Gestão

Como implementar a avaliação de desempenho em seu consultório

A rotina de trabalho em um consultório ou clínica médica costuma ser tão corrida, que muitas vezes processos de gestão de pessoas acabam ficando de lado. Rotinas como a avaliação de desempenho são fundamentais para manter a sua equipe engajada.

Se você não sabe dizer quais são as competências e as habilidades que seus funcionários precisam desenvolver, pode estar correndo vários riscos.

Neste post, vamos explicar o que você deve levar em consideração na hora de implantar a avaliação de desempenho periódica em seu consultório. Acompanhe para saber mais.

O que é avaliação de desempenho?

O termo avaliação de desempenho pode dar uma visão simplificada sobre uma atividade muito importante para qualquer gestor.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta poderosa de gestão de pessoas que tem como finalidade fazer um raio-x das competências técnicas e comportamentais de cada colaborador.

Ela é ideal para eliminar a percepção subjetiva que os funcionários podem ter sobre o próprio trabalho e deixar claro quais são os critérios de crescimento de carreira.

Por meio dela, é possível deixar claro quais são os pontos que o colaborador deve desenvolver para atender às suas expectativas e se desenvolver. 

Além disso, ela ainda permite que você acompanhe se o colaborador está entregando os resultados esperados e atingindo as metas pré-estabelecidas.

Pode-se dizer que esse é um recurso que pode ser usado para alcançar o máximo do potencial individual.

Por que ela é importante?

A avaliação de desempenho é um instrumento rico com diversas finalidades. 

Quando ela é aplicada de forma periódica e compromissada, é possível:

  • ter uma visão clara sobre o desempenho de cada funcionário;
  • identificar a necessidade de treinar e desenvolver a equipe da sua clínica para melhorar as suas rotinas de trabalho;
  • medir produtividade;
  • engajar os colaboradores com as metas e os resultados esperados;
  • reconhecer o desenvolvimento individual, por meio de ações de endomarketing ou bonificação financeira;
  • conhecer melhor as aptidões de cada funcionário e, se necessário, realocá-lo para outra atividade para a qual ele tem mais perfil;
  • evitar a sensação de injustiça quando for promover algum colaborador por mérito ou aumentar o salário de alguém;
  • criar um bom clima de trabalho, que terá impacto direto na forma como os funcionários tratam os seus pacientes;
  • mensurar o desempenho coletivo da equipe;
  • demitir com base em critérios objetivos.

Diante de tantos benefícios, é impossível negar a importância da avaliação de desempenho.

Quando aplicar?

Antes de sair em busca de um formato ideal de avaliação de desempenho para o seu consultório, é importante entender a periodicidade ideal.

Como estamos falando de um instrumento que tem como finalidade o desenvolvimento humano, não adianta repetir a avaliação em um curto período de tempo.

Dificilmente, você terá grandes resultados se isso acontecer. Certas competências técnicas, como a conclusão de uma pós-graduação, por exemplo, exigem tempo.

Da mesma maneira, é impossível evoluir em relação a algumas habilidades comportamentais da noite para o dia.

Questões práticas

Imagine, por exemplo, que você tem uma secretária que possui baixa extroversão e sociabilidade. Apesar de fazer o seu trabalho bem, ela é pouco receptiva ao diálogo com os seus pacientes. 

Neste caso, a funcionária deverá buscar alternativas para desenvolver sua habilidade de comunicação. É pouco provável que ela consiga evoluir significativamente em um ou dois meses.

Os resultados mais consistentes deverão ser notados a partir de 6 meses. Por isso, esse é o tempo ideal para repetir a avaliação e comparar os resultados com a edição anterior.

Caso você tenha contratado uma pessoa na sua equipe há pouco tempo, comece a aplicar a avaliação de desempenho a partir do término do período de experiência, 3 meses iniciais.

A partir desta data, mantenha a rotina de avaliação de forma semestral.

Como aplicar a avaliação de desempenho?

Não existe um padrão para a avaliação de desempenho. Se você fizer uma rápida pesquisa pelo Google, vai encontrar diversos modelos que podem ser aplicados em sua clínica ou consultório.

Cada um deles possui vantagens e desvantagens. Portanto, antes de mais nada, é necessário ter claro quais são os seus objetivos para encontrar o que melhor atenderá você.

Listamos 3 tipos mais comuns que podem ser usados para que você encontre o perfeito para você:

1)Avaliação do gestor

É o método mais tradicional. O administrador da clínica ou o próprio médico lista quais são os pontos fortes e os fracos de cada funcionário.

A partir disso, é possível entender o que cada pessoa tem de habilidade e o que pode desenvolver. O sistema ainda permite ter uma visão mais ampla sobre o potencial da equipe. 

A única desvantagem é que é uma ferramenta unilateral. Dessa forma, o avaliador corre o risco de cometer algum engano ou injustiça por levar em consideração apenas a sua própria análise.

2) Avaliação 180 graus

Esse modelo surgiu para corrigir os problemas do anterior. Aqui, além da avaliação do gestor, há o acréscimo da autoavaliação do funcionário.

Os critérios que serão mensurados são compartilhados com antecedência para que o colaborador possa se avaliar em cada um deles. 

No dia da apresentação, médico e funcionário conversam sobre cada ponto listado para alinhar como a pessoa se percebe e quais são as expectativas sobre ela.

Essa é uma experiência rica de troca que pode gerar automotivação para mudanças e melhorias. 

3) Avaliação por metas e resultados

De todos os três tipos citados, esse é o com maior incidência de critérios quantitativos. 

Este formato tem como objetivo principal avaliar como o funcionário tem colaborado para que a sua clínica ou consultório atinjam os seus objetivos. 

Veja alguns exemplos que podem ser medidos:

  • retenção de pacientes;
  • satisfação dos pacientes com o atendimento das secretárias;
  • conversão de consultas em procedimentos, quando eles forem indicados;
  • absenteísmo do colaborador.

Conclusão

Como você pode notar, a avaliação de desempenho tem potencial de revolucionar os processos e o clima da sua clínica ou do seu consultório.

Mesmo que você ainda não conte com um profissional responsável por cuidar do RH ou tenha poucos funcionários, pode começar a aplicar esse método para medir os resultados.

Preocupar-se com a gestão de pessoas desde o início do seu negócio, ajudará você a crescer mais rápido e com consistência, oferecendo uma boa experiência aos seus pacientes. 


Gostou das dicas? Aprenda como aumentar a eficiência do seu atendimento acessando este link.

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Equipe iMedicina