Os dados na área da saúde são fundamentais. As pesquisas, em um sentido amplo, nos auxiliam a compreender quais são os novos comportamentos e tendências e para onde devemos seguir.
Em um sentido micro, digamos assim, os dados na área da saúde auxiliam os espaços hospitalares e clínicas a organizarem melhor o atendimento, cuidar da parte financeira, fidelizar o paciente e até mesmo a agilizar o processo de diagnóstico.
Para que possamos ter acesso às ditas informações, é preciso primeiro que tenhamos um software médico inteligente, seguro e integrado.
O software médico do iMedicina é uma das principais ferramentas tanto para quem deseja praticar a telemedicina – modalidade de atendimento médico à distância que, durante a pandemia do novo coronavírus, foi aprovada em caráter emergencial – quanto para quem gostaria de ter acesso a um prontuário eletrônico e outras funcionalidades.
Abaixo, falaremos um pouco mais sobre as funcionalidades citadas. Explicaremos também como elas podem atuar de maneira a estruturar os dados para que a tomada de decisão no consultório seja mais eficaz. Confira.
Dados na área da saúde: prontuários eletrônicos
Os prontuários digitais ou eletrônicos são bastante populares no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe um incentivo financeiro para os hospitais que optarem pelo formato.
No Brasil, isso ainda não é uma realidade. Ainda assim, cada vez mais estabelecimentos têm se convencido da importância de ter um sistema integrado e online.
Vamos por partes. De acordo com a legislação do prontuário eletrônico (Lei Nº 13.787, de 27 de dezembro de 2018), para que se possa substituir o prontuário tradicional por um documento virtual, é preciso que o hospital ou clínica faça uso de ferramentas criptografadas.
Para além disso, o prontuário só pode ser armazenado, alterado ou copiado em ambiente seguro, com certificado digital padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas). Este cuidado garante que os dados não serão violados, alterados por terceiros ou utilizados para fins inadequados.
Embora o processo de digitalização de dados seja trabalhoso, trata-se de um esforço que é feito uma única vez. Finalizada esta etapa, será necessário apenas fazer login em um sistema seguro e prosseguir com a consulta.
Convém dizer que, para além de permitir mais agilidade na identificação e no atendimento dos pacientes, o prontuário eletrônico:
- permite a unificação de registros médicos em ambiente seguro e acessível, para permitir que especialistas tenham acesso a detalhes importantes;
- impede que os documentos sejam perdidos por acidentes ou ocorrências de forma maior, como incêndios;
- protege os documentos pessoais dos pacientes do extravio e das perdas;
- reduz os custos operacionais, visto que impedem que haja gastos com espaços para arquivamento, mão de obra, papéis, tinta, etc.
Prontuário eletrônico e o marketing médico
Ter dados sobre os pacientes de uma clínica é fundamental para estratégias de marketing médico.
Sabemos que, para criar uma imagem sólida na web, é preciso produzir conteúdo extenso e relevante. Isso não é tudo: o material postado sob o selo do médico ou consultório deve ser adequado ao formato da internet, dialogar com o público correto e utilizar vocabulário condizente com quem se pretende atingir.
Os dados, oferecidos à equipe a partir de softwares de prontuário eletrônico, permitem que se analise informações valiosas para estratégias de atração, conversão e fidelização de pacientes, além de estruturar o fluxo financeiro do consultório.
Um exemplo? Digamos que, após avaliar o perfil dos pacientes de uma clínica de dermatologia da zona sul de São Paulo, um especialista chegue à seguinte conclusão: a clínica é majoritariamente frequentada por mulheres acima dos 35 anos, financeiramente independentes e com alto poder aquisitivo.
As mulheres, por sua vez, querem soluções para rejuvenescimento – razão pela qual investem em procedimentos como injeções de botox e bioestimuladores.
A partir deste perfil – enxuto, apenas para fins explicativos -, é possível produzir conteúdo que vise educar, informar, auxiliar na identificação de problemas e fornecer soluções para pessoas que estarão dispostas a contar com os serviços de um determinado lugar ou especialista.
Relatório de controle financeiro
Utilizar um software médico ainda tem outra vantagem: dados com o módulo financeiro. Com os relatórios extraídos é possível obter gráficos precisos, que dão insights, em tempo real, sobre o desempenho da clínica.
No mesmo sistema, é possível ver o total de pacientes em um determinado período de tempo, a quantidade de retornos, o número de atendimentos de cada profissional da equipe (e o tempo gasto com cada paciente) e até o percentual de faltas, atrasos ou cancelamentos.
Através de relatórios de extrato financeiro, de receitas ou de despesas, avalia-se os lançamentos, pagamentos, tipos de agendamentos predominantes, origem do agendamento, entre outras coisas.
Por fim, realizar o acompanhamento do fluxo de caixa se torna mais fácil por meio da automação.
Além disso, o módulo financeiro permite a antecipação de dívidas frequentes (ou seja, dos custos mensais de funcionamento de um espaço), para que decisões sobre orçamento possam ser tomadas de maneira mais consciente e prática.
Confirmação de agendamento e lembretes
Para que uma clínica possa prosperar, ela deve não apenas atrair pacientes, mas oferecer a eles tratamento de excelência e soluções diferenciadas.
O agendamento online é uma dessas soluções. Ao ter meios fáceis de marcar ou desmarcar uma consulta, o paciente verá a clínica como um espaço prático, pouco burocrático, modernizado.
Outras funcionalidades, como a confirmação de agendamento por automação – ou seja, assim que o paciente agenda a sua consulta, ele recebe um e-mail de confirmação. Quando estiver próximo do seu encontro com o médico, por sua vez, entra em cena o lembrete de consulta.
O lembrete de consulta é vantajoso porque permite que o paciente se organize melhor, faça reagendamentos quando necessário e possa ser alcançado por vias diferentes.
Como já comentamos, um e-mail é enviado quando a consulta estiver próxima. Para os que não têm o costume de checar a caixa de entrada, existe ainda a possibilidade de fazer a confirmação de agendamento por SMS.
Ao final dessas ações é possível fazer um contraponto entre consultas agendadas e desmarcadas; consultas agendadas por telefone e agendamento online; furos na agenda com e sem confirmações e assim por diante.
Quanto mais suporte o médico tiver na gestão do consultório, maior a quantidade de dados e informações relevantes para a tomada de decisões ele consegue extrair. Em posse desse material, é possível criar ações que ataquem os problemas e maximize o resultado daquilo que já está dando certo.
Como se pode ver, ter dados na área da saúde é fundamental não apenas para modernizar a rotina dos hospitais e clínicas, mas para alcançar resultados sustentáveis no consultório.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo do blog: Como emitir relatórios com filtros personalizados no iMedicina