Com uma quantidade cada vez maior de pessoas conectadas, a internet é hoje um terreno fértil para empresas de qualquer segmento. Para os profissionais de saúde, dispor de um consultório online pode trazer muitos benefícios e grandes impactos nos resultados.
Neste artigo, abordaremos todos os tópicos referentes ao desenvolvimento de um site médico otimizado para conversão e explicaremos a importância dele para o sucesso do seu negócio.
Site x Landing page
No entanto, antes de nos aprofundarmos no tema, existem alguns pontos que você precisa saber diferenciar. O primeiro deles é entender o que é um site e o que é uma landing page.
Site
Trata-se de um conjunto de páginas (ou uma única página) disponíveis na internet que transmitem informações sobre a sua empresa. Geralmente, constam em um site: a história do consultório médico, os serviços oferecidos, os diferenciais, dados para contato, etc.
Assim o objetivo do site é oferecer aos usuários da internet a possibilidade de encontrar mais informação a seu respeito. Porém, para que seja agradável ao leitor, ele precisa ser organizado, intuitivo e versátil. Ademais, os sites podem ser onepage ou multipage.
Landing page
A landing page é uma página criada com foco em conversão. Dessa forma, costuma-se oferecer uma promoção, um e-book ou algum outro benefício em troca de alguns dados do visitante, ou realizar uma venda.
Provavelmente, você já acessou uma dessas páginas antes de adquirir um curso ou comprar algum item. O objetivo desse tipo de página é vender ou oferecer um produto, ou serviço específico.
Agora que você já entendeu as diferenças entre site e landing page, vamos para outro tema que traz muita confusão para quem está iniciando no assunto.
Diferenças entre sites multipage x onepage
Ao planejar o seu consultório online e desenvolver o seu site, é bem provável que você se precise escolher entre dois formatos: onepage ou multipage. O formato onepage são sites que funcionam como um cartão de visitas e servem para apresentar o consultório para o visitante.
Ainda, esse modelo tem sido muito utilizado por profissionais de saúde em razão da facilidade e eficiência para informar o usuário, além de oferecerem os melhores resultados de agendamentos online.
No entanto, isso não quer dizer que os sites multipage são ruins, pelo contrário, eles são muito eficazes para, por exemplo, obter um grande número de acessos.
Contudo, se você pretende colocar o seu consultório online, o foco deve ser a conversão. Neste sentido, os sites onepage são mais indicados.
Qual a influência de um site otimizado para conversão nos resultados do consultório?
Quando falamos em sites otimizados, estamos falando de páginas desenvolvidas com o objetivo de atrair visitantes e fazer com que eles se convertam em clientes. Assim, essa otimização envolve a parte técnica da criação, mas também estratégias de marketing.
Dessa maneira, com um site otimizado, é possível oferecer uma melhor experiência para o usuário. Com isso, são maiores as chances dele se tornar um cliente.
Ademais, a construção de um site voltado para conversão faz uso de algumas técnicas comprovadamente eficazes, tais como: Search Engine Optimization (SEO), storytelling e Call-To-Action (CTA). A seguir, falaremos mais sobre elas.
Saiba como ter um site voltado para conversão
Provavelmente, você já entendeu a importância de ter uma página na internet focada na conversão de visitantes em clientes. Contudo, você deve estar se perguntando: como fazer isso?
Primeiro, para que esse formato de site ofereça bons resultados, recomendamos que ele seja construído por profissionais especializados. No entanto, para que você saiba como fazer, explicaremos as técnicas mais indicadas para profissionais de saúde.
Storytelling
Trata-se de um termo criado pela junção de duas palavras em inglês, “story” que significa “história” e “telling” que significa “contar”, ou seja, storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias.
Assim, o objetivo do storytelling é conectar-se com o emocional do leitor. Quando você cria essa conexão, fica mais fácil conduzi-lo por uma jornada de conteúdos que o levarão a adquirir o seu serviço, gerando atração e fidelização.
Entretanto, é importante lembrar que o storytelling não deve ser baseado em mentiras ou falsas promessas. Ademais, é possível usar essa técnica das seguintes formas:
- fale a mesma língua que os seus potenciais clientes;
- utilize exemplos reais ao elaborar as histórias;
- produza conteúdos para ajudar os pacientes e não para vender os seus serviços;
- ao invés de falar do consultório, fale de você ou crie um personagem. As pessoas gostam de conteúdos humanizados.
Além dessas técnicas, os textos precisam ser otimizados para os buscadores e possibilitar a interação com o leitor. Neste sentido, você precisa conhecer o CTA e o SEO.
CTA
CTA é uma sigla para o termo “call-to-action”, em uma tradução literal, “chamada para a ação”. Trata-se de uma estratégia para chamar o leito a realizar alguma ação, como, por exemplo, baixar um arquivo, entrar em contato, assistir a um vídeo, seguir sua página, etc.
SEO
A Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas destinadas à otimização de sites, blogs e páginas na web para que alcancem mais usuários, consigam ter bom ranqueamento na busca do Google e gerem autoridade.
Ademais, a ordenação dos resultados das pesquisas no Google é realizada por um algoritmo que considera, essencialmente, a experiência do usuário com determinado site e a qualidade da resposta que ele oferece à pergunta do usuário.
Neste sentido, o SEO é utilizado para tornar o seu artigo mais claro, preciso e objetivo, além de inserir algumas otimizações, tais como, CTA, meta-description, heading tags, link building, rich snippets, backlinks, palavras-chave, entre outros.
Conformidade com os parâmetros do CFM
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu a resolução n.º 1.974/11 para regular a prática de marketing por profissionais de saúde. Essa ação tem o objetivo de combater propagandas enganosas ou sensacionalistas.
Por isso, ao desenvolver um site, é importante que ele esteja em conformidade com esses parâmetros. No que diz respeito as estratégias digitais, o CFM proíbe:
- uso de fotos de pacientes em material promocional, mesmo que autorizado por ele;
- garantir a eficiência de procedimentos e se utilizar de chamadas sensacionalistas;
- fazer anúncios de equipamentos que atribuam a eles o sucesso de um procedimento;
- divulgar títulos e especializações que não estão registradas no Conselho Regional de Medicina (CRM);
- o uso dos termos “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “o resultado garantido” ou similares, nas peças publicitárias;
- divulgação de preços de procedimentos, formas de pagamento, parcelamentos ou descontos.
É possível desenvolver o meu site sozinho?
Obviamente, é possível e permitido que você estude e desenvolva o seu próprio site. No entanto, uma das principais dificuldades será conciliar o tempo dedicado ao exercício da sua profissão com a criação da página.
Por isso, sempre recomendamos que esse trabalho seja realizado por profissionais especializados e com experiência no assunto, como, por exemplo, os desenvolvedores do iMedicina.
Além de ser um dos melhores softwares médicos do mercado, nós também temos um excelente time de profissionais prontos para desenvolver e otimizar o seu site, tornando-o atrativo para os seus potenciais clientes.
Portanto, entenda que não vale à pena se arriscar neste projeto. Se você deseja ter um consultório online pronto para a conversão dos visitantes, deixe o trabalho nas mãos dos nossos especialistas.
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