Como um software médico pode minimizar erros no consultório

software médico

 

A tecnologia sempre aparece como solução para a maioria dos problemas que impactam o dia a dia das empresas (independente do porte delas) . No caso dos consultórios, por exemplo, cresce a cada dia a adesão aos softwares para consultório médico e, junto deles, vem a expectativa de colocar “ordem na casa”. Isso porque sistemas de gestão especializados na área da saúde facilitam a integração de informações relacionadas aos pacientes, dando mais agilidade e precisão nos dados que circulam em sua clínica.

Isso ocorre porque ao informatizar os processos do seu consultório, você passa a obter ganhos extraordinários que, no final das contas, representam uma economia, como veremos mais adiante nesse post.  De imediato, sua clínica passa a ter:

 

  • Maior segurança dos dados inseridos;
  • Mais agilidade para encontrar informações;
  • Integração entre as áreas do consultório;
  • Maior controle para arquivamento dos prontuários;
  • Redução nos índices de faltas em retornos médicos.

 

Aqui estão resultados práticos e possíveis de serem alcançados ao ter processos bem definidos e informatizados por um software médico. Mas esse recurso, por si só, pode não resolver o problema. É necessário buscar soluções tecnológicas que informatizem e automatizem os processos.

A diferença é simples: uma solução que só informatiza terá os dados de modo virtual, mas ainda demandará que a equipe vá atrás dos próximos passos para realizar um procedimento, como por exemplo o agendamento das consultas.

No caso de uma solução que informatize e automatize o processo, o sistema de gestão se encarrega de lembrar quais etapas devem ser preenchidas evitando que esquecimentos ou falhas levem a problemas no processo.

Trocando em miúdos: a sua preocupação e dos que trabalham com você (a exemplo da secretária) passa a ser somente a de inserir informações. Cabe ao software médico indicar as próximas etapas e consolidar esses dados em relatórios para que sua atuação seja cada vez mais analítica e estratégica e menos operacional.

 

Vantagens de um software médico que automatiza processos

 

Já deu para perceber que a tecnologia especializada em gestão de consultórios pode representar um ganho e tanto para sua clínica, certo? Você ficará ainda mais empolgado ao saber que pode tê-la como aliada para reduzir falhas que acabam custando caro para o seu bolso. Você já parou para contabilizar o quanto a simples falha na comunicação pode custar para você? Para chegar a esse cálculo, lançamos um desafio: tente passar pelas perguntas abaixo, sem responder a um sim sequer:

  • Você já teve casos de erros de agendamento em seu consultório?
  • Já levou um tempão procurando um prontuário e não encontrou?
  • Pacientes já alegaram falta em consulta por esquecimento?

Normalmente, quando fazemos essas três perguntas a um profissional da área da saúde é praticamente impossível haver um “não” nas respostas. Aí você me diz: “Mas como resolver questões que não dependem exclusivamente de mim?”. É aí que entra o software médico, com a automatização de processos que contribuam para minimizar erros humanos no consultório, você não elimina o erro, mas o reduz drasticamente!

 

Veja quatro exemplos práticos:

 

  1. Reduzir erros de agendamento: quando você usa uma ferramenta tecnológica, que integra as informações, você elimina a possibilidade de ocorrerem falhas de marcação de consultas. A agenda automatizada, um dos recursos disponíveis nesse tipo de solução, garante que a falha na comunicação não resulte em marcações em horários que você estiver indisponível.
  2. Falha de comunicação com a(o) secretária(o): a facilidade de integrar informações possibilita que você tenha uma visão completa sobre a agenda em tempo real, em qualquer dia. Isso dá liberdade para você reservar períodos, sem ter de ficar toda hora lembrando de avisar o profissional que trabalha com você, o que pode evitar transtornos de reagendamento de consulta.
  3. Agiliza a confirmação de consulta: outra clara vantagem desse tipo de solução é a automatização de lembretes de consultas marcadas. Pela ferramenta, é possível programar o envio automático de emails ou SMS aos pacientes, evitando que essa atividade seja realizada pelo profissional responsável pela confirmação (o que pode demandar tempo e ainda ter falhas, em caso de esquecimento). Isso ajuda a reduzir as chances de faltas dos pacientes nas consultas.
  4. Facilitar o armazenamento e acesso de prontuários: além de tudo isso também é possível obter um arquivamento adequado, seguro e preciso das informações gerais do paciente. Assim, em vez de ocupar espaço e ainda demandar tempo de procura dos dados, uma simples busca pode ajudar a localizar o que você precisa saber, na hora que desejar. Quem já sofreu para encontrar um prontuário que ficou guardado em uma pasta errada ou gaveta trocada, sabe bem do que estamos falando, não é mesmo?

Escolhendo o software médico certo para o seu consultório, certamente, você reduz (e muito) as chances de erros humanos: ganha o paciente, por ter mais transparência e segurança no processo; e ganham você e sua equipe (que terão mais tempo para melhorar a experiência de atendimento e divulgação da clínica). Não deixe de acessar nosso blog para saber como a tecnologia pode ser sua aliada para melhorar a experiência de atendimento a seus pacientes.

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