mais de 60 mil medicamentos. Assim, no momento da prescrição, o médico recebe informações sobre posologia, interações medicamentosas, efeitos colaterais e até o preço médio do fármaco.

7) Marketing de relacionamento com os pacientes

A experiência acumulada pelo iMedicina possibilitou a oferta de recursos que atendam às necessidades dos profissionais e que fortaleçam o relacionamento entre eles e os pacientes.

Dessa maneira, o sistema disponibiliza para os consultórios algumas funcionalidades que mantêm uma comunicação ativa com o público, tais como, envio de lembretes de consultas, e-mail marketing automatizado, entre outras.

8) Atração e fidelização de pacientes

Outro importante benefício de contar com o iMedicina é a possibilidade de dispor de automações de marketing que ajudam na atração e fidelização de pacientes. Esse recurso permite a criação de estratégias personalizadas para o seu público, sem a necessidade de intervenção humana.

Ademais, alguns dos exemplos dessas automações são o agendamento online de consultas, o envio de lembretes de retorno e de consultas, o disparo de e-mail marketing para parabenização em datas comemorativas ou para envio de conteúdos informativos.

Além disso, todo o conhecimento acumulado do setor, permitiu o desenvolvimento do Método iMedicina, que é baseado nas cinco etapas da jornada do paciente:

  • chamar a atenção: a ferramenta conta com um banco de dados de conteúdos para cada especialidade. Assim quando o indivíduo buscar por temas relacionados a sua área de atuação, serão impactados por você;
  • assimilação do problema: com a oferta de conteúdos em blogs e redes sociais é possível conscientizar o público da necessidade de procurar ajuda médica;
  • arguição: o iMedicina oferece a criação de sites médicos prontos para sanar as dúvidas dos pacientes;
  • agendamento de consulta: após chamar a atenção, assimilar o problema e tirar suas dúvidas, o paciente está pronto para agendar a consulta. Com o iMedicina, ele pode fazê-lo de forma online;
  • fidelização e divulgação: ao receber um bom atendimento, o iMedicina possibilita o envio de conteúdos informativos, tornando a experiência ainda mais positiva. Assim, é natural que o paciente se fidelize ao consultório e o divulgue para amigos e familiares.

Portanto, como você pode perceber, o iMedicina é uma ferramenta completa, pois, conta com todas as funcionalidades que você necessita no momento da abertura do consultório. A melhor parte disso? Você pode começar gratuitamente e avançar conforme a sua necessidade.

Então, não perca tempo e implemente o software médico gratuito e desfrute de todas essas vantagens!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: