A sua clínica dentária está com poucos clientes? Invista em marketing!

dentista

Com o mercado odontológico em constante aceleração, o dentista precisa encarnar, cada vez mais, o papel de gestor empresarial. Ele deve entender profundamente a natureza do negócio para obter clientes. Mas, com o barateamento dos custos, o crescimento dos convênios e o aumento da concorrência, isso se tornou ainda mais desafiador.

O investimento em marketing, então, é primordial para vencer os concorrentes e obter novos pacientes. As clínicas que têm feito isso saíram na frente. Nesse artigo mostraremos o que você precisa saber de marketing para conseguir mais clientes para sua clínica.

Por que utilizar o marketing

Há dentista que dispensa o marketing por associá-lo com propaganda e publicidade, e, consequentemente, com vendas de produtos. Na verdade, o marketing é uma ferramenta que auxilia a gestão da clínica nas tomadas de decisão. Ele é fundamental para compreendermos o mercado, o público e as necessidades deles.

O marketing é diferente das vendas porque as técnicas utilizadas objetivam aproximar o produto do consumidor. Através de pesquisas de público-alvo, por exemplo, você descobre como adequar sua mensagem. Para clínicas de odontologia, o marketing envolve planejamento, organização, controle e direção.

Em períodos de crise, um marketing bem feito salva a empresa de perder dinheiro. Isso porque o dentista pode ver com antecedência as movimentações futuras do mercado. E, se ele superar a concorrência na divulgação da mensagem, isto é, na adaptação do serviço ao público-alvo, ele irá liderar o segmento na região em que atua.

Como um dentista deve fazer marketing?

O primeiro passo é realizar um planejamento, que contenha ações simples e práticas. O objetivo principal da estratégia é a rentabilidade, e, para isso, o dentista deve estabelecer quais canais utilizar e os recursos necessários.

O marketing não é só utilizado para encontrar novos clientes, mas também para fidelizar ou reativar pacientes antigos. O dentista pode incluir no seu planejamento algumas táticas de recuperação da clientela.

Para vender seu serviço, o dentista deve romper a barreira do medo de tentar. Isso porque o marketing para clínicas é diferente do marketing “normal”, porque nesses casos o público normalmente já quer adquirir o produto. As táticas, então, tornam a tarefa mais simples, pois possuem menos etapas para conquistar o cliente.

Além disso, o dentista precisa estar atento ao código de ética odontológica, pois ele estabelece regras para a propaganda. Se você deseja um plano eficiente, baixe o conteúdo do Sebrae para plano de marketing. Abaixo, listaremos algumas técnicas que você pode utilizar.

Táticas para incluir no plano

Melhora no atendimento

Muitas clínicas utilizam uma tática de marketing agressivo, baixando seu preço, mas deixando o serviço a desejar. Se você investir em atendimento, já vencerá na disputa com essas empresas. Conte com uma equipe capacitada, atenciosa, solícita, educada e experiente.

Você também deve dar uma atenção especial ao bom atendimento. Além disso, mantenha uma boa aparência. O dentista deve fazer o cliente se sentir especial. Por exemplo, enviando cartões, assinados à mão, para cada um deles. Estratégias como essa, que são simples, fazem com que os próprios clientes tragam novos para sua clínica.

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Marketing tradicional

O marketing tradicional funciona, mas o dentista deve descobrir qual meio é o que mais lhe renderá dinheiro. Realize testes e produza banners e folders quando tiver promoções. Investimento em outdoors pode trazer clientes se você tem boas ofertas.

E não dispense o tradicional cartão de visita. Além disso, você pode dar brindes como calendários e blocos de notas com informações sobre a empresa. Além disso, invista em anúncios e propaganda, em revistas especializadas da região, jornais e outras publicações.

Site

A internet faz com que as clínicas rendam muito, devido ao alcance do meio. Ter um site é essencial para você postar informações sobre sua clínica e serviços. Além disso, poderá colocar promoções e preços dos pacotes que oferece.

Os sites ainda podem abrigar vídeos e fotos que ajudam no marketing. Eles também possibilitam criar um canal de atendimento dos clientes, para o dentista oferecer suporte e responder dúvidas.

Redes sociais

Existem muitas redes sociais visitadas pelo seu público, você precisa descobrir qual irá favorecer mais a sua clínica. Elas podem ajudar você a manter contato com o público e conhecer melhor seus interesses. O Facebook, por exemplo, mostra dados sobre os curtidores da sua página, o que ajudará a filtrar o público-alvo.

E-mail

O e-mail é uma forma rápida e econômica de comunicação. Utilizando-o, você economiza com diversas ligações e ainda pode aplicar muitas táticas de marketing. Se oferecer no seu site um e-book, por exemplo, com conteúdo interessante, poderá pedir em troca o e-mail do paciente.

Assim, você poderá enviar conteúdo relevante para o público-alvo. Mantendo essa relação constante, a chance de fidelizar um paciente é muito maior.

Anúncios

Além de ajudarem no marketing das clínicas, os anúncios na internet oferecem um excelente retorno. O Facebook possui sistema relevante, que mostra propagandas apenas para o público-alvo. O Google AdSense também é uma boa forma de investimento para dentista, pois ele mostrará anúncios da clínica em sites e blogs sobre o assunto.

É muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do dentista. Você sabia que existem softwares odontológicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de odontologia e dos pacientes?

E que inclusive podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software odontológico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de odontologia e atrair novos pacientes!

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