Você sabe como transformar os visitantes do seu blog ou site em pacientes?
Esse é o nosso assunto de hoje! Existem alguns passos entre colocar o seu blog no ar e receber ligações em busca de um horário na sua agenda…
Mas não se preocupe… hoje eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre esse processo de captar visitantes e levá-los ao seu consultório!
Vamos lá?
Só investir em anúncios não é o suficiente, hoje em dia! As pessoas estão buscando por serviços e produtos que ofereçam um valor diferenciado, algo a mais… Essa história de esperar que os seus pacientes cheguem até você sem nenhum investimento em marketing já ficou para trás…
O boca a boca perdeu a sua eficiência e não é mais o principal responsável por atrair o seu público até você, por mais que o seu atendimento seja de alta qualidade e excelência!
Da mesma forma, investir só em marketing outbound, ou seja, aquele em que você divulga o seu consultório através de anúncios, curtos e diretos, ao seu público, também não é mais o suficiente!
Os anúncios tem a desvantagem de, talvez, serem um pouco invasivos dependendo do momento em que aparecem para alguém que faz parte do seu público. Isso porque não foi aquela pessoa quem procurou por você… Você simplesmente apareceu para ela em um momento em que, talvez, ela não estaria preparada ou interessada no assunto…
Por isso é tão importante investir em um tipo de marketing em que o seu público chega até você de forma livre e espontânea: o inbound marketing!
No inbound marketing é o seu público quem te procura! Na verdade, ele estará buscando por um determinado assunto e dará de cara com o seu site ou blog que vai se aprofundar naquele tema e entregar a ele informações inteligentes e de relevância!
A gente precisa parar de interromper as pessoas em seus interesses e ser o que elas estão interessadas – Craig Davis, ex CCO da J. Walter Thompson
Precisamos mesmo parar de interromper as pessoas em seus interesses e passarmos a ser a resposta para o que elas procuram!
Se eu sei que o meu possível paciente, provavelmente, busca sobre glaucoma nas plataformas de busca, como o Google, por exemplo, eu tenho que me preocupar em aparecer como resultado para essa pesquisa!
Bom, uma forma de alcançar esse objetivo é criar um blog do meu consultório, no qual eu vou explorar os assuntos que mais me atraem pacientes e produzir conteúdos sobre eles!
Dessa forma, quando alguém pesquisar por glaucoma, vai encontrar um artigo meu sobre “10 coisas que você não sabia sobre o glaucoma”. Se gostar do conteúdo, com certeza essa pessoa voltará mais vezes ao meu blog e passará a seguir a página do meu consultório nas redes sociais!
Caso o seu consultório ainda não tenha um blog, não se preocupe! Nós vamos continuar te atualizando com dicas e passos que você pode seguir para criar o seu! Falando nisso, escrevi um artigo bem legal sobre como deve ser um site médico ideal, depois dá uma olhadinha!
Mas se você já tem um blog, é agora que a história vai começar a ficar interessante!
Bom, agora é certificar-se de que você está atraindo um volume de tráfego bacana! De nada adianta começar a produzir conteúdos de qualidade se ninguém está lendo os seus conteúdos, certo?
A primeira coisa que você tem que descobrir é se está direcionando os seus conteúdos para as pessoas certas: aquele público que gera mais lucro para o seu consultório, hoje em dia!
Em seguida, comece a se preocupar com o SEO (Search Engine Optimization) dos seus conteúdos! SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas de otimização dos seus conteúdos para os motores de busca!
Escolha uma palavra-chave e escreva o seu artigo em torno dela, usando-a no título e nos subtítulos do seu texto.
Bom, mas e aí?
Você já começou a produzir conteúdos de qualidade em torno de assuntos que são interesses específicos do público que você quer atrair para o seu consultório.
Também já otimizou os seus conteúdos para serem bem ranqueados no Google, e, alguns deles, já estão até posicionados nas primeiras páginas de resultados…
Mas o retorno desse esforço não está sendo tão significativo ainda…
Primeiro, eu tenho que te dizer que isso é normal! O marketing de conteúdo é uma estratégia em longo prazo e demora um tempo até começar a te trazer resultados… porém eles são mais estáveis e consistentes do que a estratégia de outbound.
Em segundo lugar, tenho que te dizer que existem algumas ações estratégicas que você está deixando de executar nesse processo e que poderiam potencializar e acelerar o alcance das suas metas!
Entre publicar um conteúdo no blog e receber uma ligação no consultório, existe um longo caminho que você pode encurtar com as dicas que eu vou te dar hoje!
