Marketing personalizado: descubra o perfil dos seus pacientes

perfil de pacientes

A única forma de vencer no marketing de conteúdo é fazer o seu leitor dizer: ‘Isso foi escrito especialmente para mim.’ – Jamie Turner

No marketing de conteúdo – estratégia que visa atrair o seu público através de conteúdo útil que você produz em uma plataforma com o seu domínio: um blog ou site, por exemplo – o seu paciente precisa acreditar, genuinamente, que o conteúdo que você produziu foi escrito especialmente para ele – esse é o efeito que esperamos com um blog em saúde!

O objetivo do marketing de conteúdo é entregar valor em forma de informações úteis que podem ajudar o seu público a entender melhor sobre determinado assunto sem ter que dar nada em troca por isso.

Para que essa estratégia seja realmente efetiva, o seu público tem que se identificar fortemente com tudo aquilo que você produz e divulga no seu blog ou nas redes sociais. Mas a questão crucial é:

Como atingi-lo no lugar e na hora certa? Como produzir os conteúdos que tocarão no ponto ideal que vai mobilizar o seu paciente e trazê-lo ao seu consultório?

A resposta é simples, curta e direta:

Você precisa conhecê-los.

Mas não se engane: a resposta é simples, mas não é fácil de ser executada.

Conhecer os seus pacientes, envolve muito mais do que uma conversa no momento da consulta. É preciso que nos aprofundemos um pouco mais nessas pessoas para traçarmos as estratégias ideais para alcançá-las.

Para te mostrar que não é uma tarefa fácil, tente responder a essa pergunta:

Atualmente, você sabe dizer com certeza, sem pensar duas vezes, qual é o perfil de pacientes que frequenta o seu consultório?

Se são mais mulheres ou homens? Em quais redes sociais essas pessoas estão, quais são seus hábitos diários? O que a maioria dos seus pacientes têm em comum? Quais são os problemas que mais levam os seus pacientes a te procurarem? Desses problemas, quais tem maior potencial de lucro para o seu consultório?

O que vamos tentar com o artigo de hoje é te mostrar possibilidades de atalhos para conhecer mais profundamente o seu público a partir de hoje!

O que é e qual a importância de definir a persona do seu consultório?

perfil de pacientes

Nós chamamos de persona a representação fictícia do seu paciente ideal! Aquele que traz mais retorno para o seu consultório e faz parte do seu público principal.

Nessa representação fictícia você deve conhecer muito bem os detalhes dessa pessoa: seus hábitos, onde costuma buscar informações na internet, em quais redes sociais ela está, de que forma ela chegou até o seu consultório, etc. Nada mais do que traçar o perfil de pacientes do seu consultório.

Se você possui mais de um público distinto (certas especialidades médicas realmente terão), não tem problema! Você pode criar 2 ou 3 personas diferentes, uma para cada tipo de público que tiver.

O importante é focar em apenas uma delas na hora de produzir um conteúdo. Se faça as seguintes perguntas:

  • Qual público eu desejo atingir com o conteúdo que vou escrever agora?
  • Quais assuntos se referem a esse público específico?
  • Como tornar ainda mais pessoal a minha comunicação com esse público?

Quando você define bem a sua persona, você consegue produzir conteúdos mais específicos para o seu público e traçar estratégias de marketing mais efetivas e que filtrarão as pessoas certas para o seu consultório.

Com um bom entendimento de público, você consegue:

  • Definir o tipo de conteúdo ideal capaz de atingir o seu público;
  • Descobrir o tom ideal da sua escrita: se esse público prefere uma comunicação mais informal e descontraída, ou se o perfil exige uma escrita mais formal, técnica e pontual, por exemplo.
  • Alinhar os assuntos que fazem parte do interesse dos seus pacientes;
  • Entender melhor quais são as redes sociais ou plataformas em que o seu público, majoritariamente está, para garantir a visibilidade dos seus conteúdos;
  • E, principalmente: você consegue filtrar os seus conteúdos para que as pessoas certas cheguem ao seu consultório, o que aumenta a sua previsibilidade de caixa e a eficiência da sua estratégia de marketing.

Como posso definir a persona do meu consultório?

Uma forma de conhecer a persona que representa o público do seu consultório é realizar o que chamamos de “pesquisa de persona”. Você pode enviar essa pesquisa por e-mail ou deixá-la disponível na sala de espera para que o seu funcionário da recepção oriente o seu paciente a respondê-la enquanto espera por uma consulta.

