Você já parou para pensar o quanto a tecnologia tem facilitado a sua vida? Vamos a alguns exemplos mais simples: reduzir idas ao banco, fazer compras (de tudo quanto é coisa) sem sair de casa, reservar passagens aéreas e hospedagens… A lista é imensa e poderíamos colocar várias coisas. Mas nem sempre olhamos para os ganhos que as novas ferramentas podem possibilitar ao nosso consultório.
Para comprovar isso, basta ver que há muitos consultórios que ainda estão na Idade da Pedra. Quer dizer: convivem com papéis para tudo quanto é lado; estão lidando com pastas e mais pastas de prontuário; possuem processos de agendamento bem rudimentares, que demandam um grande esforço para lembrar os pacientes de seu compromisso, e assim por diante.
Mas também não dá só para citar aspectos ruins: há clínicas que ainda possuem todas operações analógicas (ou seja, estão com todas as ações offline), e que funcionam muito bem. A estas, o nosso parabéns, seguidos de um conselho: repare bem se seu consultório não está perdendo oportunidades valiosas de melhorar a experiência de atendimento ou mesmo tornar sua operação mais rentável.
Para quem está se afogando em papéis, temos uma boa notícia: há softwares médicos para lá de completos que podem ajudá-lo a gerenciar melhor suas demandas e dar mais qualidade à sua tomada de decisão. Ah, e uma dica: você não precisa ser expert em computador, sistemas e dispositivos para operá-las.
Quantas vezes sua secretária já tentou falar com algum paciente sem sucesso? Ou não atende o telefone ou simplesmente está indisponível em meio a tantos compromissos. O disparo de mensagens automáticas, previamente definidas, vem com um braço direito nessa missão de confirmar os compromissos da agenda. Isso porque ao implantar um software o agendamento pode ser feito diretamente pelo paciente em seu site, que já mostrará a disponibilidade da agenda, e o sistema se encarregará de lembrá-lo da data e hora na véspera do compromisso.
Não bastasse isso, o sistema pode ajudar a enviar outros lembretes, previamente programados por você, dando mais assertividade a orientações pós-consulta. Por exemplo: caso um paciente esteja com restrição alimentar e precise seguir uma dieta, você pode programar lembretes que podem seguir por SMS ou e-mail, ajudando a cumprir o tratamento estabelecido.
Essas medidas simples são altamente eficazes para ajudar a fidelizar a relação entre o paciente e a clínica. Pode confiar: já recebemos elogios surpreendentes de pacientes que conseguiram melhorar a qualidade de vida graças a apoio como esses.
Como dissemos, encontrar alguém para falar ao telefone está cada vez mais difícil! Nesse contexto, o e-mail tem se tornado o canal queridinho para estreitar a relação entre empresas e consumidores. No âmbito da saúde não é diferente, tanto que uma tendência cada vez mais forte no ramo é a adoção de soluções tecnológicas que automatizem o envio de e–mails.
Para você entender melhor, funciona dessa maneira: você contrata um software médico especializado em gestão de consultório (há vários, com preços bem acessíveis). Os mais avançados no mercado possuem ferramentas de automação de mensagens de e-mail. Ou seja: você irá criar mensagens e deixá-las prontas no seu sistema. Com apenas um clique ou caso você inclua um paciente em um determinado grupo, ele poderá receber mensagens específicas.
Por exemplo: caso você possua uma clínica de dermatologia, com a chegada do verão, você pode programar o envio de uma mensagem com orientações sobre cuidados com a pele, para evitar doenças relacionadas à exposição excessiva ao Sol. Essa segmentação é poderosa e gera frutos imensuráveis para o seu negócio. Pode confiar!
Uma estratégia de ponta que outros segmentos trouxeram de inspiração para a área da saúde é a criação de modelos automáticos, que permitem que você se preocupe apenas com decisões que não podem ser delegadas para a tecnologia. Em outras palavras, prontuários eletrônicos, receituário, atestados, orientações pós-consultas, tudo fica por conta do sistema! Ao dispor de modelos-padrão você ganha mais agilidade no trabalho.
Ser mais rápido não significa ter menos qualidade! Pelo contrário, ao contar com essas soluções, você reduz expressivamente as chances de erros decorrentes de preenchimentos inadequados desses documentos importantes, o que pode gerar uma dor de cabeça a você e aumentar o problema do paciente. Dispor de modelos automáticos favorece que sua atenção esteja focada naquilo em que você é muito melhor que qualquer tecnologia: o atendimento humanizado e adequado para cada tratamento.
Por isso, estar em sintonia com a tendência certa de tecnologia para o consultório garante que você incorpore novos procedimentos que o ajudarão a melhorar a experiência de atendimento do seu paciente, ampliar a fidelização e reduzir custos. Parece até uma mágica, mas não é! É justamente estar alinhado aos ganhos que essa transformação digital tem possibilitado para empresas de todos os portes e de todos os ramos.
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