Por que devo ser um médico online?

médico online

Quando não está relacionada com exames de rotina, a busca por assistência médica envolve uma necessidade urgente do paciente. Porém, algumas limitações podem impedir a realização desse atendimento. Nessas horas, ser um médico online faz toda a diferença.

Afinal, o desenvolvimento tecnológico trouxe novas possibilidades para o exercício da Medicina. Então, por que não aproveitá-las? Neste sentido, preparamos este artigo para explicar a importância de oferecer consultas online.

O que significa ser um médico online?

Durante muito tempo, antes da popularização da internet, o relacionamento entre médico e paciente dependia exclusivamente do contato presencial e, em alguns casos, das ligações telefônicas. 

Porém, o mundo passou por uma transformação digital, trazendo novas ferramentas e possibilitando novas formas de comunicação. Em função disso, empresas de todos os setores precisaram se reinventar para se aproximar dos seus clientes.

Com o setor de saúde não é diferente. As pessoas que buscam por serviços de saúde também estão utilizando a internet para se comunicar, se relacionar, comprar e se informar. Então, é preciso investir na digitalização do consultório e se tornar um médico online.

O que isso significa? Ser um médico online significa utilizar a internet como principal meio para divulgar o seu trabalho, fortalecer o relacionamento com os pacientes, produzir conteúdos para educar a população e até prestar assistência médica remota.

Caso contrário, você renuncia ao enorme potencial do mercado digital e deixa de usufruir dos benefícios que esse canal pode oferecer. Por isso, se você não quer ser vencido pela concorrência e ter que lidar com a redução contínua da sua base de pacientes, dedique-se a se tornar um médico online.

Como se tornar um médico online?

Além de trazer grandes vantagens competitivas, a internet também é fácil de ser utilizada. Assim, o primeiro passo para se inserir nesse ambiente é fortalecendo sua presença digital. Para isso, invista na criação de perfis nas redes sociais, desenvolva o seu site médico e produza conteúdos relevantes.

Entretanto, a digitalização precisa ser aplicada na rotina do consultório através da implementação de um software médico seguro, prontuário eletrônico, plataforma de telemedicina, agendamento online e outros recursos semelhantes.

Dessa forma, você transmite para o paciente a imagem de que está atento as tendências e preocupado em oferecer a melhor assistência possível. Você traz agilidade e praticidade para a sua atuação e a de seus colaboradores.

O papel da telemedicina nessa transformação

Embora todas as outras ferramentas tenham sua importância no processo de digitalização do seu trabalho, oferecer consulta online é imprescindível para quem deseja se tornar um médico online.

Isso porque a plataforma permite que você realize o atendimento médico remoto dos seus pacientes, relativizando as noções de distância e eliminando todas as barreiras geográficas. Para disponibilizar essa modalidade de consulta, basta apenas dispor de um software médico que conte com tal recurso.

Ainda, as consultas online já são uma realidade em muitos países, como EUA, Japão e China. Porém, o Brasil ainda não possui uma regulamentação que se aprofunde no tema, o que impossibilita a ampliação do uso desta funcionalidade.

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, os atendimentos remotos foram autorizados e se popularizam. Assim, são grandes as chances da prática passar a ser permanentemente autorizada.

A telemedicina também pode servir como um canal para o compartilhamento de informações entre profissionais de saúde, o que amplia a rede de contatos e desenvolve o conhecimento acadêmico.

Então, agora que você já entendeu o que é ser um médico online e conheceu o caminho para adaptar o seu consultório a essa nova realidade, precisamos falar sobre as vantagens que essa mudança trará para a sua rotina.

Conheça as vantagens de ser um médico online

A principal vantagem de se tornar um médico online é estar ao alcance do paciente, seja prestando atendimento à distância ou levando conteúdos que promovam a sua saúde. Ademais, o advento das ferramentas digitais impacta a sua rotina e a de seus funcionários.

Neste sentido, o ambiente digital traz agilidade, praticidade e assertividade para o exercício da Medicina, contribuindo para o crescimento e sucesso do consultório. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios de ser um médico online.

O médico online tem mais pacientes

O potencial de alcance das redes sociais e de outras canais digitais traz uma nova realidade para as clínicas e consultórios. Ao invés de depender da fidelidade e indicação dos pacientes, os médicos passaram a ter acesso a novas oportunidades.

Isso porque, ao investir em boas estratégias de marketing médico, ganham visibilidade, são descobertos por um novo público e, consequentemente, conquistam mais pacientes. Além disso, ao manter um bom relacionamento através desses canais, se tornam uma referência na sua área de atuação.

Ao contar com uma ferramenta de telemedicina, o médico online também pode oferecer as facilidades do atendimento à distância, permitindo que os pacientes recebam assistência médica sem sair de casa.

Melhora da oferta do serviço

Outra vantagem dos médicos online é a possibilidade de contar com ferramentas e funcionalidades que melhoram consideravelmente os processos internos do consultório e dão praticidade ao dia-a-dia dos colaboradores.

A gestão também é impactada e se torna mais eficiente e assertiva. Em consequência disso, é possível implementar otimizações no atendimento, melhorando a experiência do paciente

Maior demanda da população por serviços digitais

A comodidade, praticidade e conforto obtido pelos serviços digitais faz com que haja uma grande adesão da população. Com isso, os pacientes se tornam mais exigentes com a qualidade do serviço médico prestado. Porém, ao se tornar um médico online, você já está pronto para atender a essa demanda

Maior produtividade

Com a digitalização e automatização de diversas tarefas rotineiras, você e seus funcionários passam a ser mais produtivos, pois, com a economia de tempo, podem se dedicar a conclusão e execução de outras atividades.

Maior capacidade de atendimento do médico online

Por último, o médico online possui uma maior capacidade de atendimento. Primeiro, com a otimização dos processos, tem total controle da sua agenda e dificilmente precisa lidar com os cancelamentos e faltas dos pacientes.

Além disso, como são capazes de atender remotamente, ampliam o número de consultas diárias. Como resultado, percebem um considerável aumento da sua lucratividade. A telemedicina permite que o médico tenha mais tempo disponível para seus pacientes. Dessa forma, também usufrui dos seguintes benefícios:

  • estreitar a relação entre médico e paciente: ao oferecer aos pacientes a chance de uma conversa online, sem que ele precise sair de casaa, você demonstra agilidade e prestatividade e fortalece o relacionamento com ele;
  • melhora a qualidade de vida do paciente: quando estão lidando com alguma dificuldade, é comum que os pacientes estejam com muitas dúvidas, o que traz ansiedade e angústia. Com o atendimento online, você pode rapidamente orientá-lo, devolvendo a qualidade de vida;
  • rapidez no diagnóstico: ao utilizar a telemedicina para conversar com seu paciente, você pode identificar algum problema apenas pelo relato dele. Assim, já prescreve os exames necessários para agilizar o diagnóstico.

Portanto, tornar-se um médico online é um objetivo que deveria ser buscado por todo profissional de saúde, pois são muitos os benefícios alcançados. Então, se você ficou interessado, considere nossas dicas e coloque-as em prática.

O iMedicina oferece uma plataforma médica gratuita, completa, para você começar imediatamente! Basta se cadastrar no iMedicina, testar por 7 dias de forma gratuita e aproveitar todas as vantagens de ser um médico online!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: