O desenvolvimento da internet trouxe uma inúmera quantidade de vantagens para as pessoas e também para os negócios. Ela oferece cada vez mais possibilidades que servem para facilitar as nossas vidas em diversas atividades que fazemos durante o nosso dia a dia.
Seja nas compras; em transações bancárias; em reservas de hotéis, aviões e viagens; para fazer pesquisas, nos estudos; para passar o tempo; para se inscrever em eventos; vendas; entre muitas outras coisas, é fato que a internet é uma mão na roda e otimiza um tempo que antes não tínhamos.
Para os negócios – seja ele qual for – a internet também chegou para ajudar no crescimento. No setor da saúde, muitas pessoas já utilizam a internet para buscar profissionais perto de sua região ou por indicação de alguém. Podemos dizer até mesmo que a maioria das pessoas busca consultórios e clínicas médicas e de outras atividades relacionadas à saúde por meio de sites de busca. Por isso, para você que tem o seu próprio consultório, é fundamental estar presente no mundo online.
Ter um site completo com as informações necessárias para contato e serviços que o consultório ou a clínica oferece é muito importante. No entanto, é preciso mais. É preciso usar a internet e as mídias sociais ao seu favor, atraindo assim mais pacientes.
Uma boa dica é ter ferramentas como agendamento on-line para que o paciente agende a sua própria consulta. Outra dica é criar um blog ou um espaço para que você possa trocar dicas e informações úteis com os seus pacientes.
Sistema de gestão integrado
Tanto em consultas particulares como em consultas por intermédio do convênio, o paciente quer ter facilidade no momento do agendamento da sua consulta. Por isso, as clínicas e consultórios estão buscando meios de facilitar o contato com o paciente e, geralmente, isso vem com o uso de um sistema de gestão integrado.
O que é um sistema de gestão integrado? É um software que otimizará o processo de trabalho e negócio, fornecendo ferramentas que ajudarão no atendimento ao cliente, no agendamento de consultas e na gestão financeira do negócio, tornando a comunicação e a relação entre os profissionais do consultório e entre os profissionais e paciente mais rápida, prática e eficaz.
Uma das grandes facilidades que um sistema de gestão integrada pode trazer é a gestão da agenda. A agenda é essencial para o funcionamento do dia a dia do consultório ou clínica médica, sendo importante para que os médicos possam se programar e saber quem são os seus próximos pacientes, e para os profissionais que trabalham na recepção, para o agendamento de novas consultas ou retornos. Além da praticidade do trabalho na clínica, esse sistema também pode trazer uma grande facilidade para o paciente.
O sistema de gestão integrada do iMedicina permite que o gestor tenha uma gestão mais efetiva do seu negócio, gastando menos tempo com questões burocráticas e otimizando o atendimento aos seus pacientes.
As ferramentas também ajudam a atrair mais pacientes, principalmente os que pagam suas consultas pelo plano particular, o que pode aumentar o faturamento da clínica. Dessa maneira, o consultório se torna menos dependente de convênios, fidelizando mais pacientes particulares. Tudo isso diminui os intervalos que ficam sem atendimento na agenda e aumenta a presença dos pacientes no consultório.
Agendamento de consultas online
Como dissemos, as pessoas usam a internet para tudo, buscando a facilidade e a praticidade em muitos momentos e nas diversas atividades que realizam no cotidiano. Com a sua saúde, não é diferente. Se a internet pode facilitar o agendamento de consultas, sem dúvida nenhuma, o paciente utilizará este recurso para marcar um horário com o seu médico. Além da facilidade, isso também traz uma comodidade muito mais eficiente.
Portanto, se você tem o seu próprio consultório, não deixe de pesquisar opções de sistemas que permitam que o paciente agende a sua própria consulta diretamente de casa. O agendamento pela internet traz a opção de o paciente consultar quais são os dias e horários que estão livres e qual é o melhor período para a sua agenda pessoal.
O processo acaba se tornando muito mais rápido, uma vez que ele não precisa ligar no consultório e ficar perguntando várias vezes para a secretária quais são os dias livres, até achar o que é mais conveniente para ele. Com a agenda aberta em mãos, o paciente pode visualizar suas possibilidades e, com poucos cliques, confirmar o seu agendamento.
