Você sabe bem a importância de estabelecer padrões no consultório para ter mais qualidade e eficiência nos procedimentos, certo? Tão fundamental quanto compreender o valor disso é saber como fazer isso na prática, em meio à tanta correria para quem comanda a clínica.
“Ah, mas não sou nem um pouquinho organizado, isso será impossível para mim”, uns podem logo falar. Mas fique calmo: com uma boa dose de disposição e a tecnologia certa os resultados podem ser extraordinários.
O que nem todo mundo sabe é como os recursos mais modernos podem trabalhar a seu favor. Para não ter que carregar essa justificativa, identificamos quatro funcionalidades essenciais que estão revolucionando a forma de criar padrões no consultório, para obter ganhos mais diversos possíveis, desde aumento da produtividade até maior rentabilidade nas operações.
É muito comum ouvir falar do avanço de sistemas de gestão para empresas financeiras, que atuam na área jurídica ou construção civil… Mas poucos ainda conhecem o que há de mais avançado em termos de softwares médicos, com recursos similares (e até superiores) aos modelos desenvolvidos para outros segmentos do mercado.
Para você entender bem: sistemas de gestão são soluções tecnológicas, desenvolvidas por especialistas, e que são utilizadas por empresas de todos os portes para gerenciar todos os dados da empresa. Desse modo, auxiliam no controle das informações, facilitando o monitoramento dos padrões estabelecidos.
Normalmente, esses softwares são comercializados na modalidade de licença ou assinatura. Ou seja, pagamento de uma taxa mensal para uso dos serviços. O que é bem mais compensador do que você desenvolver uma solução e ter de pagar a infraestrutura (servidor para alocar os dados) e a manutenção dela (como, por exemplo, link de internet dedicado) todos os meses. Pagar uma taxa mensal significa a garantia de ter uma equipe trabalhando o tempo todo para pensar em melhorias na ferramenta e a disponibilidade dela para você.
Muita gente pensa que um software de gestão só comporta informações gerenciais (controle financeiro, administrativo e por aí vai). Mas o avanço no desenvolvimento de soluções como essas permitiram a integração de TODAS as informações que circulam no consultório. Isso significa centralização absoluta de dados dos seus pacientes (dados pessoais e prontuário médico), financeiras (fluxo de caixa, centros de custo, despesas e recebimentos), administrativas (folha de pagamento, fornecedores), etc.
Desse modo, em um único lugar e de maneira bem organizada, você pode encontrar todos os dados de que necessita, com a tranquilidade de que elas estarão em sistema robusto e dotada de mecanismos eficientes de segurança de informação. Com isso, a criação de padrões no consultório passa a ter uma leitura bem mais real, por ser feita a partir de relatórios completos e integrados.
Quantas vezes você já teve que se deslocar ao consultório para ter de buscar alguma informação ou sair de sua mesa para procurar um dado que estava com a secretária? Pois bem: a facilidade em realizar uma consulta é outro ganho possível a partir da tecnologia especializada.
Basta seu usuário e senha e um dispositivo (seja ele computador, tablet ou smartphone) e conexão com internet, que você terá um raio-x completo de sua clínica em poucos segundos.
Essa disponibilidade de informações dá mais liberdade e agilidade ao atendimento, sem contar a comodidade de ter tudo à disposição de um jeito prático. E é bom que se diga que estar acessível não é sinônimo de insegurança. Mecanismos de proteção mais avançados são utilizados no desenvolvimento dos sistemas de gestão, o que permite privacidade às informações de seus pacientes, com acesso a quem precisa e definido por você mesmo.
Não é incomum chegar ao consultório e mal conseguir dar atenção às questões administrativas que a sua secretária gostaria de trazer, não é mesmo? Por isso, com a rotina de sua clínica incorporada a um software médico de ponta ajudará no acompanhamento das tarefas e no planejamento diário, semanal e mensal de seu consultório. Essa centralização de informações permite gerenciar o fluxo de caixa, as despesas e o recebimento, no momento que for mais conveniente a você.
O controle das tarefas em andamento no consultório, a um toque de seu dedo, vai devolver uma autonomia gerencial ainda maior. O resultado mais evidente disso é a criação de padrões para o acompanhamento das atividades em andamento e as que precisam ser concluídas, mantendo uma relativa distância da operação, mas sem perder o conhecimento daquilo que está ocorrendo.
Olhando todas essas vantagens pode parecer coisa de outro mundo, mas na prática você verá que não. É possível, sim, ter domínio sobre o acompanhamento das tarefas da sua equipe sem estar o tempo perguntando a um ou a outro o que estão fazendo (ou pior: ser interrompido a todo instante com o retorno deles). Nesse sentido, já deu para perceber o quanto a centralização dos dados impactará diretamente todos os que atuam em sua clínica, certo?
A partir do momento que todos funcionarem nessa lógica, a criação de padrões no consultório será ainda mais intuitiva. Como? Pense na facilidade que será olhar para esses dados centralizados e direcionar decisões estratégicas, concentrando seus esforços na análise e interpretação de informações (e não em colocar a mão na massa!). Não perca mais tempo e traga essas vantagens para dentro de seu consultório!
Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de perguntar aqui nos comentários!
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