Com um mercado cada vez mais concorrido, os profissionais de saúde estão buscando novas estratégias para se diferenciarem. Neste sentido, investir no branding do seu consultório médico é de extrema importância.
Não sabe o que isso significa? Então, não se preocupe, pois, neste artigo você irá aprender tudo sobre o assunto.
Quando falamos de branding, estamos falando de realizar ações que fortaleçam a marca de uma empresa. Trazendo para o setor de saúde, significa investir em estratégias que promovam o seu consultório e que gerem autoridade para você.
Ainda, para divulgar a sua marca é necessário que você se conecte com os seus pacientes e faça com que ele perceba o valor do serviços prestados pela sua empresa. Com isso, eles terão uma melhor percepção da qualidade do seu atendimento.
Porém, saiba que a consolidação desse reconhecimento é um processo que não ocorre da noite para o dia. Pelo contrário, o fortalecimento da marca exige a consistência nas suas ações.
Ademais, podemos considerar como marca tudo aquilo que faz referência ao seu consultório médico ou a sua atuação como profissional. Assim, o logotipo, nome, site, páginas nas redes sociais, banners, cartazes, entre outros, são itens que contribuem para a construção da marca.
Por definição, branding é o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado através de ações estratégicas que contribuem para melhorar a percepção do consumidor em relação à empresa.
Neste sentido, ao fazer uso dessa estratégia, você se diferencia entre os concorrentes e se beneficia de diferentes formas. A seguir, listaremos alguns desses benefícios.
Quando uma empresa tem uma marca forte, as pessoas tendem a preferi-la em razão da credibilidade que ela passa. Dessa maneira, você se torna uma autoridade e começa a influenciar as decisões do seu público.
Da mesma forma ocorre com os consultórios médicos, pois as pessoas pensam duas vezes antes de optar por outro profissional de saúde. Isso porque você cria uma boa reputação, o que dá segurança aos potenciais pacientes para procurar os seus serviços.
Quando uma pessoa busca por um médico na internet, por exemplo, ela irá considerar as avaliações recebidas pelos pacientes e também são influenciadas pela força da sua marca. Por isso que é importante investir em branding.
Atualmente, além da aquisição de um produto ou de um serviço, as pessoas buscam relacionar-se com as empresas. Com isso, surgiu o conceito de atendimento humanizado, ou seja, as marcas precisam se comunicar com seus clientes como se fossem pessoas.
Assim, você personaliza os seus serviços e também fortalece o nome do consultório médico tanto para seus pacientes quanto para aqueles que ainda não o são.
Por fim, para sair do campo teórico, vamos falar da prática. Nas próximas linhas, preparamos algumas dicas de estratégias que você pode executar para fazer o seu branding.
Ao planejar ações de fortalecimento da marca, você precisa descobrir qual é a percepção que o cliente tem do seu consultório e quais são os pontos fortes e fracos da sua prestação de serviços.
Ainda, ao fazer essas perguntas você consegue ter uma dimensão de quais aspectos precisam ser melhorados e quais podem ser explorados nas suas estratégias. Neste sentido, conheça quatro ações eficientes para transmitir o valor da sua empresa.
A identidade de um consultório médico vai além de um bom nome ou de um logotipo bonito. A identidade visual deve ser pensada de forma que atenda às expectativas dos pacientes, que os faça se sentir atraídos a buscar os seus serviços.
Dessa forma, quando o processo de construção da identidade é levado à sério, ela transmite confiança, credibilidade, tranquilidade e sofisticação, fazendo com que o cliente perceba os valores e a essência do seu trabalho.Esse processo de criação envolve as seguintes etapas:
Uma boa gestão da marca passa pela criação de vínculos com o seu público. Segundo a pesquisa do Customer Thermometer, 65% dos consumidores se sentem atendidos por empresas que usam o branding para se aproximar dos seus clientes.
Neste sentido, realize ações que criem uma identificação com o seu público-alvo, como, por exemplo, depoimentos de pacientes que passaram a ter uma melhor qualidade de vida após o início de um tratamento no seu consultório médico.
Uma marca forte precisa investir na promoção da sua imagem e em ações que transmitam os seus valores. Assim, você pode patrocinar um evento de interesse do seu público, realizar convênios com entidades beneficentes, entre outras coisas.
Ao desenvolver a sua identidade e posicioná-la no mercado, você pode dar início a estratégias para atrair novos clientes para o seu consultório. Para isso, elas precisam ser focadas em conversão, ou seja, novos agendamentos de consultas.
Ainda, o marketing médico pode ser realizado de inúmeras maneiras. Então, separamos algumas dicas com ações que ajudam você a desenvolver a sua estratégia de branding.
O desenvolvimento de um site é parte essencial para iniciar qualquer estratégia de marketing médico. No entanto, ele precisa ser planejado e preparado para conversão, ou seja, transformar visitantes em clientes.
Além disso, o seu site deve estar alinhado com a missão e com os valores estabelecidos para o consultório e com os serviços efetivamente realizados no dia a dia. Dessa forma, a sua identidade passa credibilidade e faz com que novos clientes busquem seus trabalho.
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficiente para profissionais de saúde. Por isso, existe uma grande oferta de informação sobre saúde disponível na internet. Ademais, a criação e a divulgação de artigos informativos constrói uma imagem positiva da marca.
Assim, você pode elaborar conteúdos para o seu blog ou para as redes sociais, gravar vídeos educativos, criar ebooks, infográficos, fazer webinários sobre promoção da saúde, etc.
De acordo com pesquisa do site BuzzStream, cerca de 50% dos usuários seguem de uma até quatro marcas nas suas redes sociais. Você não pode ignorar o potencial dessas mídias, certo? Então, crie conteúdos e se relacione com seus clientes no Facebook, Instagram, Twitter, etc.
Embora seja possível alcançar bons resultados com marketing médico de forma orgânica, o investimento em anúncios permitirá que a sua marca chegue a um público muito maior, além de encurtar o caminho para criar a sua autoridade.
Neste sentido, considere a compra de espaços publicitários no Google, através do Google Ads, no Facebook Ads e no Instagram Ads, pois são as mídias mais relevantes para a sua área de atuação.
O e-mail marketing é uma estratégia que, apesar de já ser utilizada há muito tempo, ainda continua oferecendo resultados bem satisfatórios. Com o disparo segmentado de e-mails, você consegue fortalecer o relacionamento com seu cliente e manter a sua marca presente.
Enfim, se você deseja alçar voos maiores para o seu consultório médico, o branding é a estratégia mais assertiva para você se tornar uma referência no seu setor e atrair cada vez mais clientes.
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