A maioria dos profissionais de medicina tem como objetivo se tornar uma autoridade médica na área de atuação. Dessa forma, o caminho natural para alcançar esse objetivo inclui investimentos constantes na atualização do currículo, infraestrutura clínica, além de estratégias coordenadas para a atração e fidelização dos pacientes.
No entanto, é uma queixa comum entre a classe médica, se deparar com dificuldades para serem encontrados e reconhecidos, diante de tantas opções. A enorme competitividade na área, sem dúvida, contribui para isso.
Por outro lado, ainda hoje há profissionais que dão pouco valor à gestão do relacionamento, desperdiçando oportunidades de alcançarem resultados mais sustentáveis nesse sentido.
Leia o artigo e entenda melhor o que fazer para fortalecer sua autoridade na área de atuação e atrair mais pacientes fieis.
O que é a autoridade médica afinal?
A autoridade médica nada mais é do que o valor agregado à sua marca. Em um primeiro momento parece estranha a associação. Isso porque se trata de saúde e não um item de consumo. Porém, é exatamente por abranger algo tão delicado que as pessoas conseguem perceber a autoridade mais fácil.
Nesse sentido, a autoridade está atrelada ao nome do médico, da clínica ou do consultório como marca.
Autoridade médica: questão de confiança
A confiança é a base do relacionamento médico-paciente. Esse sentimento tem relação direta com o grau de fidelização do paciente e da autoridade que o médico exerce sobre sua atuação.
Isso quer dizer que quanto mais o médico gera autoridade, maior a motivação do paciente para confiar em seu trabalho e, por isso, maior a chance dele se tornar um paciente que percebe o valor agregado e se torna fiel ao longo do tempo.
Autoridade médica na perspectiva do Branding
Segundo o Google Trends, a ferramenta de intenção de busca do Google, houve um interesse repentino em mais de 70% pelo termo personal branding nos últimos cinco meses, isso somente em Minas Gerais.
Talvez, você não esteja familiarizado com a expressão, que significa conjunto de ações utilizados para fortalecer a marca.
Nada mais natural que, diante da crise enfrentada por muitos segmentos devido à pandemia, haja um interesse maior em se destacar para continuar gerando negócio em meio à crise.
No que se refere aos consultórios e clínicas médicas, é nesse cenário que a gestão de relacionamento com o paciente e o marketing médico se tornam ferramentas promissoras para alcançar esse objetivo.
Entenda a seguir, como o Branding e o marketing trabalham a sua autoridade médica.
Geração de autoridade por meio da proposta de valor
Até se estabelecer profissionalmente é preciso atrair e reter os pacientes, certo? Naturalmente, pois é por meio da manutenção dessa base permanente que se mantém a estabilidade.
Porém, com tanta competitividade na área, como chamar atenção das pessoas sem ferir os princípios da publicidade médica?
Comece pela sua proposta de valor, ou diferencial do seu consultório. Para encontrá-los, foque nestes três itens:
- qual é o diferencial da sua marca naquela localidade;
- quais mensagens pretende imprimir em seus pacientes;
- como a comunicação reforçará esses atributos.
Com essas questões respondidas, é hora de por em prática! Desenvolva uma estratégia de marketing que se identifique com o que você tem a oferecer aos pacientes.
Maximize a experiência do paciente dentro do consultório para entregar toda a proposta de valor que você tem. Assim, você gera autoridade criando satisfação.
Identidade visual
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Embora esse ditado seja simplista, não resta dúvida do quanto o reconhecimento simbólico é importante para a fixação na mente dos indivíduos.
A Coca Cola exemplifica bem a questão, ainda que o logo cores sejam adaptados conforme a região são identificados facilmente no mundo inteiro.
No seu caso não é necessário ir tão longe, basta contratar um bom profissional para garantir o desenho gráfico alinhado aos interesses da clínica médica.
Por isso, não entregue esse trabalho a amadores, considere que essa será a assinatura do seu consultório. Com uma boa construção de autoridade será possível reconhecer sua logomarca onde você estiver.
Linguagem acessível
A boa compreensão da comunicação é a chave de qualquer relacionamento. Por isso, não adianta tentar criar conexão com seus pacientes, utilizando a linguagem inadequada.
Engana-se quem pensa que a linguagem rebuscada traz percepção de autoridade. As pessoas precisam entender claramente o que está sendo comunicado e, só assim, poderão confiar no profissional. Portanto, estude a linguagem dos seus pacientes ideais e utilize as palavras que fazem parte desse vocabulário.
Termos técnicos, extremamente formais para um público jovem, por exemplo, não irá funcionar.
Autoridade médica: influência social
Os médicos desempenham um importante papel no contexto comunitário.
Devido a isso, as notícias sobre saúde são tão veiculadas. O problema é que, com a massificação da internet, as fake news viralizam muito rápido, tornando-se um perigo para a sociedade de forma geral, principalmente entre as comunidades mais carentes.
Nesse sentido, a utilização das redes sociais como forma de distribuir conteúdos relevantes sobre saúde ajuda na orientação e educação das pessoas.
A consequência disso é a notoriedade que o profissional ganha naquele assunto, criando uma concepção de autoridade por ser fonte de orientações verdadeiras e confiáveis.
Ser autor de bons conteúdos oferecidos na web demonstra toda a expertise no assunto. é a partir daí que a confiança vai sendo construída.
Experiências memoráveis através do marketing de relacionamento
A especialista em gestão e marcas, Ana Couto, referência na área no Brasil, lembra:
Branding (palavra em inglês) é um verbo no gerúndio.
Todavia, manter as ações que geram reforço de autoridade de forma consistente não é tarefa simples. Assim, o marketing de relacionamento facilita bastante na execução dessas tarefas.
É possível, por exemplo contar com a ajuda da tecnologia para automatizar muita coisa.
Os softwares médicos com foco no relacionamento com o paciente são ferramentas indispensáveis na busca pelo resultado das ações. Veja:
Tratamento personalizado
Obviamente, o seu paciente gostaria de ser bem atendido. Isso requer mais atenção às queixas do que à parte burocrática do atendimento, em preencher papeis e receituários.
Utilizar um prontuário eletrônico torna essas tarefas mais ágeis, por se tratar de informações digitais. Além do mais, como os dados do paciente ficam muito mais seguros nos sistemas que em fichas de papel, a confiança tende a ser reforçada.
Recursos estratégicos
Além do prontuário digital, os softwares médicos otimizam o relacionamento com o paciente oferecendo ferramentas integradas ao marketing.
Através dos sistemas é possível:
- realizar disparos de lembretes de consulta por e-mail destacando a importância do retorno ao médico na data prevista;
- enviar conteúdos exclusivos por fluxos personalizados de e-mail;
- enviar cartões de felicitações pelo aniversário;
- realizar campanhas educativas de promoção à saúde;
- disponibilizar agendamento online com o profissional preferido;
- realizar pesquisas de satisfação.
Todas essas ações fazem parte de uma boa estratégia de marketing e relacionamento. Sendo assim, quanto mais presente se mostrar na vida do paciente, auxiliando e ensinando, maior o reforço de autoridade médica que a sua marca ganha ao longo do tempo.
Quer saber mais sobre autoridade médica e outros assuntos importantes para o crescimento do seu consultório? Continue navegando pelo Blog iMedicina!