Nos últimos meses, temos vivido uma pandemia que nos forçou a mudar nossos hábitos. Estamos em isolamento social e a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que fiquemos o máximo de tempo possível em casa. Para isso, vários estabelecimentos precisaram fechar ou reduzir a sua carga horária. Em se tratando da saúde, a solução encontrada foi a marcação de consulta online.
Com a aprovação da telemedicina pela Câmara dos Deputados, no dia 25 de março, médicos de todas as especialidades tiveram a liberação de realizar consultas online. Isso fez com que os pacientes não precisassem mais se deslocar até o consultório para a realização de atendimentos não emergenciais. Fato que é visto como uma grande vantagem, principalmente em meio à pandemia.
Em meio a isso tudo, você sabe como a consulta online pode, de fato, beneficiar suas estratégias de marketing médico? Falaremos sobre este assunto a seguir. Confira!
Como foi dito anteriormente, a liberação da telemedicina no Brasil veio em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Certamente, o seu maior benefício está relacionado à possibilidade de oferecer serviços médicos aos pacientes sem que estes precisem sair de casa. Caso contrário, poderíamos ter ainda mais chances de exposição e contaminação pelo vírus.
Entretanto, há alguns outros benefícios que podem ser percebidos com o serviço, como a economia para o consultório e o diferencial na estratégia de atração e fidelização de pacientes.
O Ministério da Saúde determina que as consultas online sejam realizadas por meio de softwares que conectam o profissional diretamente com o paciente. Para isso, é necessário que ambos tenham acesso a um dispositivo (celular, tablet ou computador) com internet durante o período da consulta.
Embora existam diversas plataformas com essa função, é interessante que você priorize aquelas que sejam específicas para médicos. Além de serem mais organizadas e categorizadas, o software médico seguro é configurado com uma série de padrões. Um deles é a criptografia, que garante o sigilo das informações compartilhadas.
O iMedicina, por exemplo, é uma excelente opção para a realização de consultas online. Nele, além de você ter acesso a uma plataforma de telemedicina gratuita, você ainda poderá usufruir de diversas outras vantagens que contribuirão para o maior alcance do seu consultório. Clique aqui e conheça.
Você já deve ter se convencido de que oferecer consulta online aos seus pacientes é realmente uma boa opção. Mas… O que acontece com a emissão de receitas e atestados? Como funciona? O projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal também regula o assunto.
É possível emitir receitas e atestados durante as consultas online, reconhecidas legalmente, desde que obedeçam às seguintes regras:
Em relação ao pagamento, não há nenhuma regra estipulada pela Câmara ou Senado que determine como o mesmo deve acontecer. Portanto, fica a seu critério a precificação e a forma de cobrança da teleconsulta.
Com uma boa estrutura de atendimentos online definida, é hora de estipular quais serão as formas de atração de novos pacientes. A utilização do marketing digital será importante nesse sentido. Com isso, você pode:
Viu como a consulta online pode contribuir para o marketing do seu consultório? Esperamos que sim! Caso reste alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar neste post. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre marketing médico. Nos vemos aqui!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment