Para ter um consultório médico, é preciso saber gestá-lo. Além de oferecer consultas e procedimentos de qualidade, outras áreas precisam de atenção, pois fazem parte da estrutura que molda o consultório. Uma dessas áreas é o marketing, que faz toda a diferença perante a concorrência.
Com o marketing, áreas como planejamento estratégico, marketing digital e suas ferramentas, marketing de conteúdo, entre outras ferramentas auxiliam no crescimento da agência.
Por meio dessas ferramentas, você gera estatísticas úteis que serão aplicadas nas campanhas de marketing. Desse modo, o seu público-alvo é atingido de maneira mais certeira e você trabalhará para fidelizá-lo posteriormente.
Mesmo sendo um profissional da saúde, é crucial conhecer os principais pontos do marketing a fim de melhorar a gestão do consultório.
Com a concorrência cada vez maior, tempos de crise e dificuldades financeiras, partir para o marketing a fim de fidelizar pacientes para o consultório é uma ótima estratégia. É possível efetuar ações que de fato fidelizam o paciente e prospectam outros. Manter o contato com os pacientes pelos meios digitais, envio de newsletters, produção de conteúdo no site da clínica, entre outras ações auxiliam muito nesse processo.
O ideal é que essas produções não espelhem a área médica, mas que se voltem ao público, com linguagem simples e direta e conteúdos leves e não muito longos. Essas são apenas algumas dicas possíveis na hora de produzir conteúdo.
Essas ações garantem que o paciente venha uma primeira vez no consultório e retorne outras, pois de fato gostou no atendimento personalizado, se identificou com o conteúdo enviado em seu e-mail, gostou do fato da clínica enviar um SMS para confirmar a sua consulta e, de quebra, indicou o estabelecimento médico para parentes e amigos.
Existem cursos ótimos que ensinam essas técnicas e apresentam outras ferramentas de fidelização. Não quer dizer que você será o expert do marketing, a intenção não é esta. Quer dizer que você aprenderá o crucial para não depender de agências ou de outros profissionais para trazer mais pacientes para a sua clínica. Vale destacar que tais cursos são específicos para a área médica e trarão ensinamentos pensados justamente para médicos que também são gestores de clínicas e não possuem conhecimento amplo dessa área.
Dessa maneira, eles ensinam tudo, desde o início, os princípios do marketing, as ferramentas usadas na fidelização, os erros normalmente cometidos por falta de conhecimento, entre outros fatores pertinentes.
Uma vez que ela se consolide, basta manter o mesmo padrão de atendimento e de ações de marketing a fim de continuar crescendo.
O marketing digital é a forma mais econômica e inovadora de publicidade. Econômica, pois custa bem menos do que as mídias offline, como televisão ou mídia impressa. Realizar campanhas online ajuda a atingir o público-alvo de forma mais assertiva, pois é possível direcionar anúncios de acordo com interesses, idade, localização e demais especificidades. O mesmo não ocorre com a mídia offline.
Dessa maneira, com um curso voltado para o marketing digital, você pode aprender a montar e gestar um site, planejar e produzir conteúdo e a otimizar esse conteúdo. Vamos explicar um pouco mais essa parte. Para que um conteúdo seja bom e atraia pacientes, primeiramente, ele deve ter conteúdo pertinente e de interesse do seu público.
Ele não atrai se não for inédito, sem escrita correta, construção coesa e com conteúdo de fácil entendimento. Mas quem define isso? Os mecanismos de busca e, em cada 100% dos casos, o Google. Essa plataforma de busca analisa todos os conteúdos produzidos e, quanto melhor forem, mais chances de aparecerem nas primeiras páginas na hora da busca.
Portanto, se você tem um consultório dermatológico e quer produzir um conteúdo interessante com o tema, inserindo palavras-chave relacionadas a ele, entre inúmeros outros quesitos, há maior probabilidade do seu site aparecer entre os primeiros quando alguma pessoa buscar sobre o tema no Google. Nesse caso, tratamos de pesquisa orgânica.
Existem também maneiras de vender espaços em seu site para outras pessoas que desejam anunciar. Você pode tanto comprar espaços em outros sites relacionados à consultório médico quanto vender espaços em seu site.
Aos poucos, você pode até mesmo se tornar referência em sites relacionados à área médica em que atua. Isso não é ótimo?
Essas são apenas algumas das estratégias ensinadas nos cursos de marketing digital específicos para área de saúde.
