Confirmação de agendamento: Por que a prática evita ausência do paciente na consulta
Se o site ou a página virtual do seu consultório tiver a opção “Agende sua consulta!” é bem provável que você já tenha reparado na incrível disparidade entre o número de marcações e de presenças em um dia comum de trabalho. Muitos pacientes procuram e marcam atendimentos e simplesmente não aparecerem!
Inconveniente para o ritmo de trabalho, além de frustrante para quem ficará com uma hora completamente vaga, este tipo de situação pode prejudicar muito a saúde financeira do consultório e por isso precisa ser evitada. Uma das formas eficientes de reduzir estas faltas é através da confirmação de agendamento.
Como é possível colocar em prática tal estratégia minimizando a ausência dos pacientes e mantendo o ritmo de atendimento? Neste artigo trataremos exatamente deste assunto, por isso continue lendo!
A opção de agendamento online é uma das praticidades que tem sido oferecida por muitas clínicas e laboratórios a fim de aumentar seu padrão de qualidade e aumentar o número de atendimentos.
Entretanto, o que era pra ser majoritariamente positivo nem sempre acaba sendo assim. Muitos pacientes, motivados pela agilidade proporcionada pelo ícone “Agende sua consulta” acabam preenchendo vagas sem compromisso algum.
Ou seja, eles se querem marcam tal compromisso em suas agendas pessoais e não dão a devida importância para o comparecimento as consultas acreditando ser muito mais simples marcar uma nova data assim que surge um pequeno imprevisto.
O que a maioria dos pacientes não considera é o impacto de tal atitude na vida do profissional.
Cada vaga da agenda que é deixada em branco significa um valor a menos no orçamento mensal do consultório. Se esta situação se repetir por várias vezes, o impacto pode ser irreparável! Por isso mesmo é importantíssimo trabalhar com a confirmação do agendamento!
A confirmação do agendamento de consultas é uma das formas mais eficientes de minimizar as lacunas em branco no dia a dia do profissional da saúde e ela pode ser feita de várias maneiras.
Para as situações em que o paciente optou pelo “Agende sua consulta” no modo online, é importante que alguém entre em contato logo em seguida confirmando os dados pessoais informados no cadastro, como contatos e convênios – se for o caso – e verificando a data e o horário escolhido para atendimento.
Para os casos em que a marcação da consulta foi feita por outros meios, como telefone ou até comparecimento ao estabelecimento, a dica é encaminhar um lembrete para que a agenda não seja perdida.
Em ambos os casos é interessante que seja emitido um SMS um dia antes da data marcada para consulta informando o horário do atendimento e solicitando uma confirmação de presença ou de ausência.
Há que se considerar, entretanto, que nem todos os pacientes olharão a mensagem. Também vale ressaltar que boa parte não possui o hábito de responder. Nestes casos, pode ser indicado a realização de ligações para confirmação das consultas que foram agendadas.
É importante ter um bom fluxo no agende sua consulta, porém, mais importante que isso é ter uma boa rotatividade de pacientes dentro do estabelecimento. Aproveite para ver outras dicas importantes sobre o assunto em nosso blog!
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