Centros médicos e os benefícios do agendamento online

Centros médicos e os benefícios do agendamento online

O agendamento online é uma tendência em vários segmentos econômicos. Faz parte da migração desses segmentos para o mundo virtual, onde tudo é mais prático e rápido para o cliente.

Os benefícios, no entanto, são mútuos, para quem oferece o serviço e para o consumidor. Assim, é também na relação do centro médico com seus pacientes.

Os benefícios para os centros médicos

Do ponto de vista dos centros médicos, o agendamento online oferece vários benefícios. Por ser o agendamento um recurso do site da empresa, é uma oportunidade de interação com o paciente, seja por meio de oferecimento de cadastro para recebimento de conteúdo sobre a clínica e/ou assuntos relacionados à saúde, seja pela exposição dos serviços e pontos fortes da empresa.

Exemplificando, o cliente entra no site para agendar uma consulta e acaba ficando mais tempo, desenvolvendo uma relação afetiva com a marca.

A redução do número de ligações para o centro médico também beneficia a rotina de atendimento. Com menos atendimentos telefônicos, ganha-se fôlego para os que restarem, assim como o atendimento presencial.

Vale lembrar ainda que o agendamento online gera uma cultura de relacionamento entre o paciente e a clínica. A consequência é a redução de tráfego de clientes na clínica, pois cada vez mais esse paciente ampliará o uso dos recursos de atendimento online, como pedido e recebimento de resultados de exames.

Outro ponto positivo é que, no agendamento online, fica reduzido o risco de erro humano no preenchimento das informações, uma vez que é o próprio paciente que se encarrega dessa tarefa. Mais que isso, o número de informações solicitadas pode ser ampliado, já que o paciente está, em tese, confortavelmente instalado, mexendo no computador.

Para concluir, se há uma situação que afeta diretamente o negócio, do ponto de vista econômico, é aquela em que o cliente telefona, não consegue ser atendido e liga para outro centro médico. Além de perder uma oportunidade de reter um cliente, ainda há o risco de ele ser fidelizado pelo concorrente.

No agendamento online, não há esse risco.

Os benefícios para os clientes

Sem dúvida alguma, o cliente também é beneficiado ao ter à disposição um novo canal de contato com o centro médico. É fundamental, aliás, que isso aconteça, pois ele é a razão da existência da empresa.

O agendamento online, para começar, é muito mais rápido. O cliente entra no site, clica em “agendamento”, preenche os dados, escolhe o dia e o horário e pronto. Está resolvido. Se o sistema tiver boas condições de funcionamento, ele não perderá mais do que cinco minutos.

Por mais que o atendente seja cordial, prestativo e eficiente, é sempre bom evitar a linha ocupada, a demora no atendimento, os menus de opções e ainda ter que ficar soletrando as palavras mais confusas. Sem contar que o agendamento online pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite.

Depois que o paciente descobre que ele pode fazer quase tudo online, ele não irá querer se deslocar até o centro médico se houver outra opção. É uma oportunidade e tanto para ampliar a gama de serviços online e, com isso, deixar o cliente mais satisfeito.

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