Outro âmbito interessante de focar o aprendizado é nas redes sociais. Você cria um canal de relacionamento com os seus pacientes e também publica conteúdo pertinente. É uma maneira de estar sempre por perto do seu público e fazer com que ele se lembre do seu consultório quando precisar.
Não se esqueça de que, independente da ferramenta de marketing digital usada, você precisa efetuar a manutenção dela diariamente. Ter um site, blog, rede social ou qualquer outra ferramenta desatualizada, em que o paciente não obtém respostas, é pior do que não tê-las.
Um bom curso pode resolver alguns problemas que outras ações não conseguiram resolver. Um exemplo é contratar uma agência de marketing que não compreende o que você precisa, afinal. Isso ocorre, por vezes, por desconhecimento da área médica e de como funciona. Outro problema é a queda no número de pacientes, que pode facilmente ser resolvida partir de um planejamento de marketing.
Esses cursos podem ajudar a melhorar o relacionamento com o paciente, caso ele esteja ruim ou seja inexistente. A personalização do atendimento é uma maneira, bem como a manutenção desse relacionamento para além do espaço do consultório.
Além disso, você também possui mais autonomia e segurança quanto às informações do seu consultório ao não depender de outros profissionais para realizar as ações.
Outro problema que pode ser resolvido a partir do curso é a redução de gastos, afinal, você é o responsável pela gestão e pode focar mais no marketing digital, que é mais econômico.
Os cursos darão mais conhecimentos técnicos para você, sobre como gestar sites, blogs, entender as métricas nos mecanismos de busca, organizar e usar dados gerados por eles, a fim de definir público-alvo, entre outros pontos. Além do conhecimento teórico, a parte técnica precisa ser apreendida para você adquirir total autonomia.
Outro ponto importante é que tais cursos não costumam ser muito extensos, ao contrário: são feitos para profissionais da área médica e seus desenvolvedores sabem que não há muito tempo sobrando, certo? Dessa maneira, o objetivo é repassar o essencial com informações de fácil entendimento, focadas mais na ação e menos no discurso.
Por serem desenvolvidos especificamente para a área médica, exemplificam e tratam com clareza as questões de marketing em um consultório, facilitando a aplicação efetiva na gestão da clínica.
Além disso, você estará apto a repassar conhecimentos aos seus colaboradores, para que estes executem ações que são compatíveis ao marketing de qualidade. A área de atendimento é muito importante e você aprenderá a como lidar com os pacientes dentro e fora da clínica. Tais informações são pertinentes para a equipe de atendimento da clínica, que aprenderá a ter mais jogo de cintura e a personalizar o atendimento dos pacientes.
Os cursos também podem te ajudar a definir personas, ou seja, características específicas do seu público-alvo. Com esses dados, as ações de marketing são mais efetivas. Afinal, quem vai até o seu consultório? São mais homens ou mulheres? De qual idade? Onde moram? Em que trabalham? Por quais conteúdos se interessam? Todas essas informações são muito importantes e o ideal é que você as conheça. Com isso, saberá qual estilo de conteúdo precisa redigir, em quais sites deve anunciar e qual modo de escrita deve adotar.
O aprendizado ajudará a fortalecer a sua marca. Isso é muito importante para bons resultados, pois a sua marca será melhor vista no mercado e muito mais recomendada. Com a união de diversas ferramentas de marketing, como as que citamos por aqui, há grandes chances da efetivação da marca do seu consultório de forma mais rápida e econômica.
Questão importante: na área médica, existem regras mais rígidas quanto ao que pode e o que não pode ser feito no âmbito de propagandas e de marketing. É preciso respeitar isso à risca para não ser punido pelos órgãos responsáveis. Isso ocorre porque saúde é uma área muito delicada e existem certos limites a serem respeitados. O aprendizado em marketing também ajudará a conhecer todas essas regras.
Além disso, podem ajudar a gestar e melhorar a rede social do consultório, com seriedade e, ao mesmo tempo, com a leveza que essa rede requer. Os conteúdos do seu blog podem ser republicados por lá e ganhar mais visibilidade.
A união de boas estratégias de marketing ajudará e muito o seu consultório, por isso, com certeza vale a pena investir em cursos específicos para a área de saúde.
Com cursos voltados para a área médica e de marketing, o seu consultório crescerá rapidamente. Quer ler mais sobre o assunto? Entre em nosso blog agora mesmo!
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