Ao fazer a contratação de um médico para sua clínica médica é natural que consulte o seu CRM, ou seja, o seu registro médico. Dessa maneira é possível saber se a situação cadastral está de acordo com a lei.
Para saber se o médico pode ou não atuar como profissional da área é preciso fazer uma consulta no Conselho Federal de Medicina, ou até mesmo nos Conselhos Regionais de Medicina existentes em cada estado. Estes podem ser encontrados também a partir do Conselho Federal.
Basta entrar no site do Conselho Federal de Medicina e, na aba cidadão, clicar em busca por médico. Na página seguinte é possível consultar o profissional em questão. Vale destacar que os números seguidos da letra P são inscrições provisórias feitas com atendimento a liminar. Já os com a sigla EME são inscrições de estudante médico estrangeiro. Por fim os com número 300 são médicos estrangeiros com o visto provisório.
Basta preencher o nome do médico, número e estado do CRM, cidade, situação (se é ativo ou inativo), especialidade e área de atuação. Outro preenchimento é o tipo de inscrição, o qual pode ser:
• Principal: principal inscrição do médico, podendo no máximo uma delas estar ativa.
• Secundária: inscrição em outros estados, mantendo a principal ativa.
• Provisório: inscrição por medida judicial.
• Estudante médico: visto temporário para estudo, normalmente concedido para médicos estrangeiros.
Os Conselhos Regionais também oferecem o serviço de busca por médicos. No CREMESP, Conselho de São Paulo, possui um Guia Médico que facilita o acesso de todos aos profissionais da área. Todas as informações são divulgadas com autorização dos médicos. A consulta pode ocorrer por nome ou por CRM, nome do médico, situação, cidade e especialidade médica.
O mesmo vale para o CRMMG, Conselho de Minas Gerais. No site, no menu Serviços a Comunidade, basta clicar no subitem Pesquisar por Médicos. Você opta pela busca por nome ou por CRM e escolhe a especialidade médica ou área de atuação. Além disso, há a opção de baixar um arquivo com todos os médicos inscritos, caso você queira realizar uma busca mais ampla.
No CRM de Santa Catarina, a Busca por médicos pede nome ou CRM, especialidade, município, região e a situação do profissional. Esta pode ser regular, afastado, aposentado, cassado, falecido, transferido ou cancelado.
No site do Conselho Médico do Amapá, o layout de busca é idêntico ao do Conselho Federal, com as explicações de siglas e mesmos itens de preenchimento.
É de extrema importância consultar o CRM do médico que trabalhará com você. Dessa maneira garante-se a idoneidade do profissional bem como reduz problemas futuros. Ninguém deseja ter em seu consultório uma pessoa que não cumpre com a lei e não possui comprometimento com a profissão. Esse médico poderá não ser capacitado e causará problemas para o seu consultório, logo a necessidade de saber exatamente qual a situação atual dele.
Com a busca do CRM, cuidado e atenção apenas ótimos profissionais integração o seu time. Quer mais conteúdos como este? Acesse agora mesmo o nosso blog!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment