Agendamento online: um poderoso atrativo para a telemedicina

telemedicina

Comodidade é a primeira palavra que vem à mente dos pacientes que recorrem ao agendamento online do iMedicina, uma poderosa funcionalidade também útil na atração para a telemedicina.

Não é para menos! Por meio da função, é possível agilizar a rotina das clínicas médicas, já que permite a marcação 24 horas, fora do horário comercial, inclusive nos finais de semana e feriados.

Em tempos de pandemia, com consultórios médicos gerenciados por equipes enxutas, essa é uma vantagem e tanto para os profissionais de saúde.

Se a clínica médica em que você atua ainda não dispõe dessa utilidade, saiba por que ela é imprescindível hoje.

Por que o agendamento online é importante?

Segundo uma pesquisa realizada em 2016, 68% dos pacientes utilizavam algum tipo de agendamento online para a marcação de consultas médicas. Imagine o quanto esse percentual deve ter aumentado no último trimestre.

Não há dúvidas de que o comportamento dos pacientes mudou, por isso é fundamental acompanhar as novas tecnologias.

Além disso, a grande vantagem do recurso é a redução da ociosidade em clínicas médicas, aliada ao melhor aproveitamento das equipes de atendimento.

Como o recurso favorece a telemedicina?

Há grandes chances de um paciente com sintomas de doenças, por exemplo, recorrer ao agendamento online em um momento de dor. Nesse caso, o recurso é mais um aliado da praticidade, sendo estratégico para a assistência médica a distância.

Outro perfil de paciente, comum nas clínicas, é aquele que, mesmo com o retorno programado, adia a consulta médica ao máximo. Inúmeros fatores podem contribuir para isso, como:

  • receio de ir presencialmente ao consultório médico para uma avaliação — o fato é que a maioria das pessoas não só aderiu ao isolamento social para evitar o contágio pelo vírus, como só se deslocaria ao consultório médico em último caso;
  • desconhecimento — outras ainda veem a telemedicina com desconfiança. Cabe à sua equipe clínica, portanto, informar melhor sobre a abrangência e as limitações nesse ponto;
  • esquecimento — trata daqueles inativos ou que não retornam à clínica há mais de um ano. Vale um reforço sobre a importância dos cuidados de saúde, principalmente, por conta da nova comodidade.

Perceba como a plataforma de automação médica resolveria parte da evasão destacada acima. Bastaria um disparo por e-mail, após a consulta médica online, para remarcar o retorno do paciente.

O iMedicina daria conta de “refrescar a memória” dos pacientes, dias antes da nova consulta. Com a ferramenta, ainda é possível acompanhar a confirmação do comparecimento, de forma online.

Só isso facilitaria o gerenciamento do tempo na clínica médica, certo? E há outras vantagens, como você vai descobrir nos próximos tópicos.

Utilidades da plataforma de automação

Pense bem: quanto tempo as secretárias já perderam redigindo dados somente em agendas? É nos piores momentos que a ineficácia dessa tarefa se destaca. 

Mesmo em clínicas informatizadas, problemas assim acontecem. Tudo porque na maioria das vezes as informações não estão na nuvem ou há falta integração das informações. Isso pode gerar a perda de pacientes.

Quer um exemplo? A inconsistência pode contribuir para conflitos entre horários ou atrasos, o que causa uma péssima impressão.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Portanto, livre-se de qualquer dor de cabeça. Sincronize o agendamento manual com o online por meio da plataforma. Você vai ver como isso é possível a seguir.

Facilidade de integração

A usabilidade é uma conhecida vantagem do software médico. Quem conta com esse sistema não perde tempo, uma vez que a navegação é intuitiva, o que facilita bastante a inclusão de dados.

Imagine que o paciente tenha encontrado o consultório online. Ele mesmo terá autonomia para escolher o melhor horário e o especialista. Sem contar a comodidade da teleorientação.

Também pode acontecer de alguém recorrer ao telefonema para o agendamento, de forma simultânea ao primeiro caso. Nem isso interfere no sistema, pois basta sincronizar as duas agendas. Sua secretária mesmo faz isso, rapidamente, em poucos cliques.

Além disso, logo após a consulta online, o profissional de saúde pode enviar um link por e-mail, para que o paciente agende o retorno previsto.

Dessa forma, os dados ficarão visíveis e, mesmo se um imprevisto ocorrer, com danos permanentes no computador, é possível acessar tudo no sistema. Afinal, os dados estão salvos na nuvem, sendo facilmente acessados, inclusive, pelo celular.

Por último, a agenda do dia ainda pode ser compartilhada entre os colegas. Mais uma vantagem do iMedicina.

Conveniência do paciente

Outra funcionalidade é que por meio da plataforma o paciente pode escolher se prefere uma consulta por convênio ou particular. E ainda é possível emitir a nota fiscal ao término do procedimento médico.

Coleta de informações

O sistema também facilita na mensuração mensal das faltas dos pacientes por dia, horário e profissional, e também calcula a frequência com que isso tem acontecido.

Isso servirá como parâmetro para melhorias e treinamento e, assim, oferecer a melhor experiência no futuro.

Incorporação da telemedicina

Muitos médicos já incorporaram a tecnologia nos consultórios. No entanto, se esquecem da questão da segurança, algo fundamental em Medicina. Nesse caso, não abra mão desse requisito, pois a privacidade do paciente deve ser resguardada.

Telemedicina e segurança

Conte com o iMedicina também para oferecer esse ambiente seguro por meio da teleconsulta. Com a plataforma, o profissional se garante, já que:

  • há criptografia de ponta a ponta, mesmo durante a videoconferência. Nesse caso, somente pessoas com acesso à sala online se consultam com o profissional;
  • todo o sistema é protegido por meio do protocolo HTTPs. Além disso, o programa ainda é hospedado nos servidores da Amazon AWS;
  • somente o médico autorizado — ainda assim, com controle e token — permite o acesso do paciente pelo IP. Além disso, a própria plataforma alerta sobre navegações perigosas e monitora acessos indevidos;
  • o acesso ao prontuário é restrito a uma única janela, outra garantia de segurança no registro de dados em consultas.

Telemedicina: a tecnologia do futuro

Agora que você já sabe como o agendamento online favorece a telemedicina, não resta dúvida de que o iMedicina é a peça fundamental para ajudar você a seguir com a transformação digital do seu consultório.

Essa modalidade médica tem tudo para se expandir no país, afinal, há um grande déficit de médicos em diversas regiões do Brasil. Ou seja, agora todos poderão se conectar online, graças à telemedicina.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue navegando pelo nosso blog.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: