O coworking médico tem se popularizado bastante entre os profissionais da saúde, principalmente com a chegada da pandemia e necessidade de enxugar alguns custos.
Contudo, existem muitas dúvidas acerca da preferencia por alugar consultórios próprios ou compartilhados.
O Coworking é uma tendência mundial e tem ganhado cada vez mais espaço em diversos segmentos profissionais. Na área médica e da saúde em geral, a possibilidade do consultório compartilhado tem se destacado e é considerado um excelente investimento por apresentar melhor custo benefício em relação aos métodos de aluguéis mais tradicionais.
O que chama a atenção na hora de optar por utilizar esse espaço para os atendimentos são os benefícios relacionados à economia financeira, praticidade de gestão e facilidade para atender os pacientes. Mas, será mesmo que o coworking médico é o mais adequado para você?
Principalmente agora, com a mudança no cenário econômico do país, essa pergunta tem se tornado bastante comum. E de antemão devemos salientar que tanto o consultório alugado quanto o coworking médico oferecem vantagens diferentes.
Portanto, podemos afirmar que a questão não é se um caso é melhor que o outro e sim qual é o mais adequado para o seu momento atual.
Vamos te ajudar para que sua escolha seja a mais assertiva possível!
Afinal, quando devo optar pelo Coworking médico?
Nem sempre é viável poder realizar o sonho de alugar o próprio consultório. Especialmente para os recém-formados que estão em busca de se consolidar no mercado, o investimento em um coworking médico pode ser uma opção mais interessante. Entenda melhor:
Flexibilidade
O coworking médico de maneira geral tem ganhado público por oferecer além do espaço físico, facilidades em relação a parte burocrática.
Uma parcela considerável dos aluguéis convencionais, por exemplo, apresentam um modelo de negócio em que os contratos são longos e a multa rescisória é muito alta. Dessa forma, o médico perde a flexibilidade até que o contrato vença.
Em contrapartida, o coworking médico apresenta uma variedade de planos que podem se encaixar a cada perfil. Sendo assim, existe a possibilidade de alugar o espaço por dias, semanas ou até mesmo horas.
Você só paga pelo seu tempo de uso
É isso mesmo! A principal vantagem nesse aspecto é que você paga somente pelo tempo que você utilizou. Portanto, esse modelo de serviço oferece liberdade para flexibilizar o uso do espaço de acordo com a sua necessidade e aproveite o melhor custo benefício.
Outra vantagem é dispor de um espaço que está estruturado para o atendimento. Alugar consultórios compartilhados tem o custo inicial e operacional bastante interessante.
Certamente, montar o próprio consultório do zero pode ficar fora do orçamento. Portanto, é um benefício enorme não se preocupar em ter que mobiliar, planejar estratégias para a disposição do consultório, internet, treinamento de equipe, recepcionista, entre outros.
Sabemos que elaborar um projeto assim, além da demora, ainda requer bastante investimento. Utilizando um coworking médico você economiza tempo e dinheiro, uma vez que o espaço já se encontra propício para o uso com toda a estrutura incluída no aluguel.
Com a exceção do valor do plano escolhido, você poderá atribuir o investimento para outros aspectos da sua vida profissional.
Coworkings Médicos costumam ser bem localizados!
Espaços destinados a consultórios compartilhados, de maneira geral, são muito bem localizados. É uma das vantagens a facilidade com a mobilidade, pois é comum que esse espaços se concentrem em áreas centrais e próximas a linhas de transporte.
Isso acontece pelo simples fato de que uma das prioridades dos coworkings médicos é facilitar o acesso do paciente. Para isso, o planejamento da escolha de suas localizações é um ponto importante na tomada de decisão.
Horários diferenciados
O aluguel de coworkings médicos permite a acessibilidade de horários de atendimento ao público, já que muitos deles apresentam o horário de funcionamento fora do padrão (horário comercial).
É bem comum que médicos se dividam entre consultórios, plantões e cursos. Por isso, esses espaços quando direcionados a esse público tendem a oferecer esse benefício.
