Consulta médica de qualidade: o que o meu paciente espera de mim?
Qualidade é um tema em alta em diferentes meios e na área da saúde isto não é diferente. Pacientes estão cada dia mais apurados, tendenciosos e prontos para avaliar cada médico, consulta ou clínica que conhecem. Superar as expectativas criadas e conquistar um posicionamento positivo neste assunto tem sido tarefa difícil para boa parte dos profissionais que vivem da propaganda “agende sua consulta”.
Mas, afinal, o que um paciente espera de fato de um médico, de um dentista ou de oftalmologista?
A lista de exigências é extensa! Se você quer oferecer uma consulta médica de qualidade, é preciso estar disposto a trabalhar com muitos pormenores que podem pôr tudo a perder em questão de segundos.
Inúmeros estudos estão sendo realizados a fim de definir melhor o que é exatamente essa qualidade esperada pelo paciente. Basicamente, já se sabe que tal definição passa por dois momentos distintos de avaliação: os fatores externos ao atendimento e a consulta em si.
Veja a diferenciação destes grupos a seguir e veja como expandir sua lista de pacientes através da indicação de agende sua consulta feito pelos mesmos.
Quando alguém lhe indica que agende sua consulta em determinada clínica, é bem provável que esta pessoa tenha feito uma avaliação positiva sobre tudo o que passou durante o atendimento.
Desde o momento em que chegou ao prédio, que ficou na sala de espera, foi atendido, examinado e voltou para o retorno, sua avaliação foi, de certa forma, positiva sobre o lugar e sobre o profissional responsável pelo atendimento, motivo este que lhe possibilitou indicar tal referência.
Como você pode ver de modo resumido, oferecer uma consulta de qualidade para o paciente vai muito além do tempo em que você e ele estão sentados ao redor da mesa do consultório!
Ter excelência é se preocupar com cada uma das etapas a que o paciente tem contato em seu estabelecimento e não apenas com a formalidade e o cuidado na hora do atendimento direto.
Basicamente, os fatores externos ao atendimento que são avaliados instantaneamente são:
• Estrutura física do consultório: Neste quesito, entra desde a parte estética até a higiênica. Clínicas sujas, desorganizadas e mal arrumadas fazem com que muitos pontos sejam perdidos na avaliação do paciente em pouquíssimos minutos.
• Atendimento na recepção: Outro ponto importantíssimo que pode levar seu paciente a falar para um amigo “agende ou não agende sua consulta naquela clínica” é o serviço prestado pela recepção. Preocupar-se com a cordialidade e a simpatia aqui é um dos fatores determinantes para o sucesso.
• Tempo de espera: Outro ponto que influencia diretamente na percepção da qualidade do atendimento é o tempo que o paciente tem que ficar esperando para ser atendido. Quanto maior, pior a avaliação.
Por fim, a hora mais esperada em que o paciente está de frente com você, pronto a ser consultado. Aqui é o principal determinante do sucesso ou do fracasso de todo o processo de atendimento.
Ser simpático, atencioso e prestativo são qualidades mínimas esperadas pelo paciente além de, é claro, ter conhecimento suficiente para lhe ajudar a resolver o problema.
Neste ponto, é importante ressaltar que é comum a avaliação do tempo médio de consulta. De acordo com pesquisadores, a tendência é de que quanto menor o tempo em consultório, pior a avaliação.
Gostou dos pontos abordados neste artigo que contribuem para a sua propaganda de “agende sua consulta”? Então aproveite para conhecer outros textos em nosso blog que falam sobre a qualidade nos atendimentos prestados!
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