Quando se fala em software de prontuário eletrônico, é natural logo vir à mente um programa que ajuda na organização de informações e que possibilita o aumento de produtividade em seu consultório, certo? Não deixa de ser verdade.
A questão é que a tecnologia está tão avançada em soluções de gestão para clínicas que, por falta de conhecimento, muitos ainda investem dinheiro em softwares que resolvem parte dos problemas. Resultado? Muita grana jogada fora e pouca rentabilidade.
Certamente, você já deve ter tido boas experiências de compra em sites na internet, a partir de sistemas bem simplificados e que o ajudaram a economizar seu tempo e a concluir sua ação em poucos passos. Olhando assim parece até um privilégio do varejo e de outros segmentos dispor de tecnologias de ponta, que oferecem atendimentos diferenciados e personalizados para seus clientes.
Mas se engana quem pensa dessa maneira: o mercado de softwares de prontuário eletrônico está tão avançado que esses mesmos recursos que estão por aí ajudando a alavancar vendas nos e-commerces podem estar dentro de seu consultório, transformando a experiência de atendimento dos seus pacientes.
Para descomplicar mais, veja algumas ações possíveis de serem realizadas por um software de software de prontuário eletrônico especializado:
- Agendamento de consulta direto no site da clínica;
- Envio automático de mensagens para confirmação do agendamento;
- Lembretes de consultadas aos pacientes;
- Disparo automatizado de e-mails com orientações pós-consultas;
- Integração de todas as informações com mecanismos de Business Intelligence;
- Prontuário médico integrado com histórico do paciente, contribuindo para maior efetividade na consulta e mais precisão no tratamento;
- Gestão financeira integrada para auxiliar no controle de custos da clínica.
Isso só para listar alguns ganhos! Mas o que há de mais moderno em softwares de prontuário eletrônico para consultórios está no quesito Marketing e Relacionamento. As ferramentas de ponta oferecem recursos essenciais para ajudar na divulgação do seu consultório e ainda estreitar o contato com o paciente, buscando a fidelização dele com os seus serviços. O que pode ser decisivo para reduzir índices que são verdadeiras pedras no sapato: altas taxas de falta na primeira consulta ou mesmo o indicador elevado de não-comparecimento ao retorno.
Marketing de resultado
Em todo consultório que andamos por aí, percebemos a mesma lacuna: a correria é tanta que falta tempo (ou até mesmo recursos) para investir numa área que é decisiva para o futuro de seu consultório.
Estamos falando da visibilidade dele na internet
Ela é a porta de entrada de potenciais pacientes de sua clínica. E não se trata tão somente de ter uma página no Facebook, não! Esse é um caminho importante, mas há uma série de requisitos para os quais você precisa ficar de olho.
Por exemplo: há soluções especializadas disponíveis no mercado que possibilitam, de um jeito bem fácil e prático, a aplicação da metodologia Inbound Marketing, o que há de mais moderno em prospecção de clientes na internet (leia mais sobre Inbound Marketing neste artigo).
Quando desenvolvida por especialistas, a solução permite de um jeito simples criar páginas para ajudar na disponibilização de conteúdos que possam impactar possíveis pacientes para o seu consultório. Tudo isso na mesma ferramenta que você armazena os dados dos pacientes, as informações financeiras de sua clínica, etc.
Relacionamento com paciente
Funcionalidades que contribuem para estreitar o relacionamento do paciente com o consultório são outros recursos já disponíveis em softwares de prontuário eletrônico especializados.
Por exemplo: imagine só você ter um sistema que envie automaticamente SMS ou e-mail diretamente ao paciente, lembrando da consulta médica, ou mesmo com outras mensagens em ocasiões especiais, como nas festas de fim de ano, no aniversário de cada um deles. São atitudes que mostram que sua clínica se importa com cada um dos pacientes.
Outra forma bem eficaz para ajudar nisso é programar envios de e-mails com orientações após a consulta, reforçando os procedimentos recomendados. A ferramenta especializada em gestão de consultórios permite ainda o envio automático de mensagens nas semanas posteriores, para acompanhar o tratamento, de modo a lembrar e a conscientizar o paciente da importância do retorno.
Auxílio na gestão do CRM
Não basta gerar todas as ações de que falamos no item anterior sem que os dados gerados sejam devidamente organizados. E aí que entra o CRM, da sigla em inglês para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Há softwares médicos que possibilitam adotar esse conjunto de práticas, sem deixar de gerenciar e analisar as interações com seus clientes. Ao ter esses dados centralizados, é possível pensar ações que antecipam às necessidades de seus pacientes, gerando ótimas experiências e estreitando o contato com eles.
Esses fatores podem ser decisivos para alcançar aquele objetivo que desafia empresas de todos os portes: fazer com que seus serviços sejam recomendados a outros pacientes. O valor de uma indicação, muitas vezes, nem consegue ser mensurada: mas o boca-a-boca é o troféu que toda empresa conquista ao cumprir com primor essas recomendações de que falamos.
Posso imaginar que você não fazia ideia que recursos como esse estão disponíveis em software de prontuário eletrônico, certo? Busque soluções realmente especializadas, desenvolvidas por pessoas que entendem com profundidade os desafios da rotina do consultório.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, estaremos à disposição para esclarecê-la! Não deixe de visitar nosso blog para saber como a tecnologia pode ser seu braço direito (e esquerdo) para alavancar os resultados de sua empresa. Até o próximo post!