Nos últimos meses, temos vivido uma pandemia que nos forçou a mudar nossos hábitos. Estamos em isolamento social e a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que fiquemos o máximo de tempo possível em casa. Para isso, vários estabelecimentos precisaram fechar ou reduzir a sua carga horária. Em se tratando da saúde, a solução encontrada foi a marcação de consulta online.
Com a aprovação da telemedicina pela Câmara dos Deputados, no dia 25 de março, médicos de todas as especialidades tiveram a liberação de realizar consultas online. Isso fez com que os pacientes não precisassem mais se deslocar até o consultório para a realização de atendimentos não emergenciais. Fato que é visto como uma grande vantagem, principalmente em meio à pandemia.
Em meio a isso tudo, você sabe como a consulta online pode, de fato, beneficiar suas estratégias de marketing médico? Falaremos sobre este assunto a seguir. Confira!
Benefícios da consulta online
Como foi dito anteriormente, a liberação da telemedicina no Brasil veio em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Certamente, o seu maior benefício está relacionado à possibilidade de oferecer serviços médicos aos pacientes sem que estes precisem sair de casa. Caso contrário, poderíamos ter ainda mais chances de exposição e contaminação pelo vírus.
Entretanto, há alguns outros benefícios que podem ser percebidos com o serviço, como a economia para o consultório e o diferencial na estratégia de atração e fidelização de pacientes.
Como a consulta online pode ser feita?
O Ministério da Saúde determina que as consultas online sejam realizadas por meio de softwares que conectam o profissional diretamente com o paciente. Para isso, é necessário que ambos tenham acesso a um dispositivo (celular, tablet ou computador) com internet durante o período da consulta.
Embora existam diversas plataformas com essa função, é interessante que você priorize aquelas que sejam específicas para médicos. Além de serem mais organizadas e categorizadas, o software médico seguro é configurado com uma série de padrões. Um deles é a criptografia, que garante o sigilo das informações compartilhadas.
O iMedicina, por exemplo, é uma excelente opção para a realização de consultas online. Nele, além de você ter acesso a uma plataforma de telemedicina gratuita, você ainda poderá usufruir de diversas outras vantagens que contribuirão para o maior alcance do seu consultório. Clique aqui e conheça.
Como emitir receitas e atestados durante a consulta online?
Você já deve ter se convencido de que oferecer consulta online aos seus pacientes é realmente uma boa opção. Mas… O que acontece com a emissão de receitas e atestados? Como funciona? O projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal também regula o assunto.
É possível emitir receitas e atestados durante as consultas online, reconhecidas legalmente, desde que obedeçam às seguintes regras:
- O atendimento em questão deve estar registrado em um prontuário clínico: é obrigatório que todos os atendimentos por telemedicina estejam registrados em um prontuário clínico. Caso haja necessidade de receita e/ou atestado, este prontuário será solicitado. São informações para incluir no prontuário: data e hora do atendimento, tecnologia usada, tipo de comunicação e número do conselho regional de medicina;
- A receita e/ou atestado deve conter a assinatura do médico responsável: para isso, é essencial que o profissional possua um certificado digital com emissão através da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP – Brasil);
- A receita e/ou atestado deve conter a data e hora da consulta: inclua no documento qual foi a data e hora que a consulta online foi realizada;
- No caso de atestado, o mesmo deve conter a sua duração: essa regra vale para os atestados gerados virtualmente. Não se esqueça de incluir o período de afastamento do paciente.
E o pagamento? Como é realizado?
Em relação ao pagamento, não há nenhuma regra estipulada pela Câmara ou Senado que determine como o mesmo deve acontecer. Portanto, fica a seu critério a precificação e a forma de cobrança da teleconsulta.
Dicas para divulgar seus serviços de telemedicina na internet
Com uma boa estrutura de atendimentos online definida, é hora de estipular quais serão as formas de atração de novos pacientes. A utilização do marketing digital será importante nesse sentido. Com isso, você pode:
- lives: a quarentena serviu para mostrar às empresas o grande poder das lives nas redes sociais. Com essa ferramenta, é possível reunir diversas pessoas interessadas em seu serviço e fazer com que elas interajam com você, gerando autoridade para sua marca. Médicos e profissionais da saúde, ´por exemplo, podem utilizar um desses encontros ao vivo como um bate-papo para o esclarecimento das principais dúvidas dos pacientes na especialidade;
- stories: os stories têm sido uma das ferramentas de marketing digital com maior alcance e engajamento nas redes sociais. Portanto, para aumentar sua visibilidade e as chances de marcações de consulta online, crie uma estratégia para compartilhamento de stories diários;
- campanhas no Facebook e Google ADS: as campanhas de ADS podem ser uma grande aliada quando o assunto é divulgar um produto e/ou serviço. Isso porque elas lhe permitem segmentar o público e mensurar o resultado. Então, inclua-as em sua estratégia;
- blog posts com foco em SEO: o marketing de conteúdo é uma excelente maneira de fazer com que seus pacientes confiem em você. Além disso, é possível aumentar a autoridade médica em sua área de atuação. Os conteúdos com foco em SEO podem te ajudar a ser bem ranqueado nas buscas do Google. Consequentemente, seu site poderá ser encontrado com mais facilidade. Por isso, separe um momento na sua agenda e crie conteúdos de valor para compartilhá-los semanalmente no seu site.
Viu como a consulta online pode contribuir para o marketing do seu consultório? Esperamos que sim! Caso reste alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar neste post. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre marketing médico. Nos vemos aqui!