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O que confere credibilidade para uma clínica médica? Saiba aqui!

Os últimos anos foram de grandes transformações para a área médica, através das especializações que surgiram, as novas tecnologias, a proliferação de convênios médicos, a saúde preventiva, nível de exigência dos pacientes, novas legislações, aumento de profissionais do mercado, entre outras mudanças significativas na clínica médica.

Mesmo essencial, o médico também tem uma concorrência acirrada. Para se destacar, precisa de conhecimentos de marketing ou se aliar aos profissionais da área, criando táticas de tornar a clínica médica uma referência de credibilidade.

Analisar o que causa repúdio aos pacientes na clínica médica

Quando o profissional entende o motivo de insatisfação dos pacientes com muitas clínicas médicas, pode trabalhar para que esses acontecimentos não se reflitam na sua.

Uma delas é a longa fila de atendimento, provocada pela demora. Em muitos locais, a espera chega a demorar horas, o que provoca uma insatisfação e um incômodo difíceis de reverter. Uma clínica deve ter funcionários suficientes e preparados para agendar as consultas e cumprir os horários determinados. Da mesma forma que possa cobrar os pacientes que não cumprem com o compromisso marcado.

A recepção do paciente, desde a ligação telefônica até pessoal, deve ser calcada na simpatia, gentileza e paciência. Pessoas frias e sem preparo também são motivos de afastamento do paciente.

Uma sala de espera desconfortável é algo que também gera muita insatisfação ao paciente. Poucos e desconfortáveis assentos geram cansaço e até dores musculares em pessoas que precisam de conforto e tranquilidade antes entrarem na consulta. TV com volume alto demais, revistas velhas e até rasgadas são péssimas formas de receber um cliente.

Quando o paciente é atendido e se depara com um profissional que não lhe dá atenção, pode ser a chave para que nunca mais volte àquela clínica. Mesmo um médico tecnicamente capacitado, precisa saber se relacionar com seu paciente, fazendo os exames necessários, assim como conversar sobre seus problemas. Uma consulta chamada de relâmpago causa uma sensação péssima de ter pago e esperado a toa pelo tratamento.

Uma clínica desorganizada, que tem dificuldade de encontrar os prontuários e guias dos pacientes, assim como falta de higiene são aspectos que repudiam o paciente.

O que é necessário para que o paciente sinta-se bem atendido na clínica médica?

Uma clínica médica consegue credibilidade seguindo todos os procedimentos padrões para um bom atendimento, ambiente agradável, médico capacitado e empático, numa equipe que passa por constante reciclagem de aperfeiçoamento. A partir disso, é hora mostrar ao mundo toda essa credibilidade conquistada.

Criar canais de comunicação entre o paciente e a clínica, permite saber exatamente onde há algum ruído e onde deve ser melhorado o trabalho. Quando o paciente tem um local onde possa fazer sugestões, críticas e elogios, se sente mais próximo da clínica, sobretudo se ele tem uma resposta. O interesse em atender sua solicitação e se adequar a ela é muito positivo.

A clínica pode fazer trabalhos comunitários, oferecendo ajuda e informação sobre doenças e sua prevenção. Trabalhos institucionais são sempre muito bem-vindos na comunidade, o que fortalece os seus valores.

Ter uma boa identidade visual, com logotipo, padronização de cores, assim como comunicação virtual realizada através de site e páginas em redes sociais, é uma forma de apresentar a clínica a todos os pacientes. Quanto mais adequada a sua especialização, objetiva e bonita, melhor tornará a compreensão possível.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

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Escrito por
Equipe iMedicina