É bem verdade que a medicina é uma das áreas que mais inovam: equipamentos ultramodernos para diagnóstico, indústria farmacêutica com pesquisas avançadíssimas, novos procedimentos cirúrgicos e por aí vai.
No entanto, as práticas de gestão de processos no consultório parecem não acompanhar o mesmo ritmo, não é mesmo? Parece, mas vamos mostrar que não é bem assim: há tecnologias para saúde repletas de novidades que poucos ainda conhecem e com respostas aos anseios enfrentados pelos médicos.
Volte só um pouco no tempo e imagine quantos benefícios a era da informática possibilitou a você. De cara, uma maior organização e uma rigidez maior com a segurança das informações que circulam na empresa.
Na lista dessas inovações das últimas décadas, não tem como não deixar de fora o computador. A partir dele, veio a centralização de dados e um maior cuidado no registro de informações. Saem as fichinhas e seus arquivos de mesa e entra em cena um hardware que foi capaz de otimizar o trabalho das secretárias (e por consequência o de médicos também).
Embora tenha sido um investimento pesado, em um primeiro momento, muitos consultórios não hesitaram em contar com a ajuda da informática, para conseguir vencer velhos desafios de toda clínica: dados que se perdiam ou tempo demais para localizar prontuários e informações que com alguns cliques estão ali, bem em frente a você. Outro benefício que veio junto da informatização é a agenda eletrônica: o controle mais eficaz dos pacientes, o que contribuiu bastante para a fidelização.
Em uma evolução natural deste caminho veio o prontuário eletrônico: softwares com funcionalidades bem similares a outros programas de uso comum instalados no computador passaram a facilitar o registro de dados dos pacientes. A possibilidade de arquivar resultados de exames e ampliar o banco de dados sem ter de crescer o espaço físico do consultório contribuiu também para melhorias no acompanhamento de cada consulta.
Embora estas fossem conquistas importantes, nem sempre os consultórios e clínicas evoluíam suas práticas de gestão de processo com softwares de ponta, a exemplo de sistemas integrados, conhecidos no mercado especializado como ERP (Enterprise Resource Planning). Simplificando: são programas robustos, capazes de serem acessados de quaisquer dispositivos
Se há algum tempo o computador era o elemento mais do que essencial para a organização do consultório, hoje em dia não dá para contar só com ele. Você sabe bem que muitas vezes os dados precisam ser acessados, com segurança, em outros dispositivos, como tablets e até smartphones. O avanço em tecnologias para saúde permite isso: conexão a informações que o consultório necessita, em qualquer local do planeta, a partir de um aparelho conectado à internet.
Há pouco tempo sistemas integrados com essas funcionalidades que mencionamos passaram a ser desenvolvidos por especialistas que entendem dos desafios presentes na rotina de uma clínica médica. O que possibilitou um encurtamento da distância das tecnologias de saúde, no campo da gestão de consultórios, em relação a outras soluções tecnológicas focadas em áreas diferentes, como o financeiro e o jurídico, por exemplo.
Mas, como em todas as questões, há sistemas de gestão mais preparados e focados nas suas necessidades e há outras que são adaptadas à realidade da clínica. Cabe bem aqui aquele ditado popular: o cuidado para acabar não levando gato por lebre. Fique de olho se a solução tecnológica de seu interesse dispõe dessas três ferramentas incríveis com foco em tecnologia para saúde:
#1 Sistema de gestão automatizado: os softwares mais avançados para organização do consultório possibilitam a automatização de processos. Algumas soluções disponíveis no mercado apenas informatizam, isto é, fazem com que os dados estejam nesses programas, mas sem dispor de recursos que o auxiliem para uma melhor prática de gestão, que é justamente o diferencial em ferramentas de automação.
Para compreender melhor isso, veja esse exemplo: ao programar uma consulta em um sistema de gestão automatizado, ele poderá ajudar você a lembrar o paciente, a partir de disparos automáticos de mensagens por e-mail ou SMS. Já soluções que apenas informatizam necessitam de intervenção humana para cada uma das ações.
#2 Automação de e-mails: é outro recurso eficiente das soluções mais modernas disponíveis para a gestão de consultório. Com elas, é possível o envio automático de mensagens para o e-mail do paciente que passou por algum procedimento, relembrando a ele os cuidados necessários. Também é possível o envio automático de outras mensagens posteriores, lembrando do retorno médico, para nova avaliação. Isso melhora a experiência de atendimento e possibilita maior eficácia no tratamento concedido.
#3 Criação de site/ blog: outra possibilidade das ferramentas de ponta, disponíveis para consultório médico, é a facilitar o desenvolvimento de uma página de divulgação da sua clínica (podendo ser um site ou blog). A partir de modelos prontos, com layouts incríveis e estrutura pensada para facilitar a navegação do seu paciente, os sistemas de gestão especializados em consultório permitem funcionalidades que melhoram a visibilidade de seu negócio, sem demandar grandes investimentos e empenho de energia de sua parte.
E agora, você continua com a mesma impressão de que os avanços não são tão grandes assim? Me arrisco a dizer que não!
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