Muitos profissionais apenas esforçam-se para prestar um bom atendimento durante a consulta. Embora isso seja muito importante, também é necessário dar uma atenção especial à pós-consulta, pois nesse momento há grandes chances de você fidelizar um paciente.
Depois da consulta, os pacientes podem sair satisfeitos ou não tanto do seu consultório. Para saber como foi a experiência dele e até melhorá-la, é preciso colocar em prática algumas estratégias que visam entender o que ele precisa e o que precisa ser aprimorado no seu consultório.
A seguir, listamos algumas dicas infalíveis para você engajar seus pacientes no pós-consulta. Venha conferir!
Mantenha o cadastro dos pacientes atualizado
Antes de qualquer ação, você precisa manter o cadastro dos seus pacientes atualizado. Do contrário, as suas estratégias para engajar os pacientes no pós-consulta não poderão ser colocadas em prática.
Para isso, você deve orientar seus colaboradores a sempre confirmarem os dados dos pacientes no momento que eles chegam na clínica. Ao se dirigir à recepção, a própria secretária já pode solicitar que o paciente confirme se seus dados estão atualizados.
Dessa forma, você conseguirá colocar as suas estratégias em prática na certeza de que a mensagem chegará para a pessoa certa.
Já pensou abordar um terceiro que nunca consultou em sua clínica só porque os dados estavam desatualizados? Isso gera perda de tempo e de oportunidade de encantar seu paciente.
Esteja atento aos feedbacks
Nem sempre os feedbacks serão positivos, e você precisa estar preparado para recebê-los da mesma forma. Isso porque esses retornos negativos podem apontar falhas na sua gestão que estão afastando os pacientes da sua clínica.
Se eles não reclamassem, você jamais teria notado e ficaria sem entender o porquê da diminuição do agendamento de consultas.
Identificado o problema, você tem a oportunidade de melhorar a experiência dos seus pacientes e fazer com que eles enxerguem a sua clínica de uma maneira mais positiva.
Além de melhorar a satisfação do paciente, você também fortalece a sua relação com ele, a qual sempre deve ser baseada na confiança e sinceridade.
Facilite a comunicação
Mesmo após a consulta, você precisa facilitar a comunicação com os seus pacientes.
Às vezes, pode acontecer de um medicamento causar uma reação inesperada, fazendo com que o paciente se assuste. Nesses casos, geralmente o medicamento precisa ser substituído, mas como fazer isso se o paciente não tem nenhum contato do médico?
Por essa e outras razões que é importante que você disponibilize diversos canais de comunicação para que o paciente entre em contato sempre que precisar. Essa é uma maneira eficiente de transmitir confiança e fazer com que ele se sinta seguro aos seus cuidados.
Se necessário, separe um horário na sua agenda para atendê-lo novamente para averiguar o que aconteceu e se há necessidade de modificar o tratamento.
Tenha boas estratégias de marketing
As estratégias de marketing médico são fundamentais para otimizar o engajamento dos pacientes no pós-consulta.
Nesse momento, você pode criar até mesmo programas de fidelização. Eles visam manter um relacionamento duradouro com o paciente e, ainda, oferecer a ele vantagens ao retornar para uma consulta.
Analise o orçamento da sua clínica e verifique a possibilidade de oferecer mimos ou brindes aos seus pacientes sempre que eles retornarem. Além disso, também é interessante mantê-los informados sobre as decisões da sua clínica, seja uma mudança de endereço, seja alteração nos horários de atendimento.
Tudo isso faz com que o paciente se sinta próximo do seu médico, contribuindo para o aumento da confiança e fidelização.
Ofereça um padrão excelente de atendimento
O atendimento faz, sim, toda a diferença na hora de cativar o seu paciente. Sendo assim, é importante que você ofereça a ele um ambiente confortável, disponibilizando a ele um cantinho para tomar um café e até mesmo um espaço kids para as crianças se distraírem enquanto aguardam a consulta.
No entanto, quando falamos em engajar o paciente no pós-consulta, é preciso ir além. Enviar mensagens perguntando como está a recuperação do paciente, por exemplo, é uma maneira eficiente de incentivá-lo a consultar com você novamente.
Todo esse cuidado faz com que a pessoa sinta-se especial e que não foi esquecida.
Realize pesquisas de satisfação
Conhecer o seu paciente e suas preferências é fundamental para ter sucesso na sua vida profissional.
Os pacientes estão cada vez mais exigentes e, com o aumento da concorrência, é importante estar atento a detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de o paciente decidir se retorna para a sua clínica ou não.
Sendo assim, realize pesquisas de satisfação para saber se o cliente gostou do atendimento prestado.
Caso a resposta seja negativa, procure descobrir o que prejudicou a experiência dele, a fim de identificar o que precisa ser modificado na sua gestão e atendimento para garantir que esses problemas não apareçam mais.
Invista em conteúdos de qualidade
Outro ponto muito importante refere-se aos conteúdos que serão entregues aos seus pacientes. Essa estratégia pode ser vista como uma ação de marketing também, a qual é muito eficiente.
Com os contatos atualizados dos seus pacientes, como e-mail e telefone, você tem a oportunidade de enviar a eles conteúdos de qualidade e que vão ajudá-los a solucionar um problema específico ou manter uma boa qualidade de vida.
Por exemplo, para um paciente que faz tratamento para diabetes, você pode enviar conteúdos relacionados aos cuidados diários, por que a aplicação da insulina é importante, como ter uma alimentação balanceada, a importância das atividades físicas etc.
Mãos à obra
Engajar os pacientes no pós-consulta exige muita atenção e comprometimento.
Muitos profissionais acreditam que o atendimento durante a consulta já seja o suficiente para conquistar o paciente. No entanto, o que eles sequer imaginam é que o que cativa mesmo são as ações executadas após o paciente deixar o consultório.
Por essa razão, não deixe de aplicar nossas dicas nas suas estratégias de fidelização de pacientes. Elas são muito válidas para ajudar a melhorar o relacionamento com ele e, ainda, incentivá-los a retornar sempre que precisarem.
Lembre-se de que quanto mais você surpreender o seu paciente, mais ele terá o seu consultório como referência de qualidade.
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