Não é nenhum exagero dizer que, por dia, milhares de pacientes procuram informações sobre alguma doença na internet. O problema dessa nova moda é que, infelizmente, muitos recebem informações não confiáveis ou sem nenhum tipo de fundamento científico como se fossem verdade.
Nesse sentido, o médico tem um papel muito importante no combate a publicações de saúde duvidosas. Com uma boa estratégia de presença digital, o profissional consegue educar seus pacientes com informações corretas, além de se tornar uma fonte confiável sobre o tema, gerando assim, autoridade para o seu nome, o que, consequentemente, ajuda a atrair e fidelizar mais pacientes.
No entanto, produzir material par ao ambiente digital não é uma tarefa tão simples para quem já tem uma rotina tão agitada.
Desse modo, o iMedicina desenvolveu uma estratégia de presença digital com uma equipe altamente capacitada para ajudar o profissional de saúde na missão de educar os seus pacientes. Continue a leitura deste post e entenda melhor.
Qual a importância de educar um paciente?
Como vimos, muitas pessoas procuram conteúdos médicos na internet e acabam se deparando com materiais não muito confiáveis. Nesse contexto, até o tratamento do paciente pode ser prejudicado, caso alguma informação incorreta influencie no seu engajamento às orientações do médico.
Sendo assim, o profissional também se torna responsável por educar essas pessoas, uma vez que são os detentores do conhecimento científico.
Como o ambiente digital é um terreno sem lei, com alta propagação de informações a todo instante, essa responsabilidade se torna ainda mais iminente.
Como é possível educar os pacientes?
O marketing de conteúdo é uma ótima opção para educar quem quer que esteja online, pacientes ou não. Trata-se de uma estratégia responsável por ensinar, atrair e engajar as pessoas com interesse naquele assunto específico.
A estrutura de um bom marketing de conteúdo médico começa na preocupação em desenvolver materiais que sejam úteis para a audiência, no caso, para aqueles que estão buscando informações de saúde.
Desse modo, quando a pessoa fizer uma busca por um sintoma ou tipo de procedimento, será possível encontrar o seu material, com informações confiáveis sobre o assunto.
Quanto mais material o médico dispõe online e quanto mais dúvidas e problemas esses materiais resolverem para audiência, mais autoridade o médico vai ganhando naquele assunto. Desse modo é que a educação começa a ser realizada.
Toda vez que a pessoa tiver alguma dúvida sobre os temas relacionados, ela vai buscar aquele médico como referência. Chega a um ponto que a confiança é tanta, que a pessoa passa a fazer suas consultas com aquele profissional.
Entenda por onde começar a educar seus pacientes e saiba como o iMedicina te ajuda nessa tarefa!
Presença digital
Ter uma presença digital é o primeiro passo para conseguir chamar a atenção das pessoas e educá-las com conteúdos de qualidade. Porém, mais do que apenas ter uma conta em redes sociais e um site, é preciso ter uma estratégia bem definida para conseguir ter êxito nessa etapa.
O iMedicina conta com uma equipe especializada na construção de presença digital, que auxiliará o médico na definição das melhores redes sociais para estar inserido, bem como a estratégia ideal para conseguir atingir futuros pacientes e também se tornar uma referência na internet.
A escolha dos canais de comunicação é muito importante na tarefa de educação. Imagine que você resolva a fazer vídeos no Youtube, mas atende pacientes mais idosos, que não têm costume de utilizar o canal? De anda ia adiantar seus esforços, certo? Pois você não conseguiria atingir as pessoas corretas.
É por isso que contar com uma empresa especializada garante que sua estratégia está tomando o rumo certo!
Conteúdos de qualidade
Para conseguir educar os seus pacientes, é preciso ter um conteúdo de qualidade, que seja capaz de saciar todas as dúvidas. Com o iMedicina, o médico não precisa se preocupar em criar conteúdos para alimentar as redes sociais. Ele tem acesso a um acervo com dezenas de materiais licenciados para seu uso.
Em um único dia, o profissional de saúde consegue planejar até 6 meses de conteúdo para ser utilizado nas redes sociais do consultório ou clinica. Todos esses materiais são focados no paciente e apresentam uma linguagem acessível, com conteúdo relevante.
Blog
O blog é a principal porta de entrada para o site, já que muitas pessoas recorrem à internet para tirar dúvidas sobre saúde, antes de recorrer ao médico. Nesse sentido, ter um blog com um conteúdo que satisfaça as dúvidas do paciente é essencial para ajudar a instruí-los adequadamente. Essa ação, além de auxiliar em um questionamento, pode ser a ponte para que ele agende uma consulta com o profissional de saúde.
O iMedicina conta com um vasto acervo de textos para blogs, das mais diversas especialidades, que podem ser utilizados pelo tempo em que o profissional for cliente. Trata-se de textos elaborados por uma equipe altamente preparada para produzir conteúdo acessível e relevante.
Atue ativamente nas redes sociais
As redes sociais também são locais em que muitas pessoas buscam conteúdos médicos. Logo, o profissional de saúde precisa ter os seus endereços online abastecidos com materiais de qualidade e que sejam altamente informativos. Para essa importante tarefa, o profissional pode contar com o total apoio do iMedicina.
Com essa parceria, o médico tem acesso a conteúdos mais aprofundados, relacionados à sua área de atuação para compartilhar com os futuros pacientes. Isso os auxiliará na hora de entender a importância do profissional de saúde. Ainda, todas as artes para as redes sociais são preparadas com as preferências do médico. Dando assim um ar mais personalizado para as postagens.
Aproveite as automações para educar seus pacientes
Dentro do software do iMedicina é possível utilizar as automações de marketing para conseguir educar os pacientes. Essa estratégia é muito interessante, pois o médico consegue enviar materiais diretamente para os seus contatos.
Nessa estratégia, podemos destacar o envio de conteúdos explicativos por meio de e-mail marketing. Nesse contexto, é possível encaminhar materiais relacionados à doença que o paciente está tratando.
Assim, se ele está em tratamento de diabetes, o médico pode enviar textos com dicas, curiosidades, cuidados com medicamentos, dentre outros tipos de conteúdos que ele julgar ser relevante para o seu paciente.
A educação dos pacientes é uma missão que, quando realizada com o auxílio de um bom software médico, tem alcance muito maior, traz relevância para o nome do médico e ajuda a atrair novos pacientes. É por isso que o iMedicina é ideal para quem quer se destacar na carreira médica.
Todo o método da empresa foi desenvolvido para auxiliar a estratégia do médico que quer crescer e se dedicar à prática da medicina.
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