3 recursos que ajudarão você a manter um melhor padrão de atendimento no consultório

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Você deve saber que o nosso cérebro é dotado da capacidade de transformar as atividades rotineiras em hábitos e, assim, facilitar o processo do nosso raciocínio no dia a dia. Isso é absolutamente incrível, e seria mais ainda se soubéssemos usar esse recurso do melhor modo possível.

Quer saber por quê? Ao incorporar atitudes como hábitos podemos nos apropriar de alguns modos inadequados e levá-los conosco por anos e anos sem sequer perceber.

No consultório não é diferente! Se dependermos só da nossa mente e a dos funcionários que atuam na equipe, podemos nos tornar reféns de hábitos ruins que podem minar o relacionamento com o paciente, a eficiência da operação de nossa clínica e assim por diante. Em resumo: perda de qualidade! Quer saber se você está com esse problema? Olhe as três perguntas abaixo e, se você se identificar com pelo menos uma delas, está na hora de ligar o sinal de alerta.

  •         Você não revisa os processos no consultório há mais de um ano?
  •         Já teve prejuízos com falhas de procedimentos básicos?
  •         Perdeu tempo com informações repassadas erradas aos pacientes?

Pois bem: saiba que não está sozinho! Mas a boa notícia é que a adoção de medidas simples pode ajudá-lo a criar um padrão de atendimento no consultório. “Mas sempre ouvi dizer que a ordem dos fatores não altera o produto…”, sempre tem um que diz. Tem lá suas razões essa afirmativa, mas os riscos a que você e sua equipe se expõem ao não adotar etapas claras é muito maior do que “deixar a vida te levar”.

 

Como estabelecer um padrão de recursos no consultório

Antes de qualquer coisa é fundamental reconhecer a importância desse processo para a sua empresa. “Ops, eu li empresa?!”. Sim: esse é um princípio mais do que necessário para avançarmos no desafio de implementar procedimentos que atestem a qualidade da operação de sua clínica. Não ligue para o porte do seu negócio, é imprescindível que você o veja como uma empresa, que necessita de etapas claras e bem definidas para que a rotina aconteça de acordo com o que você espera.

Aliás, esse é um ponto valioso: o padrão que se deseja estabelecer diz muito a respeito da qualidade que você pretende imprimir ao seu negócio. Por isso, a melhor maneira de planejá-los é imaginar como você deseja que sejam realizados os procedimentos mais simples (como um agendamento de consulta) até outros mais delicados (acompanhamento de orientações pós-cirúrgicas, por exemplo).

A partir daí, trace um passo a passo desses padrões para documentá-los, o que servirá de direcionamento para todos os que atuam na clínica. É ainda um material que merece ser revisto frequentemente, para eventuais atualizações e novos “pitacos” que podem ajudar.

 

Tecnologia para ajudar a criar padrão no consultório

Em outros posts aqui no blog já escrevemos sobre os problemas que você tem ao deixar sua clínica no mundo analógico. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, há softwares médicos que ajudam a dar aquela organizada que nem você, no melhor dos seus sonhos, poderia imaginar.

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Na prática, funciona assim: um sistema de gestão é contratado, para rodar no seu computador, smartphone ou tablet, e automatizar processos e padrões que ajudam a manter qualidade. Solução que nem nosso maravilhoso cérebro pode executar na prática, porque ele pode estar muito sobrecarregado com tantas demandas que andamos depositando nele.

Há 3 recursos essenciais que soluções desenvolvidas por especialistas ajudam a resolver esse problema. Vamos a elas:

1. Gerenciamento de tarefa: parece simples, mas chance de deixarmos de lado ou simplesmente adiar atividades importantes da rotina da clínica podem comprometer e muito o resultado da operação. Basta um agendamento errado que a insatisfação está instalada no paciente, e eliminar essa experiência ruim não será nada fácil.

Em softwares médicos, é possível gerenciar as tarefas de um modo bem simples, com lembretes que ajudam você a não esquecer de procedimentos que podem ser decisivos para manter a qualidade da operação. Tudo isso de um jeito prático e seguro, podendo ser acessado de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.

2. Dados estatísticos: tomar decisão só considerando o feeling (insights, inspiração ou qualquer outro nome que queira dar) é coisa do passado. Sistemas de gestão mais avançados, já rodando no mercado, possibilitam a geração de estatísticas que o orientam na tomada de decisão. Desse modo, você transfere para a ferramenta a responsabilidade de consolidar informações em relatórios e fica com a principal tarefa: a de tomar medidas estratégicas, que máquina nenhuma ainda pode fazer por você.

Mas para isso é necessário que você contrate soluções desenvolvidas por quem entende dos desafios do consultório e, principalmente, que integre TODOS os dados que circulam nele. Isso evitará que você só tenha parte da história e o protegerá para decisões mais robustas e seguras, trazendo mais assertividade para a sua gestão.

3. Modelos de documentos: sistemas especializados possuem ainda padrões de prescrição, receituário, encaminhamento e atestado, ajudando você a economizar preciosos minutos em cada consulta (que podem se tornar horas no fim do mês). Além disso, dá mais qualidade na relação com o paciente, evitando o preenchimento errado ou que gere dúvidas, que pode comprometer a sequência do tratamento.

Não bastassem esses padrões, uma ferramenta especializada integra essas informações a todas as outras do paciente, gerando um prontuário eletrônico completo e que pode ser acessado com um toque!

Esses são apenas 3 recursos, mas há milhares de outros que você pode desfrutar ao contratar uma solução certa para ajudá-lo a gerir o seu negócio. Recomendamos que pesquise muito bem antes de contratar um software médico: somente as soluções mais especializadas são capazes de garantir padrão de atendimento no consultório, melhorando significativamente a sua relação com o paciente.

Quem investe nisso, está investindo em fidelização. E o resultado, nem preciso dizer, é mais que garantido! Concorda? Deixe um comentário abaixo, que queremos conhecer sua opinião sobre esse assunto também!

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