8 vantagens de abrir um consultório médico com o iMedicina

consultório

Ter o seu próprio consultório médico é o sonho de muitos profissionais, principalmente dos recém-formados. Porém, os inúmeros desafios que surgem no caminho podem fazer com que desistam. No entanto, ao contar com o iMedicina, todo esse processo é facilitado e descomplicado.

Você sabe quais desafios são esses? Sabe o que é um software de gestão? Conhece o iMedicina? Recomendamos a leitura deste artigo! Nele, você encontrará a resposta para todas essas dúvidas.

Quais são os desafios para abrir um consultório médico?

A falta de planejamento para a abertura de um consultório médico é um dos principais fatores que levam os empreendedores a desistir ou causam o fracasso do negócio. A explicação para isso está na falta de conhecimento sobre gestão administrativa e financeira de uma empresa, tema que não é abordado na graduação em Medicina.

Principais desafios da abertura de um consultório médico

Quando falamos de planejamento, estamos falando da consideração de diversos aspectos que determinarão o sucesso ou o fracasso do negócio. A seguir, conheça alguns dos principais desafios para abrir o seu próprio negócio:

  • conhecer o perfil do seu público-alvo: trata-se de uma etapa fundamental, pois, apenas ao entender mais sobre as preferências e interesses dos seus pacientes é que você conseguirá atender as suas necessidades e escolher a melhor localização do consultório;
  • pagamento de impostos: a abertura de uma clínica envolve uma série de despesas com tributos federais, estaduais e municipais. Apenas com o pagamentos dessas taxas que você terá a licença para atender aos pacientes;
  • planejar os investimentos: outras despesas que precisam ser programadas são os investimentos em estrutura, tais como, locação ou compra de imóvel e equipamentos, compra de insumos, móveis e tecnologias, despesas fixas mensais, decoração do ambiente, entre outros;
  • separar a documentação necessária: prestadores de serviços de saúde estão sujeitos á fiscalização rigorosa. Por isso, é preciso informar-se com antecedência sobre toda a documentação necessária para a legalização da empresa;
  • divulgação dos serviços: para alcançar novos pacientes e fidelizá-los é necessário investir em estratégias de marketing médico. Porém, as ações precisam respeitar as limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no Manual de Publicidade Médica;
  • capacitação da equipe: mais um investimento necessário, pois, pode determinar o sucesso ou não do consultório. Capacite os funcionários para oferecer o melhor atendimento aos pacientes;
  • implementação de software de gestão: a informatização da clínica é imprescindível. Apenas com um bom software será possível ter um gestão eficaz de toda a rotina.

Agora que você já conhece os principais desafios da abertura de um consultório médico, precisamos falar sobre a importância de contar com um software de gestão nesse momento. Se ficou interessado, continue a leitura!

Como um software de gestão auxilia ao abrir um consultório médico?

Em consultórios não informatizados, a gestão de toda a rotina é ineficaz, demandando tempo e atenção dos funcionários para a execução de várias tarefas administrativas. Com um software médico a maior parte dos processos migram para o digital e passam a ser automatizados.

Consequentemente, há uma padronização das atividades, maior produtividade dos funcionários, redução de erros, maior dedicação aos pacientes e melhor avaliação deles sobre seu trabalho.

Ademais, a implementação de um software médico durante a abertura do consultório permite que o médico desenvolva, desde o início, uma gestão eficiente e centralizada da sua rotina. Outrossim, tem a possibilidade de acompanhar de perto o fluxo de caixa, evitando surpresas.

Além disso, esses sistemas dispõem de recursos que facilitam a atração e fidelização de pacientes, como o envio automatizado de SMS para lembretes e confirmação de consultas, e o disparo de e-mail marketing.

Por fim, outras facilidades trazidas por esses softwares são o agendamento online de consultas e o prontuário eletrônico. Ambos os recursos impactam diretamente na experiência do paciente e na praticidade do atendimento médico.

Quais as vantagens de abrir um consultório médico com o iMedicina?

Agora que você já entende a importância de contar com um software médico na abertura do seu consultório, chegou o momento de ser apresentado ao iMedicina, um dos sistemas mais eficientes e indicados do mercado.

Ainda, esse reconhecimento é explicado na origem da ferramenta. Isso porque o iMedicina foi criado por um médico, o Dr. Raphael Trotta, e desenvolvido exclusivamente para profissionais de saúde, atendendo as suas necessidades diárias.

Então, para que você entenda os fatores que explicam a eficácia dessa ferramenta, separamos algumas das principais vantagens em utilizá-lo.

1) Todas as ferramentas em um único local

O crescimento de um consultório médico depende, entre outros aspectos, da sua capacidade de atrair e fidelizar pacientes. Neste sentido, o sistema conta com inúmeras funcionalidades que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de marketing médico.

Além disso, a ferramenta possui recursos que possibilitam o controle de toda a gestão do consultório, como, por exemplo, acompanhar a quantidade de atendimentos através de relatórios, a evolução da base de pacientes, o sucesso das ações de pós-consulta, etc.