É importante que você faça uma pequena apresentação no início da pesquisa e explique o que ela é e o porquê de estar realizando tal procedimento, para que tudo esteja claro.

O problema dessas pesquisas é que elas podem não abranger o número suficiente de pessoas que você precisa. Muitos dos seus pacientes optarão por não respondê-la…

Então, como analisar mais profundamente e de forma mais vasta todo o público que frequenta o nosso consultório?

Pensando nessas questões, nós providenciamos alguns recursos no iMedicina que conseguem nos mostrar exatamente o que precisamos saber sobre os nossos pacientes. E mais: você pode personalizar e definir os dados que deseja analisar no software.

Sua pesquisa de persona pode ser mais simples do que você imagina: basta analisar os dados e estatísticas  sobre os seus pacientes que o iMedicina disponibiliza para você em seu painel.

perfil de pacientes

 

Você já conhece o recurso de tags do iMedicina?

Bom, no seu prontuário eletrônico você pode, durante uma consulta, marcar o seu paciente com as tags que quiser para agrupá-lo a outros pacientes com as mesmas características. Vamos supor que o seu paciente tenha hipertensão. Nesse caso, você pode marcá-lo com #hipertensão durante a anamnese que, automaticamente, ele fará parte das estatísticas dos pacientes que possuem essa doença.

Agora pense que esse mesmo processo vai acontecer para todas as doenças e sintomas que você recebe diariamente no seu consultório, de forma prática e rápida. Em menos de alguns segundos, esses dados tornam-se estatísticas muito úteis para que você descubra mais sobre o perfil clínico dos seus pacientes.

Você pode, também, fazer algumas perguntas ao seu paciente durante a consulta. Pergunte a ele qual é a sua rede social de preferência e o marque com #facebook, por exemplo. No final do mês, você saberá, através de estatísticas precisas, quais são as redes sociais mais usadas pelos seus pacientes.

Imagine, agora, como ficará mais fácil descobrir qual é a persona do seu consultório – a representação principal do público que frequenta o seu consultório! Basta ir ao painel de estatísticas e selecionar a tag que você deseja analisar e você poderá visualizar a porcentagem de pacientes com determinada característica.

Dessa forma, torna-se bem mais fácil traçar uma estratégia de marketing realmente efetiva e que vai atingir o seu público em suas principais características.

Identificar um padrão de pacientes não é tarefa fácil, mas contra dados não há argumentos! Descobrindo as características em comum dos seus pacientes e as porcentagens de doenças e outros dados mais recorrentes no seu consultório, você consegue centralizar os seus esforços em um só ponto e aumentar as chances de ser bem sucedido em sua estratégia.

Ao analisar as tags, você consegue descobrir, por exemplo, quais assuntos você deve explorar em seus artigos para atrair os pacientes que mais trazem retorno para o seu consultório.

Se você descobre que hipertensão, obesidade e diabetes são os principais fatores que levam os pacientes até você, já dá para saber o tema dos próximos conteúdos do seu blog, certo?

A sua pesquisa de persona estará, então, bem mais fiel ao perfil de pacientes do seu consultório e vai garantir a efetividade da sua estratégia de marketing de conteúdo!

Seus anúncios também estarão otimizados para o perfil de pacientes que deseja atingir!

Você vai parar de desperdiçar dinheiro com anúncios que não estão voltados para o público certo! Depois de descobrir o perfil dos seus pacientes através do iMedicina, você usará as palavras certas para atingir o seu público e ainda vai evitar cliques nos seus anúncios que não são convertidos em ligações e agendamentos de consultas.

Você economiza dinheiro, aumenta a estabilidade e a previsibilidade do seu caixa, além de aumentar o seu ROI (retorno sobre o investimento): tudo isso só por se aprofundar mais no conhecimento sobre os seus pacientes, com a ajuda do iMedicina.

E aí, está pronto para fazer com que os seus pacientes digam “Esse artigo foi escrito especialmente para mim!”?

Conheça melhor os seus pacientes e desenvolva a estratégia de marketing ideal para atingi-los em cheio tanto nos conteúdos do seu blog, quanto nos anúncios e demais investimentos em marketing digital!

 

Se você quer saber mais sobre o iMedicina e como ele pode te ajudar a executar a estratégia de marketing que realmente vai atrair mais pacientes para o seu consultório e fidelizar os que já te conhecem, clique aqui e fale com um de nossos consultores!

Deixe seus comentários aqui e tire qualquer dúvida sobre o iMedicina!

 

 

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