Leads são todos aqueles visitantes do seu site que deixaram seus contatos de e-mail para você! Possuir uma boa base de leads é extremamente importante para qualquer estratégia de marketing! O e-mail ainda é uma ótima forma de interação social e você pode usá-lo para enviar conteúdos e informações importantes sobre o seu consultório para toda a sua base!
Dessa forma, você se aproxima do seu público, melhorando a sua relação com ele, e aumenta as chances de o seu consultório ser a primeira opção que virá à mente dessas pessoas quando elas precisarem de uma consulta.
Para entender mais sobre o assunto, veja o artigo:
Mas a questão é: como conseguir capturar os e-mails dessas pessoas? Por que elas me deixariam essa informação?
Para que uma pessoa te informe o seu e-mail, você deve entregar a ela, em troca, algo de muito valor! Você precisa criar um conteúdo de alta qualidade e que vá além de um artigo… um e-book, por exemplo!
E-books são pequenos livros digitais, normalmente em PDF. Eles são fundamentais para estabelecer um relacionamento de alto nível com o seu público. Isso porque passam informações relevantes, de forma aprofundada e detalhada, diagramados de forma atrativa e que facilite a leitura do seu público! É uma ótima forma de capturar e-mails já que são conteúdos extensos e completos!
Outros tipos de conteúdo que também são ótimos para a captura de e-mails: guias, checklists, infográficos – qualquer material que informe o seu público de forma aprofundada, inteligente e visualmente atrativa.
Para disponibilizar o seu conteúdo para o seu público e capturar e-mails, você vai precisar de uma landing page.
Landing pages são páginas de destino focadas em capturar os e-mails do seu público! É nela que você deixará disponível um e-book para download, por exemplo. Para baixar o seu material, a pessoa que acessar a sua landing page, terá que deixar algumas informações (definidas por você). Pode ser o nome e o e-mail, apenas, por exemplo.
Em breve, você terá uma lista com todos os e-mails dos visitantes que baixaram o seu material! Aí é só começar a usar essa base de leads na sua estratégia de marketing de conteúdo!
Você pode enviar e-mails com conteúdos e informações importantes para a sua base. Além de também poder informá-los à respeito do seu consultório: quais tipos de consulta você realiza nele, como é feito o agendamento, quando é preciso consultar-se com você e qual a frequência ideal de retorno, etc.
Pensando nesse obstáculo e tentando eliminar a necessidade de você ter que recorrer a outras ferramentas e plataformas que, muitas vezes, exigem muito tempo e dinheiro para serem perfeitamente dominadas, nós resolvemos facilitar as coisas por aqui!
Como você já sabe, o iMedicina não é só um sistema de prontuário eletrônico. Nós nos preocupamos muito com a parte estratégica do seu consultório e tentamos integrar ao software de gestão, todas as ações de marketing que você precisa executar para melhorar os resultados do seu consultório.
No iMedicina, além de você poder criar o site e o blog do seu consultório direto do software, nós resolvemos acrescentar mais uma funcionalidade a essa seção: a criação de landing pages!
Agora, além de ter os seus conteúdos publicados em um blog totalmente desenhado para a área da saúde, você também poderá criar as suas próprias landing pages de forma simples, rápida e prática, personalizando os campos que desejar.
Funciona assim: você produz um material que acredita que possui valor o suficiente para que os seus possíveis pacientes deixem seus e-mails e, então, basta criar a landing page que vai contê-lo!
O iMedicina disponibiliza uma landing page padrão e você pode modificá-la e personalizá-la da maneira que quiser, à partir do conteúdo que você quer publicar e as informações que você deseja capturar de quem baixá-lo!
Você pode definir quais campos seu público terá que preencher: nome, sobrenome, telefone, e-mail, etc.
Todos os e-mails capturados nas landing pages do seu consultório estarão disponíveis no iMedicina! E a partir daí, você pode usá-los em qualquer estratégia de e-mail marketing…
Sua estratégia pode ser bem mais eficaz se você captura os e-mails dos seus possíveis pacientes, ampliando o contato e encurtando o caminho entre a visita ao seu site e o agendamento de uma consulta!
Uma estratégia voltada para a estruturação de uma campanha de e-mail marketing que potencialize os resultados no seu consultório é a nossa dica de hoje! E isso só é possível se você consegue capturar os e-mails do seu público, através das landing pages!
Se você ainda não sabe tudo sobre o iMedicina, dá uma olhadinha aqui para descobrir no que mais podemos ajudá-lo para tornar a sua estratégia de marketing mais eficaz!
Até a próxima!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment