Se você chegou até esse post, possivelmente, já entendeu a importância das estratégias de marketing médico para o seu consultório.
Talvez, o que você ainda não saiba é que é possível complementar essas ações por meio da contratação de uma assessoria de imprensa.
Neste artigo, vamos explicar como esse serviço pode fazer com que você se destaque entre os concorrentes da sua especialidade. Acompanhe para saber mais.
A assessoria de imprensa é um trabalho realizado por jornalistas e relações públicas. Normalmente, estes profissionais são contratados por meio de agências, com funcionamento semelhante às de publicidade.
O objetivo do assessor de imprensa é atuar como elo de ligação entre o profissional de saúde e os veículos da mídia.
Esse relacionamento funciona como uma espécie de troca no qual ambas as partes saem ganhando.
Por lado, os jornalistas da imprensa se beneficiam ao encontrarem porta-vozes qualificados com um esforço menor. Por outro, os médicos conseguem gerar autoridade ao serem entrevistados pelos veículos de imprensa.
O trabalho do assessor de imprensa é conhecer a fundo as informações sobre a sua carreira e a sua especialidade. Este primeiro momento de briefing é fundamental para que você e o fornecedor contratado se conheçam e se aproximem.
O levantamento servirá como base para produção de um plano de ação para relacionamento com colunistas, editores e repórteres de veículos impressos, rádio, TV e portais.
Conheça algumas estratégias que podem ser desenvolvidas:
É muito comum que médicos em começo de carreira ou com pouco conhecimento sobre marketing digital tenha dúvidas sobre as ações que devem tomar para chamar atenção para o seu consultório.
Se este é o seu caso, não se preocupe. Sempre é tempo de começar a divulgar a sua clínica de forma ética e atrair mais pacientes.
Antes de sair investindo o seu dinheiro de forma impensada, é preciso explicar as diferenças entre os resultados alcançados entre a assessoria de imprensa e as campanhas de marketing.
Como já citamos anteriormente, o relacionamento com a mídia é pautado em gerar credibilidade para a sua marca pessoal.
Ou seja, tem grande poder em aumentar a reputação do seu nome e fazer com que você se consolide como referência na sua área de atuação.
O grande benefício disso é fazer com que os pacientes vejam em você um profissional em quem podem confiar caso necessitem agendar uma consulta.
Essa pode ser, inclusive, uma forma de gerar mais valor para os seus atendimentos, aumentando o volume de consultas particulares.
Trata-se de uma estratégia de médio a longo prazo. Por isso, o mais provável é que você comece a colher os resultados dela a partir de 6 a 8 meses após o início.
Já as ações de marketing médico dizem respeito a uma gama de atividades focadas em atração e fidelização de pacientes.
A maioria delas são direcionadas às mídias digitais. Entre as ações mais comuns e certeiras, podemos destacar:
Como você já deve imaginar, todas essas estratégias têm um caráter mais mercadológico do que as táticas adotadas pela assessoria de imprensa. Ou seja, se aproximam mais de táticas comerciais.
Logo, apesar de também exigirem consistência e constância, tendem a gerar mais resultados em um prazo menor.
Dependendo do conjunto de técnicas de marketing médico adotadas no seu consultório, você pode começar a colher os primeiros frutos do trabalho de 4 a 6 meses.
À essa altura do post, você já deve ter percebido que as ações de marketing médico e de assessoria de imprensa, na verdade, são complementares.
Cada uma delas tem suas peculiaridades e deve ser empregada de uma forma diferente, de acordo com as necessidades.
Médicos recém-formados ou que acabaram de abrir o consultório a pouco tempo devem implantar primeiro as estratégias de marketing médico.
Se você puder contar com o apoio de um prontuário eletrônico robusto, melhor ainda. Além de centralizar os dados dos seus pacientes, esse tipo de sistema lhe permitirá acompanhar a evolução dos agendamentos e extrair relatórios sobre o seu público.
Agora se você já está satisfeito com o volume de agendamentos mensais da sua clínica e está buscando ser mais conhecido no mercado, a assessoria de imprensa pode ser uma boa aliada.
Essa é uma maneira muito eficiente de continuar divulgando a sua marca pessoal e se destacar dentre os seus concorrentes.
Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de manter a frequência e a coerência das suas ações!
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