É possível optar por personalizar a sua agenda e aproveitar essa vantagem para atrair um número maior de pacientes, uma vez que para muita gente é difícil marcar consulta nos horários convencionais. Esse pode ser um importante pontapé inicial para alavancar a carreira.
Existe o receio na hora de escolher o coworking médico pelo simples fato de ser um ambiente dividido com outros profissionais desconhecidos e ter alta rotatividade. Mas ao contrário do que se pensa, esse fator é positivo, pois é ele que possibilita que os consultórios compartilhados estejam bem estruturados, sejam práticos e funcionais.
O ambiente já é bem planejado para o atendimento, com ar condicionado, mesas, bebedouro e outros elementos que são necessários para receber os pacientes. A manutenção da limpeza também é algo bem acordado nesses espaços, o que torna o lugar sempre pronto para o uso.
Além do mais, o coworking médico já conta com atendentes experientes, que irão orientar as pessoas da melhor maneira possível e fazer toda a diferença na experiência do paciente.
Quando o Coworking médico não é a melhor escolha?
Embora o coworking médico apresente uma série de vantagens, não é a melhor escolha para alguns profissionais da área.
Algumas especialidades podem precisar de salas que tenham uma estrutura maior e, por isso, não comportarem a rotatividade. Isso se deve muitas vezes, pela aparelhagem ocupar muito espaço.
Profissionais que realizam procedimentos e exames, tais como ultrassom, sentem a necessidade de um espaço próprio.
Antes de tudo, é preciso analisar o próprio perfil de trabalho para que se adeque melhor a estrutura do espaço.
Existem outras alternativas?
Quem opta por alugar um consultório pode também se beneficiar de uma opção mais específica: alugar um ambiente somente nos períodos em que já se costuma atender seus pacientes.
Com essa opção, um profissional da saúde reduz os custos com a infraestrutura do local, alcança maior custo-benefício e ainda tem mais flexibilidade para definir os seus dias e horários de trabalho sem arcar financeiramente com períodos ociosos, como seria no caso de um aluguel definitivo.
Outro benefício dessa alternativa é contar com ferramentas online para achar o consultório ideal com agilidade e segurança. Uma dessas ferramentas é a do N1Office, que conta com pesquisa através de filtros com localização, especialidade, preço e data para quem quer alugar um consultório médico. Além disso, a empresa também presta suporte jurídico e media o relacionamento entre locador e locatário.
Idependente da sua decisão, opte pela tecnologia!
Seja qual for sua escolha, para o seu consultório crescer é interessante aderir a um software médico de ponta para facilitar o gerenciamento do negócio.
No coworking médico ou no consultório alugado, ao utilizar um software em nuvem, todos os dados do paciente e do negócio estarão acessíveis a poucos cliques. Basta ter acesso a internet e um computador.
A melhor parte é que se você atende em vários locais diferentes, o software médico consegue te acompanhar em todos eles. Assim , você gerencia todos os compromissos, informações de pacientes e resultados financeiros em uma única plataforma.
O Imedicina oferece o sistema de prontuário eletrônico, que além de eficiente é moderno e intuitivo. Essa ferramenta tem uma variedade de funções que trabalham com melhorias na gestão do seu consultório e conduzem o seu marketing médico.
Já é possível começar a usufruir desses benefícios com o prontuário eletrônico gratuito. Entre os recursos oferecidos pela plataforma grátis, encontram-se a agenda online, relatórios, estatísticas, gestão, atração e relacionamento com pacientes.
Além do mais, uma vantagem importante que a plataforma apresenta é não ter limite de usuários. Caso um dos profissionais queira passar para o módulo pago, ele poderá fazê-lo sem comprometer o restante da equipe.
Conhecer bem as possibilidades de mercado, entender os prós e contras dos consultórios alugados ou coworking médicos e aliar a estrutura a uma boa tecnologia, é o segredo do sucesso para alavancar sua carreira.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para sua carreira médica? Continue navegando pelo blog iMedicina.