Outra vantagem é que, com a utilização do sistema online, a agenda fica disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana. Ou seja, acessando da sua própria casa, o paciente pode fazer isso no tempo que for, sem a necessidade de ligar em dias e horários de expediente ou esperar para ser atendido pelo telefone. A comodidade, como podemos ver, é muito maior para o paciente.
Vantagens do agendamento online para o consultório
O sistema de gestão integrada é uma ferramenta que trará muitos benefícios para o consultório ou clínica médica. Com a disponibilidade de novas comodidades para os pacientes, como o agendamento online, é possível até mesmo atrair mais pacientes para a clínica. Isso porque o agendamento pela internet se torna um grande diferencial para que mais pessoas marquem uma consulta com você.
Ao buscar pela internet um local que atenda a sua necessidade, o paciente procura a melhor opção por vários quesitos. Qualidade, indicação, proximidade e também facilidade para contato e agendamento da consulta.
Portanto, tenha um site bom, que mostre quais são as especialidades que o seu consultório atende, quem são os profissionais que trabalham com os atendimentos e demais facilidades que você oferece. Isso é essencial para atrair uma nova base de pacientes para a sua clínica.
O sistema de gestão integrada que disponibiliza a ferramenta de agendamento online também ajuda a otimizar o trabalho do secretário do consultório. Com as consultas já marcadas pelos próprios pacientes pela internet, os dados da confirmação chegam para a secretária por e-mail e ela deve criar uma ficha e arquivar os dados do paciente para posterior confirmação.
Essa funcionalidade também ajuda a desafogar o trabalho dela via telefone ou e-mail, dando assim um tempo maior para que as profissionais possam atender com mais atenção os pacientes que estão na recepção esperando para serem atendidos. Dessa forma, todo o processo de atendimento, tanto online como presencial, acaba sendo mais simples, rápido, prático e preciso.
Outras vantagens do agendamento online
Vale lembrar algumas outras vantagens que o agendamento online oferece aos consultórios e aos profissionais que trabalham com o atendimento. Uma delas é a função dos lembretes das consultas.
Dessa forma, o sistema envia um lembrete, via e-mail, SMS ou WhatsApp, próximo a data da consulta para que o paciente se lembre do seu compromisso. Essa funcionalidade diminui bastante a porcentagem de pacientes que faltam na consulta, seja porque marcaram outro compromisso ou porque não puderam comparecer.
É possível também incluir o lembrete para que os médicos saibam qual é a agenda do dia, podendo se programar antes e realizar assim todas as suas atividades. Vale dizer que os sistemas de gestão integrada também possuem plataformas para dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Dessa maneira, o médico pode puxar toda a sua agenda, seja diária, semanal ou mensal, pelo seu smartphone, podendo integrá-la à sua própria agenda pessoal. Para quem precisa ter um planejamento maior para controlar os compromissos, essa ferramenta é uma excelente ajuda!
Por fim, outra integração muito importante e útil é da agenda online com a agenda financeira, de faturamento do consultório ou da clínica médica.
Assim, é possível ter uma relação dos dias de entradas de pagamentos das consultas realizadas. Essa gestão é fundamental para que o consultório continue tendo um crescimento mais saudável e sustentável dos seus negócios.
A agenda do sistema iMedicina foi criada para aumentar a praticidade e otimizar o seu trabalho, oferecendo assim o foco necessário em atividades mais urgentes. A plataforma foi pensada para ser intuitiva, organizada e fácil de manusear.
Dessa forma, é possível que os funcionários de diferentes turnos possam trabalhar na mesma plataforma sem que haja confusão de agenda, já que todos que têm acesso possuem uma visão geral do agendamento online, seja por dia, por semana ou por mês.
Os funcionários da clínica também terão acesso aos dados dos pacientes que marcaram as suas consultas pela internet, podendo entrar em contato caso seja necessário realizar alguma alteração no dia ou horário agendado.
A integração total da agenda on-line com a gestão de outros departamentos, como o financeiro e o comercial, por exemplo, também está disponível pelo sistema iMedicina. Todas essas funcionalidades da ferramenta trazem maior otimização do trabalho dos profissionais da recepção, que podem se dedicar mais a cumprir outras responsabilidades importantes para o consultório.
Gostou das vantagens de ter uma agenda online? Não deixe de acessar a nossa página para ficar por dentro de tudo que está relacionado à área de saúde! Acesse o nosso blog e confira mais artigos!