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Gestão e organização: como um CRM pode crescer minha clínica dentária

 

Cada vez mais os consultórios, clínicas e profissionais estão buscando melhorar o seu relacionamento com os clientes. Isso passa por melhorar a experiência de ser atendido em todos os momentos, antes, durante o encontro do paciente com o dentista e até mesmo depois da consulta ser realizada. Afinal de contas, já faz tempo que apenas consultar o paciente com precisão e dar um diagnóstico adequado fazia do profissional de saúde alguém bem conceituado perante o público. Hoje em dia, os pacientes querem e merecem mais do que isso.

Mas realizar um bom atendimento em todas as fases da relação entre o profissional dentista e o paciente não acontece da noite para o dia, e nem acontece sem investimentos ou pesquisas. É necessário que o dentista conheça bem o paciente que será atendido por ele, mas não apenas com o que se sabe do paciente do ponto de vista clínico. É interessante construir com o paciente uma relação de cordialidade, de forma que o profissional de fato se importe com o bem estar de quem é atendido, e não apenas preocupado em solucionar seu problema odontológico.

O que é CRM?

E nesse sentido, um CRM pode ajudar bastante. Nesse caso, esta sigla significa Customer Relationship Management (em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente). Portanto, não confundir a sigla com o Conselho Regional de Medicina! O CRM é um software que gerencia ações de relacionamento com o cliente e que, no nosso caso, é o paciente.

Muito comum em áreas comerciais e em outros setores da economia, o CRM tem sido cada vez mais adotados por profissionais e clínicas para elevar o nível de satisfação que o paciente tem em relação ao seu atendimento. Com isso, o dentista pode atender a seu consumidor de maneira diferenciada, e esta customização no trato com o paciente pode trazer resultados magníficos para você, profissional.

Mas como isso acontece? O CRM guarda dados relativos a cada paciente. E esses dados podem ser os mais diversos possíveis, de acordo com a preferência do dentista. Ele pode conter anotações sobre os hábitos da pessoa, sua profissão, seus hobbies e outras características que, bem utilizadas por você, podem criar um laço mais estreito em relação ao paciente.

Como o CRM pode ajudar o dentista?

Com o CRM, você pode principalmente fidelizar seu paciente e ainda conquistar mais pacientes. Fidelizar é importante, pois bem atendido e bem tratado, aquele paciente te enxerga como um excelente profissional, e tende a voltar para seu consultório quando precisar de atendimento. Com o tratamento customizado, as chances de fidelização são bem maiores.

Por outro lado, além de indicações de pacientes fidelizados, o CRM vai propiciar que você conquiste novos pacientes através da divulgação de conteúdos que lhe interessem e que façam com que ele procure os atendimentos de sua clínica. É o marketing jogando a favor para um bom relacionamento com o cliente, um melhor atendimento e agenda mais cheia!

É importante apenas não confundir o CRM com o prontuário eletrônico. O CRM guarda dados comportamentais acerca do paciente que podem ser muito úteis para construir uma boa relação com ele. O prontuário eletrônico, por sua vez, tal qual o prontuário de papel, armazena informações sobre os tratamentos clínicos e o histórico de saúde de seu cliente.

Eficácia e garantia de resultados

Portanto, para que a sua clínica cresça ainda mais, é importante que você utilize os recursos de ambas estas ferramentas que são complementares, e não antagonistas. Mas para poder desfrutar de tudo o que elas oferecem, eu preciso ter duas plataformas ou dois softwares diferentes?! Absolutamente não.

Integrar o máximo possível de possibilidades dentro de uma só ferramenta é a saída mais indicada para melhorar o atendimento ao seu paciente. A tecnologia permite, e têm sido muito bem utilizada por softwares que reúnem todas estas informações e apresentam-nas ao dentista de forma organizada e prática. Desta forma, fica mais fácil cultivar uma boa reputação com seu público, não é mesmo?

A sua clínica vai crescer com o CRM porque terá pacientes fiéis. Assim sendo, eles te indicarão para familiares e amigos e, além disso, você vai conquistar ainda mais pacientes por divulgar conteúdos relevantes que vão mostrar aos possíveis clientes de sua clínica dentária que você é um profissional capacitado, gabaritado, mas que acima de tudo, se importa efetivamente com a saúde bucal de seus pacientes.

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Escrito por
Equipe iMedicina