Por último, o iMedicina também possui um módulo dedicado exclusivamente ao controle financeiro do negócio. Assim, o profissional tem acesso ao fluxo de caixa em tempo real, consegue prever as despesas e receitas e programar futuros investimentos.

2) Segurança dos dados do consultório e armazenamento em nuvem

A relação entre médico e paciente é baseada em confiança. Além do mais, a confidencialidade das informações dos pacientes é protegida por lei que, quando infringida, pode trazer penalidades severas para o profissional.

Neste sentido, o iMedicina um alto nível de segurança das informações, pois, todos os registros são armazenados em servidores externos controlados pela Amazon AWS, que contam com criptografia dos dados e rotina diária de backups.

3) Sistema intuitivo e fácil de usar

Um dos desafios encontrados em alguns softwares de gestão do mercado é a dificuldade com a usabilidade do sistema, exigindo um longo processo de aprendizagem. Na abertura de um consultório, o que mais falta ao médico é tempo para se dedicar a isso.

Portanto, outra vantagem do iMedicina é a facilidade de uso da ferramenta, com menus intuitivos, campos de fácil preenchimento e totalmente personalizáveis. Ou seja, basta acessar e usar, sem a necessidade de realizar treinamentos exaustivos.

4) Suporte eficiente

No entanto, se durante o uso do iMedicina, surgirem dúvidas ou a dificuldade em realizar determinada tarefa, o sistema conta com um suporte técnico eficiente e com alta disponibilidade. Além disso, a empresa possui uma biblioteca de vídeos que ensinam desde a configuração básica até o uso mais avançado da ferramenta.

5) Recurso de telemedicina

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos médicos perceberam a importância de contar com uma boa plataforma de telemedicina. Assim, o paciente recebe o atendimento que necessita sem precisar sair de casa.

Ainda, essa é mais uma das funcionalidades disponíveis no iMedicina. Portanto, com a implementação da ferramenta, o consultório pode atender aos pacientes, realizar exames, compartilhar informações com outros profissionais, tudo à distância.

6) Integração de dados com a Memed

Uma das vantagens mais interessantes do iMedicina é a possibilidade do médico prescrever digitalmente os medicamentos, exames e procedimentos para o paciente, sem a necessidade de impressão, preservando o meio ambiente e reduzindo os custos do consultório.

Além disso, o recurso da prescrição digital é integrado com o banco de dados da Memed, uma base atualizada diariamente e que conta com mais de 60 mil medicamentos. Assim, no momento da prescrição, o médico recebe informações sobre posologia, interações medicamentosas, efeitos colaterais e até o preço médio do fármaco.

7) Marketing de relacionamento com os pacientes

A experiência acumulada pelo iMedicina possibilitou a oferta de recursos que atendam às necessidades dos profissionais e que fortaleçam o relacionamento entre eles e os pacientes.

Dessa maneira, o sistema disponibiliza para os consultórios algumas funcionalidades que mantêm uma comunicação ativa com o público, tais como, envio de lembretes de consultas, e-mail marketing automatizado, entre outras.

8) Atração e fidelização de pacientes

Outro importante benefício de contar com o iMedicina é a possibilidade de dispor de automações de marketing que ajudam na atração e fidelização de pacientes. Esse recurso permite a criação de estratégias personalizadas para o seu público, sem a necessidade de intervenção humana.

Ademais, alguns dos exemplos dessas automações são o agendamento online de consultas, o envio de lembretes de retorno e de consultas, o disparo de e-mail marketing para parabenização em datas comemorativas ou para envio de conteúdos informativos.

Além disso, todo o conhecimento acumulado do setor, permitiu o desenvolvimento do Método iMedicina, que é baseado nas cinco etapas da jornada do paciente:

  • chamar a atenção: a ferramenta conta com um banco de dados de conteúdos para cada especialidade. Assim quando o indivíduo buscar por temas relacionados a sua área de atuação, serão impactados por você;
  • assimilação do problema: com a oferta de conteúdos em blogs e redes sociais é possível conscientizar o público da necessidade de procurar ajuda médica;
  • arguição: o iMedicina oferece a criação de sites médicos prontos para sanar as dúvidas dos pacientes;
  • agendamento de consulta: após chamar a atenção, assimilar o problema e tirar suas dúvidas, o paciente está pronto para agendar a consulta. Com o iMedicina, ele pode fazê-lo de forma online;
  • fidelização e divulgação: ao receber um bom atendimento, o iMedicina possibilita o envio de conteúdos informativos, tornando a experiência ainda mais positiva. Assim, é natural que o paciente se fidelize ao consultório e o divulgue para amigos e familiares.

Portanto, como você pode perceber, o iMedicina é uma ferramenta completa, pois, conta com todas as funcionalidades que você necessita no momento da abertura do consultório. A melhor parte disso? Você pode começar gratuitamente e avançar conforme a sua necessidade.

Então, não perca tempo e implemente o software médico e desfrute de todas essas vantagens!

 

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